Praça João Acacinho agora é a Praça das Orquídeas

A praça recebeu o plantio de orquídeas em suas árvores que transformaram o visual em projeto idealizado pela Semmam

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação Semmam)
Publicado em 15/12/2017 às 15:48  •  atualizado há 23 horas

A Praça João Acacinho no centro de Guaçuí ganhou um novo visual na manhã desta sexta-feira (15), com a implantação do Projeto “Orquídeas na Praça”, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), contando com a parceria da população. Mais de 70 orquídeas, doadas pela comunidade, foram amarradas nas árvores da tradicional praça, dando um novo colorido ao local.

De acordo com informações da Semmam, em apenas quatro dias, moradores e empresas doaram 75 orquídeas para implementar a primeira fase do projeto. A ação contou com uma ampla divulgação nas redes sociais e apoio da imprensa, com a participação de clubes de serviços do município.

E a data escolhida para amarrar as orquídeas nas árvores não foi escolhida por acaso. Neste dia 15 de dezembro é comemorado o Dia do Jardineiro. “Nossa equipe de paisagismo e jardinagem cuida, com grande zelo, dos nossos jardins, e nada mais justo, nesta data, a população estar retribuindo todo esse carinho, doando as orquídeas que transformaram significativamente o visual da Praça João Acacinho”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Roberto Martins, que estava presente e participou da amarração das orquídeas nas árvores, junto com outras autoridades e representantes de empresas e clubes de serviço de Guaçuí;

Entre as autoridades presentes, estava a prefeita Vera Costa que estava entusiasmada com a iniciativa. “Guaçuí está de parabéns. É visível o resultado no paisagismo em nosso município e esse exemplo demonstra que é possível envolver a comunidade em iniciativas que tragam benefícios para todos, valorizando ainda mais esse espaço importante de lazer de nossa cidade”, afirmou. “Afinal, Guaçuí é a nossa cidade de flores”, completou.

Já o presidente do Rotary Clube de Guaçuí, Wilkes de Oliveira, colocou que o projeto é original e vai trazer benefícios para a cidade. “Apoiamos o inédito projeto porque entendemos que vai trazer muitos benefícios ao nosso município, com o trabalho que vem sendo realizado por pessoas sérias que vem melhorando ainda mais o paisagismo, incrementando o turismo e respeitando o meio ambiente. Vamos transformar essa praça em Praça das Orquídeas”, sugeriu.

Também estiveram presentes os vereadores Marcos do Goes, Licinho, comerciantes, membros do Lions Clob, Rotary Club, Maçonaria, a Policia Militar Ambiental, professores, alunos, voluntários e jardineiros da Semmam. E a grande maioria dos presentes fez questão de subir nas escadas para ajudar na fixação das orquídeas nas árvores que agora devem ser protegidas pela própria população contra a ação de vândalos.

A Secretaria de Meio Ambiente informa, ainda, que todas as doações recebidas neste projeto foram devidamente cadastradas junto à Semmam e as pessoas que desejarem ainda podem fazer suas doações. Basta entrar em contato com a Secretaria que continuará recebendo as orquídeas para outras fases do projeto. A Semmam destaca, ainda, que as orquídeas vendidas comercialmente são cruzamentos feitos pelo homem e podem ser doadas. A retirada de orquídeas da mata é proibida por lei federal e constitui crime ambiental.

Importante saber:

- Nunca se deve retirar uma orquídea da mata. Ela pode estar em extinção e, ao retirá-la, diminui o número de espécies na natureza.

- A maioria das plantas morre quando retirada de seu habitat natural e, das que sobram, uma grande parte não consegue se adaptar ao cultivo em vaso.

- Dificilmente se consegue reproduzir em casa as condições de cultivo tão delicadas que a orquídea tem na vida "selvagem". Algumas espécies são muito exigentes com relação à umidade e à iluminação, e requerem cuidados excessivos.

• Algumas plantas estão protegidas por lei, tornando a retirada delas de seu habitat natural um crime ambiental.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Praça João Acacinho agora é a Praça das Orquídeas

Mais de 70 orquídeas, doadas pela comunidade, foram amarradas nas árvores da tradicional Praça João Acacinho.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 3 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia GUAÇUÍ ENGAJADA NO RECOLHIMENTO DE LATAS DE AÇO PARA RECICLAGEM No 22º lote de recolhimento, 743 latas foram destinadas à Associação de Reciclagem do município, somando 17.085 latas que tiveram destino ambientalmente correto. há 3 meses  •  Meio Ambiente