Meio Ambiente

Espetáculo da natureza: o florescer dos ipês-rosa embeleza a Praça do Meio Ambiente

E para quem gosta de apreciar o espetáculo da natureza, este é o momento, pois as flores dos ipês duram no máximo 15 dias.

Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Meio Ambiente
Publicado em 29/05/2021 às 21:37  •  atualizado há 2 dias

Quem visita a Praça do Meio Ambiente no bairro Quincas Machado em Guaçuí, região do Caparaó se depara com um espetáculo da natureza que é a floração de dois ipês-rosa que chama a atenção e está atraindo a visita de moradores e visitantes.

O secretário de Meio Ambiente Roberto Martins informou que dezenas de pessoas estão registrando esse momento ímpar. “Várias pessoas da cidade e de municípios vizinhos, param fazem suas fotos e filmagens e comentam sobre esse espetáculo da natureza”. Martins disse ainda que a floração acontece quando a árvore passa por período de estresse, quando o tempo está seco, por exemplo. Assim, ela lança flores e frutos para se perpetuar. A florada dos ipês causa uma sensação de alegria, renovo, calma e nos faz refletir de que precisamos participar ainda mais na defesa da vida e do meio ambiente, finalizou.

Ipê-rosa

Chega a atingir 20 metros de altura quando adulta. Produz madeira resistente, durável e pesada. Sua floração, como os outros de sua espécie, é de radiosa beleza e um dos mais populares no paisagismo urbano. Muito usada em reflorestamentos mistos para recomposição de áreas degradadas de preservação permanente. A palavra Ipê tem origem tupi e significa arvore cascuda.

Fatores que influenciam a floração dos ipês no Brasil

Existem vários fatores que precisamos levar em consideração para entender porque uma árvore não floresce. Entre eles: Luz, água, adubação, temperatura e idade da planta.

Luz (fotoperíodo): Na primavera e no verão os dias são mais longos e assim as plantas que florescem nessa época são chamadas de plantas de dias longos.
No outono e no inverno temos dias mais curtos e as plantas que florescem nessa época são chamadas de plantas de dias curtos. É o caso dos ipês, que florescem no inverno.

Água: A água também ajuda a estimular ou atrasar a floração, isso varia de acordo com a espécie. No caso dos ipês, florescem em época de seca, assim para ajudar a imitar uma situação de seca, não regue seus ipês nos meses anteriores à floração.

Adubação: O fertilizante é a comida das plantas e tanto macro quanto micronutrientes são importantes na formação das flores e frutos. Assim tenha certeza que seus ipês estejam bem nutridos.

Temperatura: A queda de temperatura também é um fator que auxilia na floração. Os ipês florescem na época onde as temperaturas são menores.

Idade da planta: A idade da planta está relacionada com a maturidade da árvore, isso varia de acordo com os cuidados com adubação, rega ou fertilidade do solo. Em geral o florescimento ocorre com cerca de 5 anos de idade, esse tempo pode diminuir se a planta estiver bem cuidada

Ipê-rosa (T. pentaphylla): em algumas regiões do Brasil é o primeiro dos ipês a florir, em junho. Em outras, o último, em setembro. Confunde-se com outras espécies de flor roxa.

Importante: Nem sempre a florada dos ipês segue exatamente estas datas, pois a influência do clima é determinante para que as árvores entrem em período de reprodução.

Floração de dois ipês-rosa chama a atenção e está atraindo visitantes. (Divulgação)

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 3 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA