Agricultura Pecuária e Abastecimento

SECRETARIA DE AGRICULTURA ATUA NA RECUPERAÇÃO DOS TRECHOS CRÍTICOS DAS ESTRADAS RURAIS

Por COMUNICAÇÃO, fonte SECRETARIA DE AGRICULTURA
Publicado em 05/01/2022 às 16:29  •  atualizado há 1 dia

Estradas rurais sem pavimentação requerem manutenção constante para garantir a acessibilidade a população rural. O município de Guaçuí possui mais de 700 km de estradas sem pavimentação por onde trafegam os produtores rurais e toda sua produção agropecuária, bem como transporte dos insumos agropecuários e transporte escolar. A preocupação do Governo Municipal é constante em investir para melhor estruturar a Secretaria de Agricultura para conseguir dar o suporte necessário a este serviço que é cheio de desafios diários.

Durante o ano de 2021 foram investidos recursos para manutenção dos equipamentos e veículos cadastrados no patrimônio da prefeitura e parte deles estão recuperados. Vários pedidos feitos ao Governo Federal e Estadual para conseguir recursos destinados a aquisição de equipamentos para aumentar a frota de máquinas e caminhões, e desta forma adequar a infraestrutura de manutenção a dimensão do município em estradas e propriedades rurais. Por consequência desta busca, o município já recebeu uma pá carregadeira do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Nos últimos sessenta dias as chuvas foram constantes e o volume na região foi grande nos últimos quinze dias. O trabalho da equipe de estradas da Secretaria de Agricultura foi intenso no sentido de socorrer as emergências dos locais críticos e retiradas de barreiras levando em consideração as condições atuais de quantitativo de servidores e equipamentos. As equipes estão se dividindo para percorrer as regiões e realizarem o melhor trabalho na recuperação das estradas.

Mesmo com o longo e intenso período chuvoso as estradas estão transitáveis e com boa acessibilidade devido as intervenções para manutenção feitas durante o ano de 2021, nas quais foram realizados os serviços de colocação de dreno de bambu, redes de manilhas e elevação do leito da estrada nas regiões do Capoeirão, Córrego do Sossego e Boa Vista em São Pedro de Rates.

Na Boa Vista, região de São Pedro de Rates, no dia 25 de junho do ano de 2021, foi realizado um serviço de limpeza de valetas de escoamento de água, caixas secas e aterramento da estrada para elevação do leito. O serviço foi bem executado pela equipe e um dos produtores rurais da região, Udson Furtado, proprietário do Caparaó Boa Vista, relata como a estrada está hoje, mesmo com longo período de chuvas: "Em junho, mesmo sem chuvas, a estrada principal na região da Boa Vista que possui inclusive linha escolar, estava muito ruim. A Secretaria de Agricultura realizou um excelente serviço com limpeza de valetas, caixas secas e elevação do leito das estradas com aterramento. Agora, mesmo com aproximadamente 60 dias com chuvas intensas a estrada permanece boa, possibilitando tráfego normal. Agradecemos às equipes da Secretaria de Agricultura pelos serviços que vem realizando na manutenção das estradas do nosso município”.

O trabalho de manutenção das estradas rurais tem sido feito com a parceria e sintonia das duas equipes no sentido de buscar uma melhor estrutura na forma de trabalhar os desafios existentes para que o serviço das estradas tenha durabilidade e atenda aos anseios do homem do campo.

De acordo com a Secretária de Agricultura, Christiany Fitaroni, as intervenções para a recuperação dos pontos críticos estão em andamento nas estradas principais, e a partir das mais danificadas. "Sabemos que são muitos os pontos que estão em estado realmente crítico. As enxurradas provocaram muitos estragos em várias vias. Estamos trabalhando nos locais mais complicados e de maior tráfego, e em seguida as demais estradas, principais ou secundárias e assim por diante. Na medida do possível vamos solucionando os danos e garantindo melhor acessibilidade", afirma.

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DE SÃO FELIPE  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia ESTRADAS SEGURAS: SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RETIRADA DE VEGETAÇÃO PARA PREVENIR OBSTRUÇÕES  há 2 meses  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DA CACHOEIRA ALTA  há 2 meses  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA MANUTENÇÃO DE PONTE NA REGIÃO DO SÃO JOÃO DA SERRA  há 2 meses  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento