Espetáculo da natureza: o florescer dos ipês-rosa embeleza a Praça do Meio Ambiente
E para quem gosta de apreciar o espetáculo da natureza, este é o momento, pois as flores dos ipês duram no máximo 15 dias.
Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Meio Ambiente
Publicado em 29/05/2021 às 21:37 • atualizado há 8 dias
Quem visita a Praça do Meio Ambiente no bairro Quincas Machado em Guaçuí, região do Caparaó se depara com um espetáculo da natureza que é a floração de dois ipês-rosa que chama a atenção e está atraindo a visita de moradores e visitantes.
E para quem gosta de apreciar o espetáculo da natureza, este é o momento, pois as flores dos ipês duram no máximo 15 dias.
O secretário de Meio Ambiente Roberto Martins informou que dezenas de pessoas estão registrando esse momento ímpar. “Várias pessoas da cidade e de municípios vizinhos, param fazem suas fotos e filmagens e comentam sobre esse espetáculo da natureza”. Martins disse ainda que a floração acontece quando a árvore passa por período de estresse, quando o tempo está seco, por exemplo. Assim, ela lança flores e frutos para se perpetuar. A florada dos ipês causa uma sensação de alegria, renovo, calma e nos faz refletir de que precisamos participar ainda mais na defesa da vida e do meio ambiente, finalizou.
Ipê-rosa
Chega a atingir 20 metros de altura quando adulta. Produz madeira resistente, durável e pesada. Sua floração, como os outros de sua espécie, é de radiosa beleza e um dos mais populares no paisagismo urbano. Muito usada em reflorestamentos mistos para recomposição de áreas degradadas de preservação permanente. A palavra Ipê tem origem tupi e significa arvore cascuda.
Fatores que influenciam a floração dos ipês no Brasil
Existem vários fatores que precisamos levar em consideração para entender porque uma árvore não floresce. Entre eles: Luz, água, adubação, temperatura e idade da planta.
Luz (fotoperíodo): Na primavera e no verão os dias são mais longos e assim as plantas que florescem nessa época são chamadas de plantas de dias longos.
No outono e no inverno temos dias mais curtos e as plantas que florescem nessa época são chamadas de plantas de dias curtos. É o caso dos ipês, que florescem no inverno.
Água: A água também ajuda a estimular ou atrasar a floração, isso varia de acordo com a espécie. No caso dos ipês, florescem em época de seca, assim para ajudar a imitar uma situação de seca, não regue seus ipês nos meses anteriores à floração.
Adubação: O fertilizante é a comida das plantas e tanto macro quanto micronutrientes são importantes na formação das flores e frutos. Assim tenha certeza que seus ipês estejam bem nutridos.
Temperatura: A queda de temperatura também é um fator que auxilia na floração. Os ipês florescem na época onde as temperaturas são menores.
Idade da planta: A idade da planta está relacionada com a maturidade da árvore, isso varia de acordo com os cuidados com adubação, rega ou fertilidade do solo. Em geral o florescimento ocorre com cerca de 5 anos de idade, esse tempo pode diminuir se a planta estiver bem cuidada
Ipê-rosa (T. pentaphylla): em algumas regiões do Brasil é o primeiro dos ipês a florir, em junho. Em outras, o último, em setembro. Confunde-se com outras espécies de flor roxa.
Importante: Nem sempre a florada dos ipês segue exatamente estas datas, pois a influência do clima é determinante para que as árvores entrem em período de reprodução.
Fotos

Floração de dois ipês-rosa chama a atenção e está atraindo visitantes. (Divulgação)










https://guacui.es.gov.br/l/cbbcD.html
Publicações relacionadas

Noticia A PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÇUÍ REALIZA NESTA QUINTA-FEIRA (20) O PROJETO “TROCA SUSTENTÁVEL”. Uma iniciativa voltada para a conscientização ambiental e a promoção da sustentabilidade. há 31 dias • Meio Ambiente

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO DO PORTAL REFLORESTAR há 1 mês • Meio Ambiente

Noticia GUAÇUÍ INCENTIVA A SUSTENTABILIDADE COM O PRÉ-LANÇAMENTO DA PORTARIA REFLORESTAR há 1 mês • Meio Ambiente

Noticia 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE GUAÇUÍ DISCUTE OS DESAFIOS DA TRANSFORMAÇÃO ECOLÓGICA. O evento, que reuniu autoridades, especialistas e a população local, teve como tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. há 2 meses • Meio Ambiente

Noticia PROJETO AMBIENTAL "TROCA SUSTENTÁVEL" RECOLHE 167 LITROS DE ÓLEO DE COZINHA NA ESCOLA DEOCLECIANO DE OLIVEIRA A iniciativa visa promover a educação ambiental, a economia circular e a preservação ambiental, com a destinação correta do óleo para a produção de biodiesel e a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica. há 2 meses • Meio Ambiente

Noticia VEM AI A PRIMEIRA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE O evento terá como tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica” e ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Guaçuí, às 08h30. há 2 meses • Meio Ambiente

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ REALIZA VACINAÇÃO ANTIVIROSE PELO PROGRAMA PET VIDA As doses foram aplicadas pelos veterinários das Clinicas Pet House e VetCenter, ambas credenciadas ao programa. há 4 meses • Meio Ambiente

Noticia PROGRAMA PET VIDA COMEÇA A FUNCIONAR EM GUAÇUÍ Os atendimentos aos proprietários de cães gatos tiveram início nesta quinta-feira (27) na Sede da Secretaria de Meio Ambiente, onde serão feitos os cadastros. há 9 meses • Meio Ambiente

Noticia PET VIDA há 9 meses • Meio Ambiente

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ REALIZA 12ª MOSTRA DE VÍDEOS CURTAS AMBIENTAL Com o tema “Meio Ambiente: A Importância da Preservação”, o evento buscou fomentar o debate e a reflexão sobre questões ambientais, além de mobilizar a sociedade em prol da sustentabilidade. há 10 meses • Meio Ambiente