SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FAZ INVESTIMENTOS EM INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
A Secretaria de Educação realizou a aquisição de novos materiais com objetivo de dar sequência as atividades do modelo educacional RTI.
Por COMUNICAÇÃO, fonte SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Publicado em 23/02/2022 às 13:46 • atualizado há 13 horas
O modelo de Resposta a Intervenção (RTI) aplicado em 748 crianças da Rede Municipal de Educação de Guaçuí, das turmas de 1º e 2º anos, contou com várias ações de equipes da Secretaria de Educação junto às escolas. Foram realizados treinamentos, avaliações individuais pré e pós-intervenção e análise de resultados.
O RTI é uma ferramenta para auxiliar os alunos que, mesmo recebendo atividades apropriadas, não avançam comparados a sua classe. Dessa forma, o RTI combina avaliação, instrução e intervenção. O modelo de RTI é utilizado em Três níveis ou camadas: RTI nível I; RTI nível II e RTI nível III, onde em cada nível é levado em consideração os critérios de: grupo; tempo (duração); monitoramento e tipo de instrução.
Assim, visando dar continuidade as ações, essa semana a Secretaria de Educação realizou a aquisição de novos materiais com objetivo de dar sequência às intervenções, buscando a melhoria da aprendizagem dos alunos da Rede Municipal.
Saiba Mais
O RTI - Resposta à Intervenção - é um modelo educacional de multiníveis/multicamadas, muito difundido nos Estados Unidos, onde as atividades são fornecidas a todos os alunos como uma instrução de leitura de alta qualidade baseada em pesquisas dentro da própria sala de aula. A resposta dos alunos a essa instrução é avaliada por meio de instrumentos de triagem, que são administrados, periodicamente, durante todo ano letivo. Com os alunos identificados como de risco, na base dessa seleção, é realizada uma intervenção de curto prazo suplementar. Essa intervenção pode evoluir a partir de pequenos grupos para aulas individuais com base nas necessidades do aluno. O progresso do monitoramento é usado para medir a resposta dos alunos à intervenção. Aqueles que não respondem à intervenção suplementar são considerados como de risco para transtornos de aprendizagem e podem beneficiar-se de um ensino fornecido dentro de um contexto especializado.
Fotos




https://guacui.es.gov.br/l/cbbs8.html
Publicações relacionadas

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 21/2025 há 8 dias • Educação

Noticia REUNIÃO FORTALECE INTEGRAÇÃO ENTRE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL EM PROL DA PRIMEIRA INFÂNCIA há 15 dias • Educação

Noticia INSCRIÇÕES ABERTAS PARA QUALIFICAR ES EM GUAÇUÍ há 15 dias • Educação

Noticia DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO CELEBRA A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL há 15 dias • Educação

Noticia ESTUDANTES DE GUAÇUÍ CONQUISTAM MEDALHAS NA OBMEP 2024 há 22 dias • Educação

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 18/2025 há 28 dias • Educação

Noticia BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 29/12/2024 à 16/08/2025 há 30 dias • Educação

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ABRE PROCESSO SELETIVO PARA BANCO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA PAES há 1 mês • Educação

Noticia JORNADA PEDAGÓGICA 2025 REÚNE CERCA DE 500 PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM GUAÇUÍ PARA MOMENTO DE FORMAÇÃO E PLANEJAMENTO há 1 mês • Educação

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA MERENDEIRAS DA REDE MUNICIPAL há 1 mês • Educação