Agricultura Pecuária e Abastecimento

Prefeitura de Guaçuí sela parceria com Incaper para implantação do projeto “Barraginhas”

Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Agricultura
Publicado em 14/07/2021 às 08:56  •  atualizado há 18 horas

O Extensionista do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper de Guaçuí, Maxwell Assis, apresentou ao Prefeito Jauhar, e aos Secretários de Agricultura, Christiany Fitaroni, e de Meio Ambiente, Roberto Martins, o projeto Barraginhas. Uma tecnologia que visa à preservação da água que formam as enxurradas, principalmente nas áreas de produção, seja de leite, café ou de outras culturas. A reunião aconteceu na última sexta-feira (9), no gabinete do Prefeito. Após a apresentação, o consenso foi para implantação desse projeto no município.

“Essa proposta que viemos trazer ao Executivo Municipal é no sentido de instalarmos uma Unidade de Referência desse projeto. Que consiste na construção de estruturas no solo para preservação de água”, explica Maxwel.

O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), por meio do Incaper, com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Florestais do Espírito Santo (Fundágua) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que é a instituição que idealizou esta tecnologia.

Maxwel agradeceu pela parceria firmada. “Quero agradecer a parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e com a Secretaria de Meio Ambiente, para que o projeto seja, de fato, um sucesso em Guaçuí”.

Contribuir para o desenvolvimento da sustentabilidade e da economia são alguns pontos destacados pelo Prefeito. “O projeto é sustentável, barato e extremamente eficaz. Com a utilização das Barraginhas há um ganho significativo na questão ambiental, com a redução de pequenas erosões, por exemplo. Teremos ganhos na parte econômica também. Porque o projeto contribuirá na redução de custos para manutenção de estradas, além de proporcionar condições melhores para o escoamento da produção agropecuária”, enfatizou Jauhar.

Para a Secretária de Agricultura, a instalação de uma Unidade de Referência servirá de vitrine para as demais propriedades em Guaçuí.  “Hoje todas as unidades produtivas precisam buscar a sustentabilidade ambiental. Então iremos apresentar à comunidade de Guaçuí esta proposta, através da instalação desta Unidade, para que o produtor tenha a opção de fazer uma escolha que venha trazer para a unidade produtiva dele, sustentabilidade ambiental”.

Já o Secretário de Meio Ambiente, destaca a necessidade de implantação do projeto no município e pontua; “Com a união de Agricultura, Meio Ambiente, apoio do Prefeito e direcionamento do Incaper, realmente vai ser sucesso aqui no município”.

O projeto também será apresentado ao Conselho Municipal de Meio Ambiente para aprovação.

Sobre o Projeto Barraginhas

O projeto Barraginhas, concebido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), tem como objetivo possibilitar a transferência e disponibilização da tecnologia social “Barraginhas”, por meio de ações de capacitações, adoção e multiplicação da tecnologia.

Trata-se de uma alternativa simples e com resultados efetivos no aumento da disponibilidade hídrica em microbacias. Adaptável a diferentes realidades, a tecnologia irá captar a água das enxurradas e promover seu armazenamento no solo, evitando erosões, assoreamentos e contaminações ambientais, além de garantir o aumento do volume de água dos mananciais.

Não importa se a propriedade é maior ou menor. Todas podem usar as Barraginhas para manter a água na propriedade e evitar que ela escoe, que se perca.

Jauhar enfatizou que o projeto é sustentável, barato e extremamente eficaz. (EMBRAPA - CORDOVAL, Luciano)

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DE SÃO FELIPE  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia ESTRADAS SEGURAS: SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RETIRADA DE VEGETAÇÃO PARA PREVENIR OBSTRUÇÕES  há 2 meses  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DA CACHOEIRA ALTA  há 2 meses  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento