Agricultura Pecuária e Abastecimento

Febre aftosa: campanha de vacinação começa no dia 1º de maio

A emissão de GTA só será permitida após a vacinação dos animais envolvidos nesta etapa e a atualização do rebanho

942

Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Agricultura
Publicado em 30/04/2021 às 10:43  •  atualizado há 9 horas

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2021 começa no dia 1º de maio. Nessa fase deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades, para a maioria dos estados brasileiros, conforme o calendário nacional de vacinação. Ao todo, espera-se imunizar cerca de 170 milhões de animais.

Orientações sobre a 1ª etapa de vacinação contra a febre aftosa

1) Prazos da PRIMEIRA etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa (maio/ 2021): 

Data limite para vacinação do rebanho: 31/05/2021.

Data limite para comprovação da vacinação e atualização cadastral:

- Pela internet via login e senha do produtor: 31/05/2021

Por e-mail ou nos escritórios do Idaf: 10/06/2021
 

2) Quais animais precisam ser vacinados contra febre aftosa a partir de 1º de maio?

Nesta etapa, os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade deverão ser vacinados e o produtor rural deverá realizar a respectiva comprovação da vacinação e a atualização cadastral do rebanho .

No caso dos produtores rurais que possuam apenas bovinos e bubalinos com idade acima de 24 meses, é obrigatória a atualização cadastral.

 

3) Emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) durante a etapa de vacinação (ATENÇÃO):

A partir de 1º de maio, só será permitida a emissão de GTA para bovinos e bubalinos após a vacinação dos animais com até 2 anos de idade e respectiva atualização cadastral dos adultos.

Caso o produtor só possua animais acima de 2 anos de idade, a emissão de GTA somente será possível após a atualização cadastral (comparecimento).

 

4) Ao comprar a vacina, recebi um modelo de Declaração de Vacinação que eu não conhecia. O que mudou?

O formulário “Declaração de Vacinação contra Febre Aftosa e Atualização do Rebanho” foi atualizado, principalmente no que se refere à divisão do rebanho bovino e bubalino, que agora inclui as faixas etárias relacionadas com a vacinação contra brucelose.

Animais declarados – são todos os bovinos ou bubalinos existentes na exploração pecuária do produtor.

Animais vacinados – são todos os bovinos ou bubalinos em idade vacinal que foram efetivamente vacinados. Nesta etapa, é obrigatória a vacinação daqueles com até 24 meses.

Finalidade do rebanho – deve ser preenchido com a aptidão da criação daquela exploração pecuária, ou seja, se os animais têm finalidade de produção de carne, de leite ou ambos (misto).

 

5) Como faço a comprovação da vacinação e atualização do rebanho on-line com segurança?

A comprovação da vacinação deverá ser realizada, preferencialmente, on-line.

Dessa forma, o produtor poderá realizar a comprovação em sua residência e de maneira segura. Para tanto, é necessário o acesso ao Siapec 3, com a utilização de login, senha e “cartão de acesso”. O prazo para a comprovação on-line é até o último dia da etapa de vacinação.

Comprove a vacinação ou atualize seu cadastro aqui.

 

6) Não tenho senha no Siapec. Como faço para solicitar sem precisar ir ao Idaf?

O produtor rural que ainda não utiliza o Siapec 3 poderá solicitar seus dados de acesso no próprio sistema, após a realização do pré-cadastro no Portal de Serviços, disponível no site do Idaf.

É necessário informar um e-mail para cada CPF/CNPJ que realizar o pré-cadastro, para onde serão direcionados os dados de acesso do produtor solicitante. Após o preenchimento dos dados, será necessário anexar os documentos pessoais digitalizados.

Faça seu pré-cadastro aqui (caso ainda não possua senha de acesso ao Siapec 3).

 

7) Não consegui gerar minha senha. Como faço para comprovar a vacinação e/ou atualizar o rebanho sem precisar ir ao Idaf?

