Meio Ambiente

Destruição de gaiolas abre programação da 28ª Feira do Verde em Guaçuí

A Feira começou com destruição de gaiolas e armadilhas e seguirá esta sexta (8), com o tema “Animais Silvestres: preservar é responsabilidade de todos”

2.271

Por Comunicação Guaçuí , fonte Meio Ambiente Guaçuí
Publicado em 04/06/2018 às 12:42  •  atualizado há 3 dias

Foi aberta, na manhã desta segunda (4), a programação da 28ª Feira do Verde de Guaçuí, que seguirá até sexta (8), para celebrar a Semana do Meio Ambiente. O evento é uma realização da Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e está voltado para o verdadeiro sentido da semana, que é o de educar e conscientizar, para preservar a natureza. A Feira conta com o apoio da Câmara Municipal de Guaçuí, projeto Cereias, Ibama, Iema e Polícia Militar Ambiental.

E a programação começou com uma ação efetiva de preservação que foi a destruição de gaiolas e armadilhas de pássaros, realizada na Praça da Igreja Matriz, com a participação de alunos da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira. Também estavam presentes autoridades civis e militares e todos conferiram a destruição de 200 gaiolas e armadilhas em praça pública, simbolizando o objetivo de preservar o meio ambiente, em especial a sua fauna, conforme o tema da Feira do Verde deste ano “Animas Silvestres: preservar é responsabilidade de todos”. O tema foi escolhido pela população, conforme destacado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins.

O secretário destacou que o tráfico de animais é o terceiro maior no mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas e que, no Espírito Santo, existem 198 espécies em risco de extinção, pontuando que a região do Caparaó é local de grande trajeto do tráfico de animais. “Algumas espécies estão em risco crítico, como a onça pintada, e precisamos nos conscientizar que os animais são muito importantes para o equilíbrio ecológico”, disse. “E a prefeita Vera Costa nos pediu uma programação pedagógica, voltada para a educação ambiental, porque meio ambiente é coisa muito séria, assim como ter responsabilidade com o dinheiro público, fazendo uma programação onde estamos gastando pouco e buscando mais resultados”, completou o secretário, lembrando que o poder público não faz nada sozinho. “Por isso, precisamos da colaboração de todos”, concluiu.

Já a prefeita Vera Costa, que estava presente à ação na Praça da Matriz, se dirigindo de forma especial aos estudantes presentes, colocou que algumas pessoas têm lhe perguntado sobre a realização de shows durante a Feira do Verde. “E eu respondo que o maior objetivo num evento como esse é a conscientização ambiental e que é preciso que todos colaborem e participem dessa preservação”, disse. “De que adianta, por exemplo, a Prefeitura fazer a limpeza de ruas, praças e jardins se as pessoas não fizerem sua parte, porque em pouco tempo vai estar tudo sujo de novo”, questionou a prefeita. “Ficamos tristes quando temos que limpar o Rio Veado e encontramos sofás e máquinas de lavar dentro dele, e é por isso, que precisamos conscientizar os mais jovens para que, no futuro, não tenhamos adultos que joguem essas coisas no rio”, completou Vera Costa, lembrando a importância da Mostra de Vídeos Curtas Ambiental, que vai acontecer nesta terça-feira, abrindo oficialmente a Feira do Verde.

Foram destruídas 200 gaiolas e armadilhas, simbolizando o objetivo de preservar em especial a fauna, conforme o tema da Feira do Verde: “Animas Silvestres: preservar é responsabilidade de todos"

Um dos alunos do 7º ano, da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira, Leonardo Mateus, 12 anos, que estava presente à ação de destruição das gaiolas e armadilhas, falou que estava feliz em poder participar. “Fico muito feliz em saber que muitos pássaros não vão ficar mais presos e vão ter mais árvores, porque são eles que espalham as sementes”, disse.

Também presente, o vereador Lissinho falou em nome da Câmara Municipal de Guaçuí e destacou o trabalho realizado pela Semmam. “Os alunos devem prestar muita atenção à mensagem que está sendo passada durante a Feira do Verde”, destacou. Enquanto o comandante da Polícia Militar Ambiental (PMA), tenente Neves, afirmou que a ação é um passo para a sensibilização e que cada gaiola destruída representa pelo menos um pássaro livre. “O equilíbrio do meio ambiente começa e está dentro de nossa casa, então, levem essa mensagem para suas casas”, afirmou, se dirigindo aos estudantes que estavam na praça.

Ainda estavam presentes o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Leonardo Ridolfi, a secretária municipal de Governo e Articulação Institucional, Maria Alice Carvalho Mendonça Moulin, e a comendadora Madalena Emery de Carvalho, além de representantes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Agricultura, entre outros membros da equipe da Semmam e populares que foram prestigiar a iniciativa.

Distribuição de Mudas

E dando continuidade à programação da Feira do Verde de Guaçuí, na tarde do mesmo dia, das 13 às 17 horas, foi realizado o cadastramento e distribuição de mudas de árvores da Mata Atlântica, também da Praça da Igreja Matriz. Foram distribuídas 500 mudas nativas da Mata Atlântica e frutíferas pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). O cadastro foi feito para que, posteriormente, moradores do município que tenham interesse em receber novas mudas sejam acionados e contemplados com as espécies cadastradas.

Programação

A abertura oficial da Feira do Verde vai acontecer nesta terça-feira (5), com a realização da 6ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental, a partir das 18 horas, no Teatro Municipal Fernando Torres. Os vídeos foram todos produzidos por alunos das escolas de Guaçuí, tendo como base o tema da Feira do Verde: “Animais Silvestres: preservar é responsabilidade de todos”. Depois da Feira, de 11 a 13 de junho, irão acontecer as reprises dos vídeos, para quem não tiver chance de assisti-los no dia 5.

Já na quarta-feira, dia 6 de junho, também no Teatro Municipal, serão realizadas duas palestras e ainda a entrega do certificado e premiações do concurso fotográfico “Animais Silvestres”. A programação continua até sexta-feira (8). Veja abaixo:

28ª Feira do Verde

4/6 – Segunda-feira

9h – Destruição de gaiolas e armadilhas na Praça da Matriz, com alunos das escolas do município.

13h às 17h – Cadastramento e distribuição de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, na Praça da Matriz.

5/6 – Terça-feira

18h – Abertura oficial da 28ª Feira do Verde com exibição da 6ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental com o tema “Animais silvestres: preservar é responsabilidade de todos”.

6/6 – Quarta-feira

Palestras no Teatro Municipal Fernando Torres, com certificado e premiações do Concurso Fotográfico “Animais Silvestres”.

9h – Guilherme Gomes de Souza – Chefe do Ibama de Cachoeiro de Itapemirim

Tema: Homens: não somos os únicos no planeta.

Premiações do Concurso Fotográfico

14h – Gabriel José Silva Uzai – Médico veterinário especialista em animais silvestres

Tema: Principais interferências antrópicas na vida dos animais silvestres.

7/6 – Quinta-feira

7h30 – Limpeza simbólica do Rio Veado – concentração na Praça João Acacinho

8/6 – Sexta-feira

14h – Soltura de animais silvestres na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), Alimercino Gomes de Carvalho, Estância São Lucas – Fazenda Aparecida, localidade Córrego Sossego, em Guaçuí.

Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial

(28) 3553-1387

Marcos Freire

comunicacao@guacui.es.gov.br

www.guacui.es.gov.br

www.facebook.com.br/prefeituradeguacui

www.youtube.com/prefeituradeguacui

www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Destruição de gaiolas abre programação da 28ª Feira do Verde em Guaçuí

Programação da Feira do Verde de Guaçui terá destruição de gaiolas, soltura de animais silvestres e Mostra de Vídeos de Curtas Ambiental, entre outras atividades. (Divulgação PMG)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://guacui.es.gov.br/noticia/2018/06/destruicao-de-gaiolas-abre-programacao-da-28-feira-do-verde-em-guacui.html

Publicações relacionadas

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 4 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia GUAÇUÍ ENGAJADA NO RECOLHIMENTO DE LATAS DE AÇO PARA RECICLAGEM No 22º lote de recolhimento, 743 latas foram destinadas à Associação de Reciclagem do município, somando 17.085 latas que tiveram destino ambientalmente correto. há 4 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DESTACA AÇÕES E DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE LOCAL O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). há 4 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia DA COZINHA À SUSTENTABILIDADE: DIA “D” RECOLHE 834 LITROS DE ÓLEO DE COZINHA USADOS Os 834 litros de óleo de cozinha usados foram trocados por materiais de limpeza: sabão, detergente, cloro e desinfetante. há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia QUASE UMA TONELADA DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS RECOLHIDOS NA “SEMANA LIXO ZERO” A ação aconteceu de 23 a 26 de outubro na Praça do Meio Ambiente e recolheu 945 quilos. há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia TRANSFORMANDO LATAS DE AÇO: UM CICLO SUSTENTÁVEL DE RECICLAGEM Em 21 lotes de recolhimento, um total de 17.062 latas tiveram a destinação ambientalmente correta, garantindo um futuro mais sustentável. há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia ALUNOS DE ENGENHARIA FLORESTAL DA UFES VISITAM A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE A pauta principal teve como foco o papel da gestão ambiental local na preservação da natureza. há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REMOVE ÁRVORE COM EXTREMO RISCO DE QUEDA NA PRAÇA DA MATRIZ  há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROMOVE A AÇÃO SEMANA LIXO ZERO De 23 a 27 de outubro haverá o descarte consciente de resíduo eletrônico. há 6 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia ORQUÍDEAS SÃO PLANTADAS NA PRAÇA DA BANDEIRA EM GUAÇUÍ Cerca de 50 mudas fazem parte da segunda etapa do Projeto Orquídeas na Praça. há 6 meses  •  Meio Ambiente

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade