Assistência Social e Direitos Humanos

Casamento Comunitário: uma noite inesquecível em Guaçuí

O casamento marcou o encerramento da Ação Cidadã que aconteceu durante todo o sábado, com serviços e atividades voltadas para a comunidade

Por Comunicação Guaçuí , fonte Assistência Social Guaçuí
Publicado em 02/12/2019 às 16:29  •  atualizado há 1 dia

Colocado como o ponto alto, da Ação Cidadã realizada em Guaçuí, no sábado (30), o Casamento Comunitário proporcionou uma noite inesquecível. A ação foi realizada pela Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Renda (Semasdh), durante a manhã e tarde, oferecendo serviços para os cidadãos, em vários setores, e culminou com uma grande festa, na parte da noite, que marcou a oficialização da união de 50 casais, o que foi classificado como um sonho realizado por todos.

A Ação Social foi iniciada às 9 horas da manhã, no Parque de Exposições, próximo ao Centro de Convivência da Terceira Idade, onde foram montados estandes com serviços da Assistência Social, Saúde e Educação. Além disso, as pessoas tiveram a chance de dar entrada para tirar documentos – como Carteira de Identidade e CPF – e até dar um corte no cabelo. E havia ainda tendas do Cras e Creas, apresentando as políticas públicas da Assistência Social, da Secretaria Municipal de Saúde – com aferição de pressão, solicitação de PSA para os homens e exames rápidos para outras doenças – e de Educação – inclusive de escolas municipais.

Também houve muitas atividades para as crianças, educativas e recreativas, como pintura em tela, pintura de rosto, jogos e brinquedos. E ainda apresentações de esquetes teatrais com o Grupo Gota, Pó e Poeira, que surpreendeu e arrancou aplausos dos visitantes dos estandes.

A prefeita Vera Costa esteve no local, visitando todos os estandes, participando das atividades e até aproveitando para fazer exames. “A equipe da Assistência Social está de parabéns pela organização da Ação Cidadã, porque é uma oportunidade para a comunidade conhecer as políticas públicas existentes no município, tirar documentos importantes e também se divertir, porque tudo isso é direito do cidadão”, disse.

Também estiveram presentes, a secretaria municipal de Assistência Social, Josilda Amorim, e toda a equipe da Assistência Social. Além de outros secretários, como Liomar Luciano de Oliveira, da Educação, Roberto Martins, do Meio Ambiente, o procurador do município, Ailton da Silva Fernandes, e o vereador Paulinho do Vitalino.

Casamento Comunitário

Contudo, o grande acontecimento do sábado foi, com certeza, o Casamento Comunitário de 50 casais, que aconteceu dentro do salão do Centro de Convivência da Terceira Idade. Estes casais – que oficializaram a união, com direito à documentação do cartório – foram selecionados entre os usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que possuem cadastro no CadÚnico.

A prefeita Vera Costa, acompanhada de seu esposo, Hermes Guimarães, também esteve presente ao evento, que contou com a participação do Coral da Terceira Idade e música ao vivo durante a cerimônia. Ela falou aos presentes, principalmente, aos casais, sobre a importância daquele momento. “Ficamos muito felizes em poder fazer parte desse sonho que é o de oficializar uma união, em proporcionar esse direito, numa festa tão bonita e tão bem preparada por nossa equipe”, disse.

A secretária de Assistência Social, Josilda Amorim de Lima, que também estava presente, destacou que essa era uma das solicitações mais feitas em sua Secretaria e que, há muito tempo, vinha sendo planejada. “E agora conseguimos concretizar esse sonho que é de todos nós, em poder proporcionar esse momento para esses casais que tanto sonhavam em oficializar a união por meio do casamento civil”, enfatizou.

Também esteve presente o vereador Paulinho do Vitalino, entre outras autoridades e personalidades da sociedade de Guaçuí, além de toda a equipe da Semasdh. E depois da cerimônia do casamento, todos puderam participar de uma pequena comemoração, com bolo e refrigerante aos convidados, e ainda show com Edmar Moreira.

Casamento Comunitário: uma noite inesquecível em Guaçuí

O grande acontecimento do sábado foi, com certeza, o Casamento Comunitário de 50 casais, que aconteceu dentro do salão do Centro de Convivência da Terceira Idade. (Comunicação Guaçuí)

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO  Nº 008/2024

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 008/2024 TERMO DE FOMENTO ENTRE O MUNICÍPIO DE GUAÇUÍ – ES, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DIREITOS HUMANOS, TRABALHO E RENDA E CASA DO CAMINHO há 1 dia  •  Assistência Social e Direitos Humanos