Agricultura Pecuária e Abastecimento

CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL REALIZA ÚLTIMA REUNIÃO DO ANO

O conselho é uma importante ferramenta de diálogo e divulgação de informações referentes a agricultura do município, é um local de voz dos produtores rurais e de promoção do desenvolvimento rural.

Por COMUNICAÇÃO, fonte SECRETARIA DE AGRICULTURA
Publicado em 14/12/2022 às 15:03  •  atualizado há 1 hora

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável se reuniu nesta terça-feira (13) para a última reunião do ano. A reunião iniciou com uma conversa motivacional junto ao Psicólogo Fernando Pereira Rangel que trouxe importantes reflexões para o momento que a população está vivenciando, dando ênfase a importância da paciência em meio a uma época de tanto imediatismo.

Prosseguindo, foi apresentado pela pesquisadora do Incaper,Mírian Piassi o projeto Adaptabilidade E Estabilidade De Produção De Cultivares De Morangueiro Em Sistema Semi-Hidropônico No Espírito Santo, que terá ações em diversos municípios inclusive em Guaçuí, com duração prevista até 2024. O Projeto será desenvolvido no município por intermédio do escritório local do Incaper, pesquisadores do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Centro Serrano do Incaper em Domingos Martins e parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar.

O objetivo do trabalho é recomendar cultivares de morango por meio de estudos da adaptabilidade e estabilidade, além de fomentar a qualidade, conservação e processamento dos frutos para atender e capacitar os agricultores (as) de base familiar do Estado.

Na apresentação foi relatado que os trabalhos serão com a cultura do morango e do alho, o qual possibilitará a realização de várias capacitações no município de Guaçuí e, inclusive, a implantação de cinco unidades de referência aqui no município, contribuindo para a diversificação agrícola, sendo uma já instalada no Assentamento Florestan Fernandes e as outras a serem definidas pelos parceiros.

Além desse projeto em andamento, foi apresentado o projeto que será executado nas comunidades rurais em parceria com Incaper, Prefeitura, Fapes e UFES tendo como objetivo trabalhar educação alimentar com mulheres e famílias rurais.

E por fim, foram aprovadas as datas para o calendário de reuniões de 2023, que será todas as últimas terças-feiras do mês às 9h.

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 10/2024

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 10/2024 Acordo de cooperação entre o município de Guaçuí – ES, para custear despesas com aquisição de 20 m³ de substrato para produção de flores e folhagens de vaso. há 20 horas  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 10/2024

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ FIRMA CONVÊNIO COM ASSOCIAÇÃO DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS E FAMILIARES MAIS SAÚDE  há 8 dias  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento