Cultura, Turismo e Esporte

Espetáculos vão ganhar as ruas de Guaçuí durante Festival de Teatro

Além das peças apresentadas no Teatro Fernando Torres, espetáculos de rua também vão se apresentar nas praças da cidade

2.628

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação)
Publicado em 10/08/2017 às 16:25  •  atualizado há 12 horas

Durante do 18º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, que começa neste domingo (13), a programação trará peças teatrais que vão tomar as praças da cidade, dentro da mostra competitiva do evento, que é coordenado pelo Grupo Teatral “Gota, Pó e Poeira”, com recursos do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Prefeitura de Guaçuí e comércio local. A programação do FestGuaçuí, que é considerado um dos mais importantes do Espírito Santo e também em nível nacional, seguirá até dia 19, mas os espetáculos de rua só começam na segunda-feira (14) e terminam no dia 18.

E entre esses espetáculos de rua, o diretor do Teatro Fernando Torres e do Grupo Gota, Pó e Poeira, Carlos Ola, destaca o trabalho do grupo Ciclomáticos, do Rio de Jeneiro, que realizou uma turnê pela Europa, recentemente. Com a direção de Ribamar Ribeiro, o grupo vai apresentar a peça “A farra do Boi Bumbá”, abrindo as apresentações que vão acontecer na Praça da Igreja Matriz ou na Praça João Acacinho, o que fica à escolha dos grupos.

Outra peça de rua destacada por Carlos Ola, na categoria Teatro de Rua é “O Felizardo”, da Companhia Ovorini, de Sete Lagoas (MG), e também o trabalho realizado pelo grupo “As Lucianas”, do Rio de Janeiro, que vai apresentar, em Guaçuí, o espetáculo “Cordel da morte morrida”. “As Lucianas é um grupo que está sempre participando de eventos teatrais e vem evoluindo muito no trabalho de rua”, afirma.

Fora da mostra competitiva, o Grupo Gota, Pó e Poeira, anfitrião e organizador do evento, vai se apresentar no encerramento do festival, encenando a peça “A absurda comédia de duas vidas”, com texto e direção de Carlos Ola, às 20h30, no Teatro Fernando Torres, antes da cerimônia de premiação e encerramento, dia 19. Na mesma noite, também será apresentado o documentário “Gota: entre histórias e estórias”, da jornalista Giulian Ola. Já na parte da tarde, às 14 horas, os alunos do projeto Ponto de Cultura, que também é coordenado pelo Gota, vão se apresentar com as peças “A pedra da lua” e “A lenda das icamiabas”.

Durante o festival, as pessoas também poderão participar de oficinas, com os atores e diretores, Fabrício Cunha, do Espírito Santo, e João Bosco, de Goiás. Também haverá debates depois da apresentação dos espetáculos e, no hall do Teatro Fernando Torres, está acontecendo a exposição de fotografias, de Eder Gaioski, que registrou o grupo Gota, Pó e Poeira em apresentações pelo Brasil.

Programação

13 de agosto – Domingo

20h – Abertura e Lançamento do livro “GPP – Uma História de Teatro”, de Rômulo Mussielo

20h30 – Ser (Tão) – Coletivo Emaranhado - Vitória – ES (Circulação Secult-ES)

 

14 de agosto – Segunda-Feira

14h – Uma viagem no tempo – Rerigtiba - Anchieta – ES

16h – A farra do Boi Bumbá – Ciclomáticos - Rio de Janeiro – RJ

20h – O beijo no asfalto – CTI – Rio de Janeiro – RJ

 

15 de agosto – Terça-Feira

14h – O príncipe feliz – Novo Ato - Goiânia – GO

17h – E quem quiser que conte outra – Rastro dos Astros – Ubá – MG

19h – Gato Preto – Cia. Oops – Goiânia – GO (Circulação Cultural Goiás)

20h – Os últimos dias de Paupéria – Tarahumaras – Vitória - ES

 

16 de agosto – Quarta-Feira

14h – Juvenal, Pita e o velocípede – Pandorga – Rio de Janeiro – RJ

18h – Cordel da Morte Morrida – As Lucianas – Rio de Janeiro – RJ

20h –  Ainda aqui – Cia. Cerne – Rio de Janeiro – RJ

 