Nesta etapa, ainda será aceito o envio da declaração de vacinação por e-mail. O produtor rural poderá enviar o formulário “Declaração de Vacinação contra Febre Aftosa e Atualização do Rebanho” que recebeu no ato da compra da vacina, preenchido e assinado, com a cópia da nota fiscal, para o e-mail da gerência local do Idaf responsável pelo município da propriedade.

Caso não tenha mais o formulário ou não tenha recebido no ato da compra da vacina, imprima-o abaixo. A lista de e-mails para onde podem ser direcionadas as comprovações pode ser encontrada ao fim desta página.

Obs.: Caso sejam verificadas informações incompletas, rasuras no documento ou outro erro que inviabilize o lançamento, o servidor do Idaf irá retornar o e-mail ao produtor, indicando o que precisa ser corrigido. Somente após a correção indicada, será efetivamente realizado o lançamento no sistema. Fique atento e verifique seu e-mail até que receba a confirmação do Idaf. Caso não receba a confirmação, entre em contato com o escritório para o qual o e-mail foi enviado antes do prazo final de comprovação.

Declaração de Vacinação contra Febre Aftosa e Atualização do Rebanho 

 

9) Caso sobrem doses da vacina, posso doar para outro produtor? Como comprovaremos a vacinação?

A doação de vacina é um procedimento de responsabilidade do doador e só pode ser realizado por ele até o prazo final de comprovação da vacinação.

O produtor rural que desejar realizar doação, só poderá fazê-lo nos escritórios do Idaf, pois tal funcionalidade não estará disponível em seu perfil de acesso ao sistema.

Quando a declaração de vacinação for enviada por e-mail ou entregue de maneira presencial nas gerências locais e nos postos de atendimento do Idaf, o registro de doação deve ser feito pelo formulário “Declaração de doação de vacina contra Febre Aftosa”, disponível abaixo.

O documento deve ser preenchido pelo produtor doador, sendo indicado(s) o(s) produtor(es) que fará(ão) uso das doses que sobraram, e enviado por e-mail ou entregue com a declaração de vacinação e cópia do cupom fiscal da compra das vacinas.

Após a comprovação da vacinação lançada no sistema, não será mais possível realizar uma doação.

Somente após o registro da doação poderá ser feita a comprovação pelo produtor que recebeu as doses.

Declaração de doação

 

10) Tenho bois e búfalos em idade vacinal que vou enviar para abate; eles devem ser vacinados?

A única exceção à obrigatoriedade de vacinação dos animais em idade vacinal são aqueles que serão abatidos em até 90 dias após o fim da etapa de vacinação.

Nas comprovações enviadas por e-mail ou realizadas nos escritórios, é necessário que o produtor indique quais animais enviará para abate no prazo citado acima. A indicação desses animais deve ser feita pelo formulário “Declaração de Envio de Animais para Abate”, disponível abaixo.

IMPORTANTE: o prazo citado é para envio dos animais ao abate ou, caso desista, para vacinar aqueles que não mais serão destinados ao frigorífico. Portanto, caso não envie para abate ou não proceda a vacinação dentro do prazo citado, o produtor estará inadimplente e, portanto, sujeito a aplicação das medidas legais.

Declaração de envio de animais para abate

 

Clique aqui e veja a relação de e-mails dos municípios.

FONTE: SITE IDAF

Fotos

Febre aftosa: campanha de vacinação começa no dia 1º de maio

Febre aftosa: campanha de vacinação começa no dia 1º de maio

https://guacui.es.gov.br/l/cbbbx.html

Publicações relacionadas

PREFEITURA DE GUAÇUÍ RECEBE PÁ CARREGADEIRA, QUE IRÁ COMPOR FROTA DA SECRETARIA DE AGRICULTURA

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ RECEBE PÁ CARREGADEIRA, QUE IRÁ COMPOR FROTA DA SECRETARIA DE AGRICULTURA A máquina é resultado da indicação do deputado federal Evair de Melo, por meio do Programa Fomento Rural do Ministério da Cidadania. há 1 dia  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

