Guaçuí enfrenta problema de descarte irregular de lixo nas ruas

A prática irregular causa muitos transtornos aos serviços de limpeza e paisagismo da cidade, além de riscos à saúde.

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação Semmam)
Publicado em 18/04/2018 às 11:15  •  atualizado há 14 dias

O descarte irregular de lixo e entulhos é uma constante em vários pontos da cidade de Guaçuí e compromete os serviços de limpeza pública realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), e de paisagismo, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). E a falta de consciência de algumas pessoas, além de comprometer o serviço realizado, traz mais gastos para o poder público, assim como riscos à saúde.

Em uma das principais entradas da cidade, na Avenida José Alexandre, em frente à Igreja São José, uma das avenidas de grande circulação de pessoas e veículos, é um dos pontos onde é rotineira a ação de pessoas descartando, de forma irregular, lixo e entulhos de obras. Isso compromete a limpeza e o trabalho de paisagismo da cidade, como ficou constatado por membros das duas secretarias que estiveram no local esta semana. Além disso, deixa uma má impressão para quem chega à cidade.

De acordo com informações do município, o volume de lixo jogado nas vias públicas ainda é muito grande. E isso não prejudica só a parte estética da cidade, mas traz riscos para toda a população, principalmente neste período de chuvas mais constantes, já que o essa quandtidade de resíduos pode trazer o acúmulo de água e focos do mosquito da dengue. “É fundamental que a população colabore, pois a coleta domiciliar acontece regularmente para que as pessoas deem destino correto aos seus resíduos”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Obras, mutirões de limpeza têm sido realizados constantemente, principalmente, para a retirada de entulhos e outro tipo de lixo acumulado em pontos da cidade que estão fora do padrão do que é coletado pelo caminhão compactador. Contudo, a retirada desse tipo de entulho e lixo não é uma obrigação do município e o destino deve ser dado por quem o produz. No entanto, parte da população ainda não se conscientizou que precisa fazer a sua parte.

E se tratando de obrigação de quem produz o entulho e o lixo lhe dar um destino, existe legislação que prevê sanções, como notificações e multas, para quem for flagrado ou denunciado, após comprovação. E a população pode fazer qualquer denúncia, por meio do telefone (28)3553-4943 ou pelo e-mail obrasguacui@gmail.com.

Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, coloca que, nas escolas, a equipe da Semmam aborda o tema, orientando sobre a forma correta de fazer o descarte de resíduos. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Obras irá intensificar a fiscalização com rigor, para inibir a prática abusiva de descarte irregular de resíduos sólidos que causa muitos transtornos.

Guaçuí enfrenta problema de descarte irregular de lixo nas ruas

O volume de lixo jogado nas vias públicas ainda é muito grande, em Guaçuí, o que traz transtornos e riscos à saúde da população.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 4 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia GUAÇUÍ ENGAJADA NO RECOLHIMENTO DE LATAS DE AÇO PARA RECICLAGEM No 22º lote de recolhimento, 743 latas foram destinadas à Associação de Reciclagem do município, somando 17.085 latas que tiveram destino ambientalmente correto. há 4 meses  •  Meio Ambiente