17 de agosto – Quinta-Feira

14h – Nos bastidores da lona – Canta Circo – São Paulo – SP

18h – O Felizardo – Cia Ovorini – Sete Lagoas – MG

20h – Hello, boy – Cia. da Matilde – São Caetano do Sul – SP

 

18 de agosto – Sexta-Feira

14h – Vidas Secas – São Paulo - SP

18h – Belfagor – Casa da Árvore – Vitória – ES

20h – O Candelabro – Cia. Távola – Lauro de Freitas – BA

 

19 de agosto – Sábado

14h – A pedra da lua – A lenda das icamiabas – Guaçuí – ES (Convidado)

19h – Olho – Cia Oops –  Goiânia – GO (Circulação Cultural Goiás)

20h30 – A absurda comédia de duas vidas – Gota, Pó e Poeira – Guaçuí – ES (Convidado)

21h30 – Cerimônia de encerramento e premiação.

 

- Oficinas com Fabrício Cunha (ES) e João Bosco (GO) – Debates

- Exposição de fotografias de Eder Gaioski – Exibição de Vídeo

 

 Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-1387
(28) 99992-5504 (Marcos Freire)

 

Fotos

Espetáculos vão ganhar as ruas de Guaçuí durante Festival de Teatro

A praças de Guaçuí vão receber espetáculos como “Cordel da morte morrida” e “A farra do Boi Bumbá”.

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/08/espetaculos-vao-ganhar-as-ruas-de-guacui-durante-festival-de-teatro.html

Publicações relacionadas

Noticia VIVÊNCIA “SABORES TRADICIONAIS E ANCESTRAIS” VALORIZA A CULTURA E A CULINÁRIA DOS POVOS TRADICIONAIS EM GUAÇUÍ  há 6 dias  •  Cultura, Turismo e Esporte

Noticia GUAÇUÍ SE PREPARA PARA O 25° FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO COM UMA SEMANA DE ARTE E CULTURA  há 10 dias  •  Cultura, Turismo e Esporte

Noticia EVENTO ''SABORES DO CAPARAÓ: CULTURA, GASTRONOMIA E TRADIÇÃO QUE ENCANTAM GUAÇUÍ''  há 11 dias  •  Cultura, Turismo e Esporte

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2025

Noticia EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2025 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2025 SELEÇÃO ESPAÇO, AMBIENTES E INICIATIVAS ARTÍSTICO-CULTURAIS PARA RECEBERSUBSÍDIO PARA MANUTENÇÃOCOM RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA – PNAB (LEI Nº 14.399/2022) há 20 dias  •  Cultura, Turismo e Esporte

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2025

Noticia EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2025 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2025 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FIRMAR TERMO DE EXECUÇÃO CULTURAL COM RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA – PNAB (LEI Nº 14.399/2022) há 20 dias  •  Cultura, Turismo e Esporte

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2025

Noticia GUAÇUÍ PROMOVE PASSEIO CICLÍSTICO NO FERIADO DE 1º DE MAIO  há 1 mês  •  Cultura, Turismo e Esporte

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2025

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2025 CELEBRAÇÃO DE TERMO DE FOMENTO ENTRE O MUNICÍPIO DE GUAÇUÍ/ES, POR MEIO DA SECRETARIA COMPETENTE, E A ASSOCIAÇÃO GUARDIÕES DO CAPARAÓ MOTO CLUBE, VISANDO O APOIO À REALIZAÇÃO DO EVENTO "8º MOTOROCK GUARDIÕES DO CAPARAÓ" há 1 mês  •  Cultura, Turismo e Esporte

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2025

Noticia GUAÇUÍ SE TORNA CAMPEÃO DA COPA SUB-11  há 1 mês  •  Cultura, Turismo e Esporte

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2025

Noticia GUAÇUÍ PROMOVE ENCONTRO PARA FORTALECER O TURISMO REGIONAL  há 2 meses  •  Cultura, Turismo e Esporte

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2025

Noticia ESPETÁCULO “CADÊ MAFALDA?” EM GUAÇUÍ — DIVERSÃO PARA TODA A FAMÍLIA!  há 2 meses  •  Cultura, Turismo e Esporte

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade