Meio Ambiente

Semmam faz manutenção constante de praças e canteiros

Secretaria também dá dicas para a manutenção de jardins, o que deixa as residências e, em consequência, a cidade mais bonita

3.083

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação Semmam)
Publicado em 03/08/2017 às 10:30  •  atualizado há 4 dias

A manutenção dos jardins e canteiros de todo o município, com poda de gramado, reposição de plantas, limpeza de canteiros e irrigação, vem sendo mantida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Guaçuí, por meio de sua equipe de Jardinagem e Urbanismo. O trabalho é executado de segunda a sexta-feira, dentro de cronograma de prioridades e emergências.

Segundo informações da Semmam, o serviço de manutenção nos canteiros é indispensável e envolve diversas etapas, mesmo para os jardins mais rústicos e simples. Logo pode ser usado também nas residências, levando em conta que um jardim bem cuidado embeleza e valoriza o ambiente. Confira as dicas:

Rega

- As plantas expostas ao sol podem ser regadas de uma a duas vezes por semana, mas sempre com bom senso. É importante observar a reação da planta para, com o tempo, regá-la mais ou menos. E evite o desperdício de água.

- Vasos internos normalmente não exigem tanta água como as plantas que ficam no sol.

- As jardineiras que ficam em locais mais altos ou com grande circulação de vento precisam de mais atenção, já que, normalmente, precisam de mais água para não ficarem secas, mas sempre lembrando: sem desperdício.

- No verão, na primavera e em períodos mais quentes, as plantas devem ser regadas em dias alternados. Já nas estações mais frias, elas devem ser regadas com menos frequência.

Manutenção

- O responsável pelo jardim deve estar sempre atento às plantas daninhas. Elas podem ser retiradas de maneira mecânica, com a mão ou com uma pequena enxada mesmo.

- A terra precisa ser adubada de três a quatro vezes por ano. Cada planta exige um tipo de adubação, por isso, procure orientações com profissionais para não errar o tipo de adubo e a quantidade.

- Uma vez por mês, é importante que um profissional especializado aplique venenos específicos nos jardins para combater fungos e pragas. Se feito de maneira errada, esse processo pode causar a morte das plantas e até colocar em risco a saúde de quem fez o trabalho e dos moradores.

- O processo da poda também exige cuidados e algum conhecimento técnico, já que ele pode levar a planta à morte. O ideal é que sejam podados por um jardineiro. Já as que serão moldadas, como os buxinhos, podem ser podados com mais facilidade e sem riscos.

- Não acrescente uma nova planta ao jardim aleatoriamente. Lembre-se que as plantas não crescem só para cima, mas também para baixo. O tamanho e o tipo da raiz podem trazer problemas sérios à estrutura dos prédios e casas.

- Independente da estação do ano, a manutenção nos jardins em condomínios de pequeno a médio porte deve ser feita uma vez por mês, mais especificamente nos períodos de estiagem ou seca, quando a irrigação é um procedimento importante a ser realizado periodicamente.

- Deve-se observar as necessidades de cada espécie, de acordo com a época, pois cada uma necessita de adubos e fertilizantes específicos.

- Tratamentos contra pragas e doenças merecem atenção especial, porque podem comprometer qualquer jardim.

- As podas devem ser feitas sempre quando a espécie estiver com folhas e galhos grandes, ou quando essa apresentar galhos secos ou doentes.

- O inverno é a estação climática do ano que mais afeta as plantas, por isso, é importante que o gramado seja coberto com substrato ou terra mista peneirada para manter a umidade e fortalecer o sistema radicular, além de realizar as podas de limpeza.

- É no outono que deve ser feita a limpeza de canteiros e a adubação química específica. Primavera e verão são as épocas para poda da grama, novas adubações químicas peculiares a cada espécie e correção do pH do solo, caso seja necessário.

- É preciso prestar mais atenção na primavera e no verão, quando as doenças e pragas surgem, devido ao clima mais quente e início das chuvas.

- Sempre é necessária a renovação da quantidade de matéria orgânica do solo, bem como a correção de possíveis irregularidades.


Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
(28) 3553-1387
(28) 99992-5504 - Marcos Freire
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Semmam faz manutenção constante de praças e canteiros

O trabalho da equipe de Jardinagem é executado de segunda a sexta-feira, dentro de cronograma de prioridades e emergências.

 

 

 

 

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/08/semmam-faz-manutencao-constante-de-pracas-e-canteiros.html

Publicações relacionadas

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia GUAÇUÍ ENGAJADA NO RECOLHIMENTO DE LATAS DE AÇO PARA RECICLAGEM No 22º lote de recolhimento, 743 latas foram destinadas à Associação de Reciclagem do município, somando 17.085 latas que tiveram destino ambientalmente correto. há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DESTACA AÇÕES E DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE LOCAL O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia DA COZINHA À SUSTENTABILIDADE: DIA “D” RECOLHE 834 LITROS DE ÓLEO DE COZINHA USADOS Os 834 litros de óleo de cozinha usados foram trocados por materiais de limpeza: sabão, detergente, cloro e desinfetante. há 6 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia QUASE UMA TONELADA DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS RECOLHIDOS NA “SEMANA LIXO ZERO” A ação aconteceu de 23 a 26 de outubro na Praça do Meio Ambiente e recolheu 945 quilos. há 6 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia TRANSFORMANDO LATAS DE AÇO: UM CICLO SUSTENTÁVEL DE RECICLAGEM Em 21 lotes de recolhimento, um total de 17.062 latas tiveram a destinação ambientalmente correta, garantindo um futuro mais sustentável. há 6 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia ALUNOS DE ENGENHARIA FLORESTAL DA UFES VISITAM A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE A pauta principal teve como foco o papel da gestão ambiental local na preservação da natureza. há 6 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REMOVE ÁRVORE COM EXTREMO RISCO DE QUEDA NA PRAÇA DA MATRIZ  há 6 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROMOVE A AÇÃO SEMANA LIXO ZERO De 23 a 27 de outubro haverá o descarte consciente de resíduo eletrônico. há 7 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia ORQUÍDEAS SÃO PLANTADAS NA PRAÇA DA BANDEIRA EM GUAÇUÍ Cerca de 50 mudas fazem parte da segunda etapa do Projeto Orquídeas na Praça. há 7 meses  •  Meio Ambiente

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade