Agricultura Pecuária e Abastecimento

Guaçuí sedia Seminário sobre ações de Indicação Geográfica

O evento foi realizado pela Associação de Produtores de Cafés Especiais do Caparaó – APEC, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Incaper.

Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Agricultura
Publicado em 02/07/2021 às 14:16  •  atualizado há 9 dias

A Associação de Produtores de Cafés Especiais do Caparaó – APEC, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar e com o escritório local do Incaper em Guaçuí, realizou um Seminário para apresentar as ações da Indicação Geográfica visando orientar os cafeicultores do município sobre as normas e condições para acessar o Selo de Origem da Denominação de Origem “Caparaó” para Cafés. Este Selo será aplicado nas sacarias de cafés especiais verdes (crus) e nas embalagens de cafés especiais torrados em grãos ou moídos.

Para a realização do Seminário e a apresentação do CET - Caderno de Especificações Técnicas da Denominação de Origem, que é o documento que contém o passo a passo para os cafeicultores fazerem a solicitação do Selo de Origem, a APEC, por meio de parceria com o IFES Campus Alegre e a empresa Caparaó Jr, que captaram os recursos junto ao Banestes para custear os eventos, as amostras de solo e análises física e sensorial dos cafés que estão sendo realizados nos 10 municípios da Região do Caparaó.

Os Critérios para adequação do produtor, propriedade e produto ao CET da denominação de Origem Caparaó e o passo a passo para colheita e pós-colheita na produção de cafés especiais foram os temas do Seminário.

O evento contou com a participação de 15 cafeicultores de Guaçuí que já possuem experiência na produção de cafés especiais e que serão acompanhados e orientados pelos profissionais das instituições e organizações promotoras do Seminário.

O Professor João Batista Pavesi Simão, do IFES, fez a apresentação do documento mostrando todo o caminho percorrido pela APEC e os cafeicultores associados para conseguirem o reconhecimento, junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, da Denominação de Origem “Caparaó para Café. Este reconhecimento foi no dia 02 de fevereiro deste ano.

O coordenador do Escritório do Incaper, Maxwel Assis de Souza, enfatizou a importância da nossa Denominação de Origem (DO) Caparaó. Isto é uma comprovação que os cafés aqui produzidos são únicos, com Terroir característico, conferindo que os cafés da Região têm características diferenciadas em relação a outras regiões. Acreditamos que os cafeicultores que atenderem ao Caderno de Especificações poderão ter os cafés selados refletindo positivamente na percepção do mercado de que estes cafés são de elevada qualidade com rastreabilidade e origem.

Para o professor João Batista Pavesi a excelente participação dos cafeicultores de Guaçuí, proporcionando bons debates durante o Seminário mostra que estão interessados e se capacitando para melhorar a produção e a qualidade dos cafés.

Guaçuí sedia Seminário sobre ações de Indicação Geográfica

O evento contou com a participação de 15 cafeicultores de Guaçuí que já possuem experiência na produção de cafés especiais. (Divulgação)

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DE SÃO FELIPE  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia ESTRADAS SEGURAS: SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RETIRADA DE VEGETAÇÃO PARA PREVENIR OBSTRUÇÕES  há 2 meses  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento