Controladoria Geral do Município

MUNICÍPIO DE GUAÇUÍ ESTÁ NO TOP 10 DE CIDADES NO RANKING CAPIXABA DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA

A conquista é fruto do trabalho realizado em conjunto pela Controladoria Geral do Município, Secretarias Municipais, Poder Legislativo e participação ativa da população no controle social.

Por COMUNICAÇÃO, fonte CONTROLADORIA
Publicado em 05/07/2022 às 15:18  •  atualizado há 19 horas

Nesta terça-feira (05), foi divulgado o Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública. O trabalho foi realizado pela Transparência Capixaba, Organização Não Governamental sem fins econômicos ou vínculos político-partidários, que avaliou todos os 78 (setenta e oito) municípios do Estado do Espírito Santo, contando com o apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional (link para acesso da avaliação: https://indice.transparenciainternacional.org.br/municipios/espirito-santo/).

Guaçuí ficou no TOP 10 das cidades mais transparentes do Estado, alcançando o nível “ótimo” na avaliação. Essa conquista é fruto do trabalho árduo realizado em conjunto pela equipe da Controladoria Geral do Município, das Secretarias, do Poder Legislativo e da participação ativa da população no controle social.

A Controladora Geral do Município, Sra. Jaqueliny de Aquino Trigo Silva, afirmou que ficou extremamente feliz com o resultado obtido, pois, desde que assumiu a função, traçou como meta inicial fazer com que o município de Guaçuí fosse um dos 10 municípios mais transparentes do Estado e, ao receber a metodologia a ser aplicada na avaliação, apesar do grande desafio, percebeu que este objetivo estava mais próximo de ser alcançado, já que muitos dos indicadores já estavam sendo trabalhados pelo Controle Interno na oportunidade. Assim, a equipe da Controladoria, em parceria com as demais Secretarias, iniciaram o levantamento dos itens pendentes.

“Sou grata ao Prefeito Jauhar pela liberdade e pela confiança depositada em nosso trabalho. O que ele incentiva em todos nós é o comprometimento, a seriedade e a honestidade. Agradeço também ao Poder Legislativo que muito contribui com o trabalho desenvolvido pelo Controle Interno na busca pela TRANSPARÊNCIA, INTEGRIDADE e COMBATE À CORRUPÇÃO. Durante o ano novas avaliações serão realizadas, tendo sido confirmadas, inclusive, outra avaliação pela Transparência Capixaba no 2º semestre e uma pela ATRICON (Associação dos Tribunais de Contas). Novos desafios estão por vir, mas com a colaboração de todos tenho a certeza que resultados ainda melhores serão alcançados por Guaçuí”, disse Jaqueliny.

Os municípios do Espírito Santo foram avaliados pela ONG Transparência Capixaba por meio de metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional. Fazem parte dos indicadores mais de oitenta itens que abrangem a legislação para maior transparência, participação da sociedade civil, comunicação e engajamento social, contas públicas e governança. É necessário ressaltar a importância desta avaliação, tendo em vista que a população merece o zelo com os recursos públicos e também a prestação de contas de forma eficiente. O município de Guaçui alcançou a décima posição com 82, 62 pontos na avaliação geral e o conceito ótimo, o que comprova a adesão aos indicadores previstos na Cartilha de Boas Práticas de Governança Pública, documento orientador aos municípios. Este é o primeiro passo de um grande trabalho da Transparência Capixaba e os municípios, já que no segundo semestre teremos a continuidade do processo de avaliação incluindo também indicadores da Saúde”, relatou Adila Damiani, Secretária de Relações Institucional e uma das avaliadoras da Transparência Capixaba.

A VOZ DA POPULAÇÃO: RESULTADOS DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2023

Noticia A VOZ DA POPULAÇÃO: RESULTADOS DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2023  há 2 meses  •  Controladoria Geral do Município

A VOZ DA POPULAÇÃO: RESULTADOS DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2023

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ RECEBE CERTIFICADO DO SELO DIAMANTE DE QUALIDADE EM TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA  há 2 meses  •  Controladoria Geral do Município