PREFEITURA DE GUAÇUÍ RECEBE PÁ CARREGADEIRA, QUE IRÁ COMPOR FROTA DA SECRETARIA DE AGRICULTURA

Noticia PREFEITO JAUHAR REALIZA VISITA TÉCNICA NO MUNICÍPIO DE DORES DO RIO PRETO O objetivo da visita foi trocar experiências e buscar aprendizados com base na atuação do município de Dores do Rio Preto no trabalho relacionado às compras governamentais. há 2 dias  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

PREFEITURA DE GUAÇUÍ RECEBE PÁ CARREGADEIRA, QUE IRÁ COMPOR FROTA DA SECRETARIA DE AGRICULTURA

Noticia PREFEITO JAUHAR SE REÚNE COM COMUNIDADES LOCALIZADAS NA DIVISA COM MUNICÍPIO DE DIVINO DE SÃO LOURENÇO A reunião aconteceu no salão comunitário da igreja Santo Antônio Rural onde o chefe do executivo ouviu diversas demandas da população local. há 28 dias  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

PREFEITURA DE GUAÇUÍ RECEBE PÁ CARREGADEIRA, QUE IRÁ COMPOR FROTA DA SECRETARIA DE AGRICULTURA

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ADERE AO TITULA BRASIL O objetivo é apoiar a titulação dos produtores rurais, assentados do programa nacional da reforma agrária, passiveis de regularização. há 30 dias  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

PREFEITURA DE GUAÇUÍ RECEBE PÁ CARREGADEIRA, QUE IRÁ COMPOR FROTA DA SECRETARIA DE AGRICULTURA

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA PARTICIPA DE ESTUDO DE MELHORAMENTO GENÉTICO DA MANDIOCA O objetivo do estudo é avaliar o desempenho agronômico das cultivares e selecionar variedades que mais se destacam em produtividade na região. há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

PREFEITURA DE GUAÇUÍ RECEBE PÁ CARREGADEIRA, QUE IRÁ COMPOR FROTA DA SECRETARIA DE AGRICULTURA

Noticia DIA DO TRABALHADOR RURAL: PREFEITO JAUHAR E SECRETÁRIA DE AGRICULTURA VISITAM PRODUTOR DA REGIÃO A data homenageia todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos e fazendas como lavradores, agricultores, campeiros, etc. há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

PREFEITURA DE GUAÇUÍ RECEBE PÁ CARREGADEIRA, QUE IRÁ COMPOR FROTA DA SECRETARIA DE AGRICULTURA

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA PARTICIPA DO 1º SEMINÁRIO DO PROJETO POLO DE FRUTICULTURA DO CAPARAÓ O evento foi realizado no Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo, no município de Alegre- Es. há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

PREFEITURA DE GUAÇUÍ RECEBE PÁ CARREGADEIRA, QUE IRÁ COMPOR FROTA DA SECRETARIA DE AGRICULTURA

Noticia PREFEITO JAUHAR ACOMPANHA OS TRABALHOS EM EXECUÇÃO NAS ESTRADAS VICINAIS DO MUNICÍPIO  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

PREFEITURA DE GUAÇUÍ RECEBE PÁ CARREGADEIRA, QUE IRÁ COMPOR FROTA DA SECRETARIA DE AGRICULTURA

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ REALIZA ENCONTRO "A VOZ DAS MULHERES RURAIS" O evento aconteceu no último sábado (07) no Centro de Convivência da Terceira Idade. há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

PREFEITURA DE GUAÇUÍ RECEBE PÁ CARREGADEIRA, QUE IRÁ COMPOR FROTA DA SECRETARIA DE AGRICULTURA

Noticia GUAÇUÍ RECEBE NOVO CAMINHÃO PARA AGRICULTURA O governador Renato Casagrande realizou a entrega na manhã desta segunda-feira (09). há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade