Meio Ambiente

Semmam inicia capacitação para Mostra de Vídeos Curtas Ambiental

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou a capacitação de professores e alunos para Mostra de Vídeos Curtas Ambiental.

1.696

Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Meio Ambiente
Publicado em 25/06/2021 às 09:52  •  atualizado há 2 dias

A Secretaria Municipal de Meio ambiente (Semmam), deu início nesta quarta-feira (23), a capacitação de alunos e professores para a 9ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental que este ano excepcionalmente será realizada no dia 21 de setembro, Dia da Árvore.

A construção dos curtas é precedida de oficinas temáticas (noções básicas de elaboração de roteiros, produção, captação de imagens, áudio, iluminação, edição e finalização) envolvendo alunos e professores; posteriormente ocorre a elaboração conjunta nas escolas dos roteiros, captação de imagens, edição e finalização, sempre com a efetiva participação dos alunos e professores. Este ano, o tema será “Queimadas e suas consequências”.

Na quarta-feira (23), a primeira escola a receber a capacitação foi José Antônio de Carvalho, no distrito de São Tiago. Já na manhã desta quinta-feira (24), no Teatro Municipal Fernando Torres, receberam as primeiras orientações as equipes das escolas EMEF Professora Elvira Bruzzi, EMEF Isaura Marques da Silva - Caic e EMEF Deocleciano de Oliveira.

A capacitação que visa orientar e dar suporte técnico aos alunos para a produção dos vídeos. É a oportunidade para se tirar dúvidas e fazer questionamentos que são amplamente debatidos.

Na Mostra, são apresentados curtas-metragens idealizados e produzidos pelos alunos das escolas do município, abordando sempre temas relacionados com questões ambientais, dentro de uma abordagem de situações vivenciadas no cotidiano da população.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, como das outras vezes, o tema proposto foi sugerido pela sociedade. “As consequências das queimadas, de modo geral, são prejudiciais, tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana. De forma direta, as queimadas geram destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, e elas também emitem gases poluentes e fumaça, que causam mal à saúde do ser humano, quando inalados imediatamente”.

Martins complementou sobre a importância do tema, visto que as queimadas por meio da emissão de gases e fumaça contribuem para o chamado aquecimento global e efeito estufa. Esses gases desequilibram a temperatura do planeta Terra, aumentando-a, promovendo diversos efeitos negativos, como desequilíbrio do ciclo da água, com ausência de chuvas em diversas regiões do mundo e aumento do nível dos oceanos, em decorrência do derretimento das calotas polares.

Com a diminuição de chuvas, temos a diminuição de áreas de vegetação natural e consequente perda da biodiversidade (fauna e flora). Com a eliminação desses biomas, há o aumento das áreas de desertos ou de processos de formação de desertos. Em suma, haverá um constante desequilíbrio ambiental se nada for feito para combater essa prática humana tão agressiva.

Fotos

Semmam inicia capacitação para Mostra de Vídeos Curtas Ambiental

A 9ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental será realizada, excepcionalmente, no dia 21 de setembro, Dia da Árvore. (Divulgação)

 

 

 

 

 

 

https://guacui.es.gov.br/l/cbbdQ.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade