Para estar bonita, uma cidade precisa de quem cuide dela

Secretaria Municipal de Meio Ambiente dá atenção especial a plantas que deixam os jardins de Guaçuí cada vez mais bonitos

Por Comunicação Guaçuí , fonte Meio Ambiente e Obras Guaçuí
Publicado em 27/02/2019 às 12:11  •  atualizado há 10 horas

Guaçuí tem sido muito elogiada pelos visitantes e até pela imprensa por causa da beleza de seus jardins. E o que é muito destacado é o visual dado por plantas e flores, mas para isso, não basta apenas plantar. A falta de uma manutenção adequada compromete a estrutura do jardim, o solo e as próprias plantas. Muitas vezes, como destaca a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) – responsável por essa manutenção – a forma original do jardim se descaracteriza e o encanto causado pela presença de plantas saudáveis e bonitas deixa de existir.

No entanto, para que plantas e flores fiquem bonitas e saudáveis, existe uma condição: o cuidado deve ser permanente, com um olhar sempre atencioso. Isso tem sido encarado como um desafio, com muita dedicação e compromisso, pela Equipe de Paisagismo e Jardinagem da Semmam.

Segundo o encarregado da equipe, Odair Turino, a manutenção das plantas é um dos maiores desafios de toda a equipe, considerando não só os poucos profissionais, mas, sobretudo, a demanda que é cada vez mais frequente. “As medidas de conservação que garantem o sucesso do nosso projeto de manter a cidade sempre mais bonita, é um desafio gigante, por conta das demandas cada vez mais frequentes, só que o engajamento da população ainda é pouco, e seria muito necessário”, afirma. “Muitas vezes, a pessoa quer uma bela planta em sua rua, praça ou canteiro, perto de sua casa, mas não colabora nem com uma simples irrigação, infelizmente”, afirma.

Além disso, conforme destaca a Semmam, nesta época do ano, essa manutenção dos canteiros fica ainda mais trabalhosa, por causa das chuvas constantes. O clima quente e úmido acelera o crescimento de mato e grama, o que também dificulta a poda de árvores.

A Secretaria ressalta que plantas e árvores bem cuidadas não são um atrativo apenas para os visitantes, incrementando o turismo na cidade, mas também chamariz para pássaros e borboletas, o que deixa Guaçuí ainda mais bonita e agradável. Desta forma, funcionam como antídoto para combater o estresse e uma série de outros distúrbios por ele ocasionados. Afinal, as plantas e as flores trazem alegria, beleza, harmonia, tranquilidade, bem-estar, relaxamento e muito mais.

Limpeza

E além de cuidar das flores, plantas e árvores de Guaçuí, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos (Semoisp), intensificou os serviços de limpeza e capina em vários bairros da cidade, principalmente, visando a realização do GuaçuFolia 2019, o que também colabora para que Guaçuí esteja ainda mais bonita e limpa  para receber os visitantes.

O trabalho é realizado pelas equipes da Semoisp rotineiramente, como a varrição – que começa de madrugada, a capina de ruas, calçadas e terrenos, nos vários bairros da cidade. Uma equipe, inclusive, se concentrou na limpeza da área do Parque de Exposições, onde vai acontecer o carnaval, este ano, e até está colaborando na instalação da decoração. Enquanto isso, foram realizados serviços de diversos tipos nos bairros Quincas Machado, Santa Cecília e na Quarta Etapa do Antônio Francisco Moreira, assim com em outras localidades, além do centro, nas últimas semanas deste mês.

Para estar bonita, uma cidade precisa de quem cuide dela

Plantas e flores recebem olhar atencioso da equipe de Jardinagem da Semmam, enquanto equipes da Semoisp deixam cidade mais limpa. (Divulgação Semmam)

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 5 meses  •  Meio Ambiente