Secretaria de Meio Ambiente promove mais uma palestra sobre reciclagem
A ação também faz parte da campanha “Recicla Guaçuí”,onde total de 65 alunos com idades entre 12 a 15 anos receberam informações sobre a importância do descarte correto do lixo por meio da reciclagem.
Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Meio Ambiente
Publicado em 18/08/2021 às 13:52 • atualizado há 6 horas
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), realizou na tarde desta terça-feira (18), mais uma palestra abordando a importância da sustentabilidade e a reciclagem para sessenta alunos com idades entre 12 a 15 anos do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Monsenhor Miguel de Sanctis.
A palestra reforçou a implantação do “Projeto Recicle-se”, que envolve cerca de 151 alunos daquela escola e enaltece a importância da reciclagem e seus benefícios.
Na oportunidade, o secretário de Meio Ambiente Roberto Martins discorreu sobre o início da reciclagem em Guaçuí até os dias atuais, tipos de materiais que podem ser reciclados, os benefícios da reciclagem para o meio ambiente, para o município e para a associação de catadores, além da distribuição de um panfleto informativo sobre o projeto, para incentivarem os seus pais a fazerem a separação do lixo em suas casas.
Participaram da palestra além do secretário da pasta o prefeito Marcos Luiz Jauhar, a vice-presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí, Elizia Pereira da Silva e a Gerente de Programas e Projetos da Semmam, Elizabeth Vieira.
SAIBA MAIS:
O que pode ser reciclado
Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive, caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não se deve enviar, para a reciclagem, papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.
Plásticos: 90% do lixo produzido no mundo são à base de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Podem ser reciclados sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas e até brinquedos quebrados.
Vidros: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.
Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.
Isopor: Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Por isso, é importante usar o isopor de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.
Fotos

Secretaria de Meio Ambiente promove mais uma palestra sobre reciclagem


















https://guacui.es.gov.br/l/cbbh8.html
Publicações relacionadas

Noticia AÇÃO DE LIMPEZA SIMBÓLICA RECOLHE MAIS DE 15 SACOS DE LIXO ÀS MARGENS DO RIO VEADO EM GUAÇUÍ há 4 dias • Meio Ambiente

Noticia VISTA ECOLÓGICA - CRECHE MARIA MARGARIDA RODOLFO SILVA há 15 dias • Meio Ambiente

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE CAMINHADA ECOLÓGICA COM ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL há 26 dias • Meio Ambiente

Noticia PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÇUÍ DIVULGA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DO MEIO AMBIENTE há 27 dias • Meio Ambiente

Noticia PREFEITURA PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL COM O PROJETO ‘FILTRANDO (H)EMOÇÕES’ há 27 dias • Meio Ambiente

Noticia SEXTA CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE - APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE CIÊNCIAS há 2 meses • Meio Ambiente

Noticia A PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÇUÍ REALIZA NESTA QUINTA-FEIRA (20) O PROJETO “TROCA SUSTENTÁVEL”. Uma iniciativa voltada para a conscientização ambiental e a promoção da sustentabilidade. há 3 meses • Meio Ambiente

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO DO PORTAL REFLORESTAR há 4 meses • Meio Ambiente

Noticia GUAÇUÍ INCENTIVA A SUSTENTABILIDADE COM O PRÉ-LANÇAMENTO DA PORTARIA REFLORESTAR há 4 meses • Meio Ambiente

Noticia 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE GUAÇUÍ DISCUTE OS DESAFIOS DA TRANSFORMAÇÃO ECOLÓGICA. O evento, que reuniu autoridades, especialistas e a população local, teve como tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. há 4 meses • Meio Ambiente