Meio Ambiente

GUAÇUÍ ULTRAPASSA A MARCA DE 100 TONELADAS DE VIDROS ENCAMINHADAS PARA RECICLAGEM

Em um ano foram coletadas 105 toneladas de vidros que deixaram de ir para aterro sanitário, gerando renda e economia para o município.

470

Por COMUNICAÇÃO, fonte SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE
Publicado em 07/07/2022 às 16:43  •  atualizado há 1 dia

Você já parou para contar o quanto de vidro é descartado em bares, restaurantes e residências diariamente? São garrafas e mais garrafas de cerveja, destilados e recipientes dos mais diversos que, na maioria das vezes, acabam parando nas lixeiras.

Com um trabalho intenso de conscientização a secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), está comemorando no mês de julho, a marca de 105 toneladas de vidros que foram recolhidas e encaminhadas para reciclagem em apenas um ano.

Todo esse material que deixou de ser destinado ao aterro sanitário, gerou economia para o município e renda para os membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí. “Com as parcerias envolvendo bares, restaurantes e a população em geral, estamos vencendo um desafio gigante que é o descarte correto desse e outros tipos de resíduos. Importante frisar que o recurso arrecadado pela Associação de Catadores com a venda dos resíduos recicláveis, praticamente tudo é investido no nosso comércio”, destaca o secretário de Meio Ambiente Roberto Martins.

Segundo ainda a Semmam, Guaçuí passou por uma grande transformação cultural, onde a cada ano, novos recordes são batidos superando as metas estipuladas.

Saiba mais

O vidro precisa de quatro mil anos para se decompor e, para produzi-lo, são necessários 1,3 mil quilos de areia, porém, ele é 100% reciclável.

No processo de reciclagem, uma quantidade 70% menor de energia é consumida, a emissão de poluentes atmosféricos é reduzida em 20% e o uso de água diminui em 50%. Porém, dados de 2011 apontam que apenas 47% de vidros foram reciclados no país.

Ainda se encontram muitas desvantagens para a coleta seletiva. As cooperativas de reciclagem, por exemplo, veem o vidro menos atrativo do que outros materiais, devido ao seu peso elevado, e também por ser um material cortante e possuir um valor de mercado bem menor que o do plástico, do papelão e do alumínio. Assim, o envolvimento da população principalmente no descarte seguindo todos os protocolos são indispensáveis.

Na reciclagem de garrafas de vidro, se estiverem inteiras, elas devem ser lavadas. Se estiverem quebradas, você pode utilizar uma garrafa pet para embalá-las.

Fotos

GUAÇUÍ ULTRAPASSA A MARCA DE 100 TONELADAS DE VIDROS ENCAMINHADAS PARA RECICLAGEM

GUAÇUÍ ULTRAPASSA A MARCA DE 100 TONELADAS DE VIDROS ENCAMINHADAS PARA RECICLAGEM

https://guacui.es.gov.br/l/cbby9.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade