Agricultura Pecuária e Abastecimento

Comunidade Quilombola Córrego do Sossego realiza oficinas de culinária tradicional

As oficinas foram desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Incaper.

3.103

Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Agricultura
Publicado em 02/06/2021 às 08:48  •  atualizado há 1 dia

Aconteceram nos dias 24 e 27 de maio as oficinas de culinária tradicional à base de fubá, na Comunidade Quilombola Córrego do Sossego. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Incaper, faz parte de um projeto da própria comunidade, o qual foi selecionado pela SECULT no edital 2019 - SELEÇÃO DE PROJETOS DE VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL CAPIXABA.

Para os organizadores, esse resgate de receitas, as preparações e cuidados envolvidos com alimentação precisam voltar a fazer parte dos hábitos das casas brasileiras. O Guia Alimentar Para População Brasileira, do Ministério da Saúde, destaca que no Brasil e em muitos outros países, o processo de transmissão de habilidades culinárias entre gerações vem perdendo força e as razões para isso são complexas.

O preparo das receitas ultrapassa a técnica em si, envolvendo momentos prazerosos, os quais poderão exercer uma influência nas escolhas, além de promover maior interação entre os membros das famílias, fortalecendo os vínculos.

As famílias residentes na comunidade quilombola são agricultores que produzem para seu próprio sustento e comercializam o excedente. A orientação em relação à valorização da agricultura familiar contribui para um consumo mais responsável, pois envolve questões relacionadas à segurança alimentar, menor impacto no meio ambiente, melhor distribuição de renda e estratificação territorial.

Com o recurso recebido, a comunidade pôde construir um pequeno espaço para beneficiamento do milho, denominada casa de fubá. O projeto prevê para além da construção desse espaço o resgate da alimentação tradicional, para tanto, foi realizado um levantamento entre membros mais antigos e selecionaram-se as receitas para a realização das oficinas.

Todas as preparações foram registradas, fotografadas e filmadas com apoio da equipe de comunicação da Prefeitura. Esse material servirá de base para elaboração de uma cartilha com as receitas, que será impressa e também poderá ser disponibilizada por meio de mídia digital.

Foram preparadas as seguintes receitas:

- Frango caipira no mingau do fubá

- Mingau de fubá com couve

- Broa de melado com fubá

- Broa de melado com fubá assado na folha da bananeira

- Bolo de fubá cremoso

- Fubá suado

- Farofa de fubá

- Paçoca socada no pilão

- Pastel de fubá

-. Angu Doce

- Canjiquinha com pé e orelha de porco

- Bolinho d`água com fubá

- Bolinho de fubá com banana

- Angu com miúdos de porco.

Essas receitas são a base da culinária quilombola. E elas marcam a história da Comunidade Quilombola Córrego do Sossego. Os moradores da comunidade também aceitam encomendas. Para degustar essas deliciosas preparações, pedidos podem ser feitos pelo telefone 28-99926-9732.

Fotos

Comunidade Quilombola Córrego do Sossego realiza oficinas de culinária tradicional

Os registros das oficinas servirão de base para elaboração de uma cartilha com as receitas. (Comunicação Guaçuí)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://guacui.es.gov.br/l/cbbcM.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade