Educação encerrou 2017 com balanço positivo

Projetos, formação de profissionais, melhorias nas escolas e merenda com ainda mais qualidade marcaram início a mudanças no setor

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Fotos (PMG\Divulgação)
Publicado em 09/01/2018 às 14:19  •  atualizado há 2 dias

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Guaçuí encerrou o ano de 2017 fazendo uma avaliação de que o balanço de suas atividades foi positivo. De acordo com a Seme, foram realizados diversos projetos, formações de profissionais, melhorias nas instalações de escolas do município e na qualidade da merenda, marcando o início de mudanças na rede municipal de ensino.

Esta afirmação é feita pelo secretário municipal de Educação, Vanderson Pires Vieira. Ele enfatiza que o balanço de encerramento de 2017 foi positivo. “Fechamos 2017 com uma avaliação muito positiva de nossas ações, dando início a uma série de mudanças que visam à melhoria da educação na rede municipal”, coloca o secretário.

Já a superintendente pedagógica da Seme, Márcia Maria de Oliveira, destaca o trabalho realizado pelos educadores da rede municipal. “Todos se empenharam para que houvesse uma evolução dos nossos resultados nos índices pedagógicos”, afirma Márcia.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Educação, vários projetos foram realizados, durante o ano passado, como o “Alfabetização Agora”, que consiste no reforço escolar para alunos com deficiência de aprendizagem. Também foi realizado o projeto “Desenvolvimento em Leitura” (DEL), que foi incluído nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como objetivo o estímulo à prática da leitura. “E junto com isso, fizemos a aquisição de 618 livros”, informa o secretário Vanderson Vieira.

Outro projeto que, segundo a Seme, trouxe muitos frutos foi a “Horta da Cidania”, com a implantação de hortas em quase todas as escolas da rede municipal que são utilizadas nas práticas pedagógicas. “O projeto colaborou ainda na melhoria da qualidade da merenda escolar, com produtos colhidos na própria instituição de ensino”, destaca Vanderson. Aliás, o oferecimento de uma merenda escolar com cada vez mais qualidade tem sido uma prioridade da administração municipal, por meio da Secretaria de Educação.

A preocupação com a formação extracurricular de crianças e jovens de Guaçuí também tem sido outra prioridade. A Secretaria Municipal de Educação lançou o projeto sócio-educacional de integração escolar “Bombeiros do Futuro”, numa parceria com a unidade do Corpo de Bombeiros do município. No primeiro módulo, crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 14 anos, das Escolas Municipais Isaura Marques da Silva e Eugênio de Souza Paixão, receberam aulas de civismo, ética e cidadania, além de educação ambiental, educação física, primeiros socorros, combate a incêndios, salvamento e defesa civil.

Outro projeto trabalhado foi a “Ação Global Youthmax Initiative”, realizado em parceria com a coach, teacher, trainer e speaker, da empresa John Maxwell Team (JMT), Rita Zózimo. O objetivo é a prevenção e a resolução de conflitos, ao mesmo tempo em que capacitam os alunos a enfrentar situações desconfortáveis com confiança.

Foram realizados ainda os projetos “Mais Educação”, onde os alunos recebem reforço em Matemática e Língua Portuguesa, assim como atividades culturais, como dança, música e capoeira, e “Jovens Empreendedores”, realizado em parceria com o Sebrae ES, além do lançamento do livro de poesias “Retratos de uma adolescente”, da jovem Monize Silva Marques, de 14 anos, que é aluna da Escola Municipal Jose Antônio de Carvalho, no distrito de São Tiago. Foram realizados ainda projetos nas escolas municipais sobre Educação Ambiental, Educação Alimentar, Educação para o Trânsito e Educação em Saúde.

Formação

A Secretaria Municipal de Educação também investiu na formação dos profissionais do setor. Foram realizados cursos e capacitações, como o “Fortalecimento de Gestão”, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Sedu), direcionado a diretores e supervisores escolares, e de “Educação Infantil e Creches”, para professores deste segmento, além de capacitação para professores do 4º e 5º anos e preparação para a “Prova Brasil”.

Foram realizados, ainda, a “Ação Alfa”, junto com a Sedu, na formação de profissionais da alfabetização e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. E também a formação do Agrinho, junto com o Senar e o curso de formação de “Cuidadores Escolares”, numa parceria voluntária do pólo da Fatece/Ceap, de Guaçuí.

Estrutura física

Além de todos os projetos e formação para os profissionais, a Secretaria Municipal de Educação também realizou a compra de equipamentos para escolas e creches da rede e reforma e revitalização das instituições de ensino de Guaçuí, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras. As unidades receberam melhorias em suas instalações, assim como pintura. Destaque ainda para o início das atividades da Creche Maria Célia de Paula Muruci, no bairro Horto Florestal.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Educação encerrou 2017 com balanço positivo

A Secretaria Municipal de Educação realizou vários projetos durante o ano passado.

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 - LEI PAULO GUSTAVO

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA DE GUAÇUÍ REALIZA OPERAÇÃO DE RETIRADA DE SOLO SATURADO NA REGIÃO DA MIÇANGA  há 1 mês  •  Educação

Vídeo PROGRAMA GUAÇUÍ + AÇÃO | EDUCAÇÃO  há 2 meses  •  Educação

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 - LEI PAULO GUSTAVO