Agricultura Pecuária e Abastecimento

Prefeito participa da solenidade de instalação do “Polo de Fruticultura para a Região do Caparaó”

O evento online foi transmitido no Youtube pela equipe do CCAE-Ufes – Campus de Alegre responsável pelo projeto.

Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Agricultura
Publicado em 01/04/2021 às 17:28  •  atualizado há 1 dia

O prefeito, Marcos Luiz Jauhar, e a secretária de Agricultura, Christiany Fitaroni, participaram na tarde desta quinta-feira (1) da solenidade de instalação do “Polo de Fruticultura para a Região do Caparaó”. O Polo é um projeto de extensão do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAE-Ufes), aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo é contribuir para a diversificação da produção agrícola gerando novas fontes de renda e, consequentemente, melhoria socioeconômica da população envolvida.

Durante o evento, transmitido no Youtube pela equipe do CCAE-Ufes – Campus de Alegre, o coordenador do projeto, professor Moises Zucoloto, apresentou as ações que serão realizadas pelo projeto do Polo de Fruticultura que visa a transferência de tecnologias aos produtores rurais, para a promoção do desenvolvimento da fruticultura na região do Caparaó.

Segundo o professor, tudo foi iniciado em 2017, baseado num projeto do também coordenador Dirceu Pratissoli, que coincidiu com sua chegada na Ufes, e destacou os objetivo e metas, assim como os impactos e perspectivas originários da iniciativa. São quatro as metas: um diagnóstico da aptidão agrícola da região do Caparaó para a fruticultura, ainda este ano; melhoria da infraestrutura para as capacitações dos envolvidos – também em 2021; instalação da Unidade de Referência Tecnológica (URT) de fruteiras nos municípios envolvidos em, 2022; e realização de minicursos e dias de campo para capacitação, também ano que vem.

Já o reitor da Ufes, professor Paulo Sérgio de Paula Vargas, agradeceu a presença dos prefeitos da região que serão diretamente beneficiados, destacando a importância acadêmica e econômica do projeto, com consistentes possibilidades para extensão nas comunidades e pesquisa científica. “É um salto de inovação no perfil agrícola da região, buscando diversificar o setor com novas alternativas e a tecnologia sendo repassada diretamente para agricultores para melhoria da qualidade e comercialização, o que deverá trazer aumento de emprego e renda”, disse.

A senadora Rose de Freitas também participou e disse que o Polo é um sonho, como outros que já conseguiu ajudar a concretizar. “Enfrentamos uma odisseia para levar recursos para a Ufes e, inclusive, conseguimos mais recursos para a universidade hoje (quinta-feira, 1)”, afirmou. “Da minha parte, estarei sempre aqui trabalhando pela região e, para concretizar isso, precisamos de sonhadores e de quem pode realizar esses sonhos”, completou.

E em nome dos prefeitos da região, como presidente do Consórcio Caparaó, o prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, destacou que, com a iniciativa da Ufes e a parceria dos municípios, será possível fazer a transferência de tecnologia, renda e qualidade na produção aos agricultores familiares principalmente. “Quero parabenizar todos os envolvidos, principalmente, os professores Dirceu e Moisés, a senadora Rose – que sempre está na luta para conseguir recursos para o Estado e municípios – e esse Polo é a consolidação de mais um trabalho seu –, além da Embrapa, na pessoa de nosso amigo Dimmy, que é da região e trabalha pela agricultura de nossos municípios”, destacou.

Lembrando o momento difícil que todos estão vivendo, Luciano colocou o Consórcio à disposição da Ufes e da senadora. “É um momento de muita resiliência, mas com muita fé e diálogo, vamos conseguir superar esse momento tão difícil, desejando que esse polo seja uma das primeiras oportunidades para a retomada da economia da região pós-pandemia”, concluiu o prefeito.

Também estavam presente o vice-reitor, professor Roney Pignaton da Silva, a diretora do CCAE-Ufes, professora Louisiane de Carvalho Nunes, vice-diretor do CCAE-Ufes, professor Giovanni de Oliveira Garcia e os prefeitos Nemrod Emerick (Alegre), Eleardo Brasil (Divino de São Lourenço), Cleudenir José de Carvalho Neto – Ninho (Dores do Rio Preto), Paulo Lemos (Ibitirama), Marcos Luiz Jauhar (Guaçuí), Romário Batista Vieira (Iúna), Edmilson Meireles de Oliveira (Irupi), Sérgio Fonseca (Jerônimo Monteiro), Gesi Antônio da Silva Júnior – Dito (Muniz Freire) e Antônio Coimbra de Almeida – Cuica (São José do Calçado), além do chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Alberto Duarte Vilarinhos.

A solenidade de instalação do “Polo de Fruticultura para a Região do Caparaó” aconteceu na tarde desta quinta-feira (1). (Comunicação Guaçuí)

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DE SÃO FELIPE  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia ESTRADAS SEGURAS: SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RETIRADA DE VEGETAÇÃO PARA PREVENIR OBSTRUÇÕES  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DA CACHOEIRA ALTA  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento