Agricultura Pecuária e Abastecimento

Site da Prefeitura de Guaçuí disponibiliza cartilha da Seag sobre colheita do café

As orientações são sugestões do Governo do Estado para preservar a vida dos trabalhadores e das famílias rurais diante da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)

Por Comunicação Guaçuí
Publicado em 01/04/2020 às 13:48  •  atualizado há 3 dias

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), lançou uma cartilha com orientações para prevenção do Coronavírus durante a colheita do café no Espírito Santo. A publicação traz orientações gerais, sobre o trabalho na colheita, transporte,  refeitórios e alojamentos (onde houver). Apresenta ainda recomendações para o início da colheita e as medidas de prevenção para evitar a contaminação pelo vírus, assim como os sintomas de síndromes gripais e da Covid-19.

Em apoio aos produtores rurais de Guaçuí e da região, o Setor de Comunicação vai disponibilizar, no site da Prefeitura de Guaçuí (www.guacui.es.gov.br), um link para acessar a cartilha com as orientações. O objetivo é facilitar o acesso dos cafeicultores do município a informações que são importantes neste momento de pandemia e é preciso pensar na segurança da saúde de trabalhadores rurais e agricultores, o que também é uma preocupação da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semag).

De acordo com a Seag, “todas essas orientações são sugestões do Governo do Estado para preservar a vida dos trabalhadores e das famílias rurais durante a colheita do café deste ano”. Além da Seag, a cartilha tem o apoio do Idaf, Incaper, Ceasa ES, Sebrae ES, Unicafeses, Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), Fetaes, Faes/Senar/Sindicatos Rurais, Agricultura Forte e Sistema OCB/ES.

Entre as orientações, a cartilha destaca que todos devem adotar as medidas de prevenção, conforme orientam os serviços de saúde e destaca que aqueles municípios que vão receber trabalhadores de fora devem criar estratégias de triagem para identificar as pessoas com os sintomas de vírus. Coloca, também, que deve ser disponibilizada água limpa e sabão para higienização de mãos e partes expostas, sempre que necessário, e não deve ser compartilhadas garrafas de água, copos, talheres e outros objetos de uso pessoal. No caso de serem identificados trabalhadores com sintomas de gripe (febre e sintomas respiratórios, com espirros, tosse, falta de ar), a recomendação é que sejam isolados, assim como não devem ser contratados trabalhadores que estejam dentro do grupo de risco para o novo Coronavírus, entre outras recomendações.

Durante o trabalho da colheita, a cartilha lembra sobre a distância de 1 metro que deve ser mantida entre os trabalhadores, na lavoura, e para que não sejam compartilhadas ferramentas. Distância que também deve ser respeitada nos veículos de transporte que precisam ser higienizados diariamente, com água e sabão, se possível água sanitária também, e circular com as janelas abertas. Recomenda, ainda, uma triagem para a identificação de pessoas com sintomas.

A publicação ainda orienta que a colheita seja iniciada em maio, com recomendações técnicas. E também disponibiliza o telefone 136, do Sistema Único de Saúde (SUS), para mais informações sobre as recomendações e prevenção contra o novo Coronavírus. Para acessar a cartilha clique aqui.

Entre as orientações, a cartilha destaca que todos devem adotar as medidas de prevenção, conforme orientam os serviços de saúde. (Divulgação Seag)

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DE SÃO FELIPE  há 16 dias  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia ESTRADAS SEGURAS: SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RETIRADA DE VEGETAÇÃO PARA PREVENIR OBSTRUÇÕES  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DA CACHOEIRA ALTA  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento