Agricultura Pecuária e Abastecimento

ENCONTRO DE MULHERES RURAIS DEBATE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

O encontro foi uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura e parceiros.

Por COMUNICAÇÃO, fonte SECRETARIA DE AGRICULTURA
Publicado em 15/02/2023 às 15:27  •  atualizado há 3 dias

Na tarde da última terça-feira (14), a Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o INCAPER, realizou o 1° Encontro de Mulheres Rurais para falar sobre Educação Alimentar e Nutricional.

Para acolhimento de todos os presentes, foram realizadas dinâmicas de roda com uso da música, de forma a promover integração entre os participantes. As dinâmicas tiveram grande adesão do grupo e foi realizada pela professora de aula de Dança do Ventre Cecília Rabelo. Durante as dinâmicas a professora destacou que as mãos dadas na roda simbolizam como podemos nos unir para o fortalecimento das comunidades.

Esse encontro faz parte das ações do projeto de extensão aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) sobre Educação Alimentar e Nutricional destinado as mulheres dos municípios de Guaçuí e Alegre. A equipe técnica que conduzirá o projeto conta técnicos do Incaper, professores e estudantes dos cursos de Nutrição e Engenharia de Alimentos da Ufes e representantes da Secretaria Municipal de Agricultura de Guaçuí.

O projeto visa promover a melhoria da saúde e qualidade de vida das mulheres rurais através de estratégias de educação alimentar e nutricional, trabalhando de forma interdisciplinar entre as instituições e comunidades rurais, promovendo um intercâmbio e construção de novos conhecimentos.  Com a implementação, os parceiros acreditam que as ações possibilitarão construção de novos conhecimentos em relação a educação alimentar e nutricional havendo uma melhora na saúde das famílias rurais.

Além disso, as famílias poderão ampliar sua produção e comercializar o excedente de produção. Nessa perspectiva, acredita-se que o êxito nesse projeto de extensão terá impacto não apenas nas famílias rurais, mas poderá contribuir para promoção de segurança alimentar e nutricional nas cidades envolvidas com a oferta de alimentos de qualidade para os consumidores.

Também estiveram presentes a Secretária de Agricultura, Christiany Fitaroni,a técnica em Agropecuária, Kênia Resende, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Isaias Lobato, a economista doméstica do INCAPER de Guaçuí, Ana Paula Pereira de Castro,  o Coordenador do INCAPER, Maxwel Assis, o Engenheiro Agrônomo do Incaper de Alegre, Ricardo Eugênio Pinheiro, a professora do curso de Nutrição da UFES, Flávia Vitorino Freitas, a estudante do curso de nutrição, Laysa Delpupo Ribeiro e a  estudante do curso de engenharia de alimentos, Brenda Stefani Rodrigues Silva.

ENCONTRO DE MULHERES RURAIS DEBATE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DE SÃO FELIPE  há 17 dias  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia ESTRADAS SEGURAS: SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RETIRADA DE VEGETAÇÃO PARA PREVENIR OBSTRUÇÕES  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DA CACHOEIRA ALTA  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento