Semmam e Asguamar iniciam campanha para coleta seletiva de vidros

No mês de julho foram recolhidas 15 toneladas de garrafas, a maioria long neck.

Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Meio Ambiente
Publicado em 30/07/2021 às 14:50  •  atualizado há 13 minutos

A Prefeitura Municipal de Guaçuí por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semmam), está reforçando a conscientização quanto ao descarte de lixo reciclável, tendo como foco da ação o vidro, material que ainda é jogado de forma irresponsável na natureza, podendo causar acidentes, lesões e poluir o meio ambiente. Além disso, garrafas podem acumular água e causar a proliferação do mosquito da dengue.

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar), passou a receber também embalagens de vidro a partir de junho deste ano. A iniciativa é resultado da parceria com uma empresa de Minas Gerais.

Para colaborar, o cidadão deve separar o material e colocá-lo com cuidado em saco plástico para que a equipe da coleta seletiva o recolha, podendo ainda fazer a entrega diretamente na sede da Asguamar no bairro Horto Florestal ou agendar o recolhimento pelos telefones 28 999-008364.

São reaproveitados potes de alimentos, perfumes, garrafas de sucos, cervejas e outras bebidas. A população pode contribuir também com garrafas de cerveja “long neck”, que não há reutilização no comércio tendo assim a necessidade de dar o devido descarte.

Além de contribuir com o meio ambiente, a coleta seletiva de Guaçuí apoiada pela Semmam é o sustento de 16 famílias que vivem exclusivamente da reciclagem. A secretaria orienta aos empresários que se possível junte as garrafas long neck e faça o descarte diretamente na sede da associação. “A experiência com garrafas quebradas descartadas nos PEVs podem provocar acidentes, além dos restos de bebidas comprometerem alguns tipos de resíduos e ainda provocar cortes nos bags. O desafio dos resíduos sólidos já vem de muito tempo e estamos avançando como sociedade nos últimos anos. Assim, acredito que vamos contar com a colaboração ainda maior de parte da população, principalmente dos empresários realizando a entrega das garrafas diretamente na sede da Asguamar”, informou o secretário de Meio Ambiente, Roberto Martins.
Importante lembrar que o vidro pode ser totalmente reaproveitado no ciclo produtivo da reciclagem, sem nenhuma perda material. Isso é possível pois é feito de minerais como areia, barrilha, calcário e feldspato.

CLIQUE AQUI E ASSISTA O VÍDEO

A Semmam disponibiliza uma funcionária para atuar diretamente no apoio da reciclagem do município. Trata-se Gerente de Programas e Projetos Elizabeth Vieira. “Estamos seguindo a orientação do prefeito e da que é a reciclagem em Guaçuí. Por isso, há toda uma dedicação especial para que todas as metas sejam atingidas mês a mês”, destaca a gerente.

Importante saber

Vidros temperados como os utilizados em portas e janelas, para-brisa de carros, lâmpadas, espelhos, tubos de TV, cerâmica, pratos e louças não são coletados.

O vidro precisa de quatro mil anos para se decompor e, para produzi-lo, são necessários 1,3 mil quilos de areia, porém, ele é 100% reciclável.

No processo de reciclagem, uma quantidade 70% menor de energia é consumida, a emissão de poluentes atmosféricos é reduzida em 20% e o uso de água diminui em 50%. Porém, dados de 2011 apontam que apenas 47% de vidros foram reciclados no país.

Ainda se encontram muitas desvantagens para a coleta seletiva. As cooperativas de reciclagem, por exemplo, veem o vidro menos atrativo do que outros materiais, devido ao seu peso elevado, e também por ser um material cortante e possuir um valor de mercado bem menor que o do plástico, do papelão e do alumínio. Assim, o envolvimento da população principalmente no descarte seguindo todos os protocolos são indispensáveis.

Na reciclagem de garrafas de vidro, se estiverem inteiras, elas devem ser lavadas. Se estiverem quebradas, você pode utilizar uma garrafa pet para embalá-las.

Semmam e Asguamar iniciam campanha para coleta seletiva de vidros

Semmam e Asguamar iniciam campanha para coleta seletiva de vidros em Guaçuí

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 4 meses  •  Meio Ambiente