Prefeitura

Nota de Esclarecimento sobre o IPTU

278

Por
Publicado em 25/04/2017 às 12:22  •  atualizado há 8 minutos

Texto: Prefeitura de Guaçuí
 
 
A Prefeitura Municipal de Guaçuí, por meio das Secretarias de Finanças, Obras, Procuradoria e Controladoria, vêm a público esclarecer à população sobre a revisão da planta genérica de valores dos imóveis.
 
Importante esclarecer que a planta genérica de valores de nossa Cidade encontrava-se desatualizada, desde 1998, fato que estava ocasionando a cobrança do IPTU - Imposto Territorial Urbano com valores defasados.
 
A esse respeito, recebemos uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado, onde foi constatada a defasagem dos valores do IPTU, assim foi encaminhada nota técnica recomendando/notificando à Administração Municipal para realizar a atualização da planta genérica de valores dos imóveis, o que gerou um estudo para atender o solicitado, o que é feito constantemente por diversas cidades.
 
Ressaltamos que não foi reajustada a alíquota do IPTU. Foi realizada uma revisão dos valores dos imóveis, por exemplo: Um imóvel hoje comercializado pelo valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), estava avaliado pela planta genérica anterior, referente ao ano de 1998, no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), sendo uma cobrança que não refletia com o valor do mercado, deixando a cidade de recolher o imposto realmente devido.
 
A Administração Municipal atua pautada no crescimento de nossa Cidade, sem olhar os interesses individuais, e sim, voltados aos interesses da coletividade. É nesse sentido que estamos agindo, sempre no intuito de melhorar ainda mais os serviços prestados.
 
Com nosso IPTU realizamos muitos serviços e obras para nossa população, tais como: pavimentações, manutenção de limpeza pública, de praças e jardins, manutenção das áreas de esportes, aquisição de materiais para a saúde e educação, dentre outras.
 
Importante ressaltar, que de acordo com Procuradoria Geral do Município, o não pagamento do IPTU ocasionará a inscrição em dívida ativa, desencadeando uma futura ação judicial de execução fiscal, com base na LEI N°6.830/1980.
 
Agradecemos a cada Guaçuiense, que vêm acreditando em nossa cidade, e cumprindo com seu dever de cidadão através do pagamento de seus impostos, são com esses recursos que administração municipal tem transformado de forma responsável a vida de cada morador de nossa querida Guaçuí.
 
 
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-1387
 
 
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/04/nota-de-esclarecimento-sobre-o-iptu-out.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade