Agricultura Pecuária e Abastecimento

Primeiros 15 dias de governo com trabalhos intensos da Secretaria de Agricultura

Manutenções de estradas, construção de rede de manilhas, substituição de pontes e reuniões com produtores rurais estão entre as ações desempenhadas.

Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Agricultura
Publicado em 15/01/2021 às 10:09  •  atualizado há 13 horas

A Secretaria Municipal de Agricultura vem trabalhando intensivamente nas manutenções das estradas. Mesmo diante dos desafios climáticos das fortes chuvas dos últimos dias, toda a equipe da pasta vem se dedicando para manter os acessos em condições para o transporte, não só dos produtores, mas também para o escoamento da produção.

Nesses primeiros quinze dias de janeiro, representados pela nova administração, foram realizados trabalhos de manutenção em vários trechos de estradas, destacando também, a construção de rede manilhas na comunidade da Pratinha de Santa Luzia, Córrego das Pedras e Córrego dos Trezentos, Córrego do Patrimônio e Fazenda Aparecida.

Serviços emergenciais

A Secretaria Municipal de Agricultura também se deparou com demandas emergenciais provocadas pelas chuvas de quarta-feira (6) e sexta feira (8), que acarretaram grandes prejuízos em diversas localidades.

Os principais problemas foram estradas obstruídas, além de pontes totalmente danificadas pelas chuvas, principalmente nas localidades de São Romão, onde ventos fortes provocaram quedas de árvores no acesso, e muitas barreiras cederam no local.

Outro local bastante atingido foi próximo à granja, na comunidade de Santa Catarina, Tremedeira no Córrego Apolinário, onde barreiras também foram retiradas.

Próximo à Fazenda Três Barras a rede de manilha que garantia a passagem na estrada principal foi totalmente danificada pela chuva de sexta-feira (8), impedindo o tráfego dos moradores e também do escoamento da produção de leite. E nessa terça-feira (12) a equipe da Agricultura fez a substituição por uma ponte de madeira provisória no local.

Todas essas demandas foram prontamente atendidas, através da agilidade e organização da equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura, no intuito de desobstruir os acessos e evitar transtornos maiores ao tráfego nas estradas rurais.

Mais ações:

Inovação para Feira Livre do Produtor Rural

Nessa quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Agricultura se reuniu com representantes da Feira Livre do Produtor Rural, para conversar sobre a possibilidade da criação de um aplicativo de vendas para os produtos da Feira.

Durante a conversa, o programador Sidinei Rangel (idealizador do App) apresentou aos feirantes as funcionalidades do aplicativo, e como ele pode impulsionar as vendas dos produtores rurais, principalmente nesse período de pandemia, que vem nos mostrando como a tecnologia tem mudando o funcionamento do comércio em geral.

O aplicativo tem o intuito de evitar aglomerações e também levar mais comodidade àqueles que não tem tempo de frequentar a Feira.

Participaram da reunião a secretária de agricultura, Christiany Fitaroni, a técnica da secretaria, Kênia Rezende, os representantes da Feira, Gerson, Elaine e Alex, e o programador, Sidinei Rangel.

Feira Agroecológica

Nessa quinta-feira (14), a Secretaria de Agricultura se reuniu com representantes da Feira Agroecológica, que acontece às segundas-feiras pela manhã, na praça João Acacinho, e às quintas-feiras à tarde, na Praça da Bandeira, para discutir medidas de prevenção a COVID-19 mais reforçadas durante a Feira.

Por Guaçuí estar na classificação de Risco Alto, respeitando o novo decreto, foi solicitado aos feirantes manter o distanciamento social, intervir em qualquer aglomeração de pessoas dentro do perímetro da Feira, usar e disponibilizar álcool em gel aos frequentadores e exigir o uso da máscara, tanto dos feirantes como dos consumidores.

As medidas servem para a proteção, não só dos consumidores, mas também dos feirantes.

A equipe da Agricultura precisou instalar uma ponte de madeira provisória, próxima a Fazenda Três Barras. (Comunicação Guaçuí)

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DE SÃO FELIPE  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia ESTRADAS SEGURAS: SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RETIRADA DE VEGETAÇÃO PARA PREVENIR OBSTRUÇÕES  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DA CACHOEIRA ALTA  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento