Agricultura Pecuária e Abastecimento

Oficina traz técnicas do projeto Cores da Terra para Guaçuí

O projeto ensina técnica simples, cuja matéria-prima utilizada é a terra, para a produção de tintas de cores variadas

Por Comunicação Guaçuí , fonte Agricultura de Guaçuí
Publicado em 01/03/2019 às 12:10  •  atualizado há 1 dia

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semag) de Guaçuí e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveram uma oficina do projeto Cores da Terra, na comunidade Córrego do Apolinário, na zona rural do município, durante esta semana. Em Guaçuí, a responsável pelo projeto é a extensionista do Incaper, Ana Paula, que em parceria com a Semag, tem realizado vários trabalhos no interior do município, inclusive, nas escolas, como foi feito em São Pedro de Rates.

Durante a oficina, foi apresentada a proposta do projeto, os objetivos e seu histórico, além de terem acontecido ações de pintura em parede e elaboração de tintas com cores da terra para 10 pessoas da comunidade. “Um momento muito prazeroso, pois com a oficina, foi possível levar para as famílias do campo a oportunidade de melhoria da casa, a partir de um produto que eles têm na propriedade: a terra”, afirma a superintendente da Semag, Marta Maria Carvalho.

A ação culminou em um mutirão, entre parentes e moradores, para realizar a pintura de uma casa, propiciando justamente o desenvolvimento da interação social e elevação da autoestima das famílias. O projeto, que é fruto de uma parceria entre o Incaper e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), tem sido implantado, principalmente, nas comunidades rurais, ensinando uma técnica simples, criativa e sustentável, cuja matéria-prima utilizada é a terra de várias tonalidades. Quando misturada com água e cola, resulta em tintas de cores variadas. O material não é tóxico, apresenta boa qualidade e o custo é inferior ao da tinta convencional.

Na oficina, é promovida a divulgação desses conhecimentos, de forma coletiva, como as técnicas para a extração de pigmentos, aglutinantes e base, assim como da produção e aplicação das tintas, com foco na boa qualidade, no baixo custo, na minimização dos impactos ambientais, na utilização de uma tinta produzida com ingredientes naturais e de fácil produção. Além disso, estimula a geração de trabalho e renda, conscientiza sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente e com a saúde.

O Projeto Cores da Terra também serve para embelezar a paisagem rural, modificando a aparência das habitações rurais, instalações comunitárias e empreendimentos turísticos, além de se apresentar como uma alternativa de renda, a partir do acabamento de peças decorativas e utilitárias para serem comercializadas. O projeto de “Produção de tinta à base de terra para uso em pintura imobiliária e artesanato” foi vencedor da edição 2009, do Prêmio Finep de Inovação, na categoria "Tecnologia Social", da Região Sudeste, sendo recentemente certificado como Tecnologia Social, pela Comissão de Certificação do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.

Oficina traz técnicas do projeto Cores da Terra para Guaçuí

Durante a oficina, aconteceram ações de pintura em parede e elaboração de tintas com cores da terra para 10 pessoas da comunidade. (Divulgação)

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DE SÃO FELIPE  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia ESTRADAS SEGURAS: SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RETIRADA DE VEGETAÇÃO PARA PREVENIR OBSTRUÇÕES  há 2 meses  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento