Destruição de gaiolas abre programação da 28ª Feira do Verde em Guaçuí
A Feira começou com destruição de gaiolas e armadilhas e seguirá esta sexta (8), com o tema “Animais Silvestres: preservar é responsabilidade de todos”
Por Comunicação Guaçuí , fonte Meio Ambiente Guaçuí
Publicado em 04/06/2018 às 12:42 • atualizado há 2 dias
Foi aberta, na manhã desta segunda (4), a programação da 28ª Feira do Verde de Guaçuí, que seguirá até sexta (8), para celebrar a Semana do Meio Ambiente. O evento é uma realização da Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e está voltado para o verdadeiro sentido da semana, que é o de educar e conscientizar, para preservar a natureza. A Feira conta com o apoio da Câmara Municipal de Guaçuí, projeto Cereias, Ibama, Iema e Polícia Militar Ambiental.
E a programação começou com uma ação efetiva de preservação que foi a destruição de gaiolas e armadilhas de pássaros, realizada na Praça da Igreja Matriz, com a participação de alunos da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira. Também estavam presentes autoridades civis e militares e todos conferiram a destruição de 200 gaiolas e armadilhas em praça pública, simbolizando o objetivo de preservar o meio ambiente, em especial a sua fauna, conforme o tema da Feira do Verde deste ano “Animas Silvestres: preservar é responsabilidade de todos”. O tema foi escolhido pela população, conforme destacado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins.
O secretário destacou que o tráfico de animais é o terceiro maior no mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas e que, no Espírito Santo, existem 198 espécies em risco de extinção, pontuando que a região do Caparaó é local de grande trajeto do tráfico de animais. “Algumas espécies estão em risco crítico, como a onça pintada, e precisamos nos conscientizar que os animais são muito importantes para o equilíbrio ecológico”, disse. “E a prefeita Vera Costa nos pediu uma programação pedagógica, voltada para a educação ambiental, porque meio ambiente é coisa muito séria, assim como ter responsabilidade com o dinheiro público, fazendo uma programação onde estamos gastando pouco e buscando mais resultados”, completou o secretário, lembrando que o poder público não faz nada sozinho. “Por isso, precisamos da colaboração de todos”, concluiu.
Já a prefeita Vera Costa, que estava presente à ação na Praça da Matriz, se dirigindo de forma especial aos estudantes presentes, colocou que algumas pessoas têm lhe perguntado sobre a realização de shows durante a Feira do Verde. “E eu respondo que o maior objetivo num evento como esse é a conscientização ambiental e que é preciso que todos colaborem e participem dessa preservação”, disse. “De que adianta, por exemplo, a Prefeitura fazer a limpeza de ruas, praças e jardins se as pessoas não fizerem sua parte, porque em pouco tempo vai estar tudo sujo de novo”, questionou a prefeita. “Ficamos tristes quando temos que limpar o Rio Veado e encontramos sofás e máquinas de lavar dentro dele, e é por isso, que precisamos conscientizar os mais jovens para que, no futuro, não tenhamos adultos que joguem essas coisas no rio”, completou Vera Costa, lembrando a importância da Mostra de Vídeos Curtas Ambiental, que vai acontecer nesta terça-feira, abrindo oficialmente a Feira do Verde.
Foram destruídas 200 gaiolas e armadilhas, simbolizando o objetivo de preservar em especial a fauna, conforme o tema da Feira do Verde: “Animas Silvestres: preservar é responsabilidade de todos"
Um dos alunos do 7º ano, da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira, Leonardo Mateus, 12 anos, que estava presente à ação de destruição das gaiolas e armadilhas, falou que estava feliz em poder participar. “Fico muito feliz em saber que muitos pássaros não vão ficar mais presos e vão ter mais árvores, porque são eles que espalham as sementes”, disse.
Também presente, o vereador Lissinho falou em nome da Câmara Municipal de Guaçuí e destacou o trabalho realizado pela Semmam. “Os alunos devem prestar muita atenção à mensagem que está sendo passada durante a Feira do Verde”, destacou. Enquanto o comandante da Polícia Militar Ambiental (PMA), tenente Neves, afirmou que a ação é um passo para a sensibilização e que cada gaiola destruída representa pelo menos um pássaro livre. “O equilíbrio do meio ambiente começa e está dentro de nossa casa, então, levem essa mensagem para suas casas”, afirmou, se dirigindo aos estudantes que estavam na praça.
Ainda estavam presentes o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Leonardo Ridolfi, a secretária municipal de Governo e Articulação Institucional, Maria Alice Carvalho Mendonça Moulin, e a comendadora Madalena Emery de Carvalho, além de representantes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Agricultura, entre outros membros da equipe da Semmam e populares que foram prestigiar a iniciativa.
Distribuição de Mudas
E dando continuidade à programação da Feira do Verde de Guaçuí, na tarde do mesmo dia, das 13 às 17 horas, foi realizado o cadastramento e distribuição de mudas de árvores da Mata Atlântica, também da Praça da Igreja Matriz. Foram distribuídas 500 mudas nativas da Mata Atlântica e frutíferas pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). O cadastro foi feito para que, posteriormente, moradores do município que tenham interesse em receber novas mudas sejam acionados e contemplados com as espécies cadastradas.
Programação
A abertura oficial da Feira do Verde vai acontecer nesta terça-feira (5), com a realização da 6ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental, a partir das 18 horas, no Teatro Municipal Fernando Torres. Os vídeos foram todos produzidos por alunos das escolas de Guaçuí, tendo como base o tema da Feira do Verde: “Animais Silvestres: preservar é responsabilidade de todos”. Depois da Feira, de 11 a 13 de junho, irão acontecer as reprises dos vídeos, para quem não tiver chance de assisti-los no dia 5.
Já na quarta-feira, dia 6 de junho, também no Teatro Municipal, serão realizadas duas palestras e ainda a entrega do certificado e premiações do concurso fotográfico “Animais Silvestres”. A programação continua até sexta-feira (8). Veja abaixo:
28ª Feira do Verde
4/6 – Segunda-feira
9h – Destruição de gaiolas e armadilhas na Praça da Matriz, com alunos das escolas do município.
13h às 17h – Cadastramento e distribuição de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, na Praça da Matriz.
5/6 – Terça-feira
18h – Abertura oficial da 28ª Feira do Verde com exibição da 6ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental com o tema “Animais silvestres: preservar é responsabilidade de todos”.
6/6 – Quarta-feira
Palestras no Teatro Municipal Fernando Torres, com certificado e premiações do Concurso Fotográfico “Animais Silvestres”.
9h – Guilherme Gomes de Souza – Chefe do Ibama de Cachoeiro de Itapemirim
Tema: Homens: não somos os únicos no planeta.
Premiações do Concurso Fotográfico
14h – Gabriel José Silva Uzai – Médico veterinário especialista em animais silvestres
Tema: Principais interferências antrópicas na vida dos animais silvestres.
7/6 – Quinta-feira
7h30 – Limpeza simbólica do Rio Veado – concentração na Praça João Acacinho
8/6 – Sexta-feira
14h – Soltura de animais silvestres na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), Alimercino Gomes de Carvalho, Estância São Lucas – Fazenda Aparecida, localidade Córrego Sossego, em Guaçuí.
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
(28) 3553-1387
Marcos Freire
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
Fotos

Programação da Feira do Verde de Guaçui terá destruição de gaiolas, soltura de animais silvestres e Mostra de Vídeos de Curtas Ambiental, entre outras atividades. (Divulgação PMG)



















https://guacui.es.gov.br/noticia/2018/06/destruicao-de-gaiolas-abre-programacao-da-28-feira-do-verde-em-guacui.html
Publicações relacionadas
Noticia ORGANIZAÇÃO, EMOÇÃO E ALTA QUALIDADE DOS VÍDEOS MARCAM EVENTO CONCORRIDO DA MOSTRA DOS CURTAS EM GUAÇUÍ Muito aplaudidos, os vídeos apontam níveis sem precedentes do aquecimento global e dispara “alerta” para humanidade. há 2 dias • Meio Ambiente
Noticia MAIS DE MEIA TONELADA DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS SÃO RECOLHIDOS EM GUAÇUÍ A ação dá início às comemorações do mês do Meio Ambiente. há 4 dias • Meio Ambiente

Vídeo PROGRAMA GUAÇUÍ + AÇÃO | MEIO AMBIENTE - 03/06/2023 há 4 dias • Meio Ambiente

Noticia CONSELHO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DE GUAÇUÍ REALIZA MAIS UMA REUNIÃO ORDINÁRIA O Comdema é um órgão colegiado autônomo de caráter consultivo, deliberativo e normativo do Sistema Municipal de Meio Ambiente. há 9 dias • Meio Ambiente

Noticia MOSTRA DE VÍDEOS CURTAS AMBIENTAL 2023 TERÁ TRANSMISSÃO ONLINE Evento também contará com interpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). há 10 dias • Meio Ambiente

Noticia CONHEÇA OS SETE FILMES QUE SERÃO EXIBIDOS NA 11ª MOSTRA EDUCACIONAL DE VÍDEOS CURTAS AMBIENTAL A Mostra acontecerá no próximo dia 06 de junho com tema: Aquecimento global. há 11 dias • Meio Ambiente

Noticia BAIRRO VALE DO SOL RECEBE SERVIÇOS DE JARDINAGEM Foram plantadas 63 mudas de espirradeiras nas cores vermelha, rosa e branca. há 15 dias • Meio Ambiente

Noticia CURTAS-METRAGENS NA LUTA PELO COMBATE AO AQUECIMENTO GLOBAL SERÃO EXIBIDOS EM GUAÇUÍ A Mostra de Vídeos Curtas Ambiental acontecerá no próximo dia 06 de junho com tema: Aquecimento global. há 17 dias • Meio Ambiente

Noticia ÁREAS AJARDINADAS DE DISTRITOS RECEBEM MANUTENÇÃO Os trabalhos foram desenvolvidos nos distritos de São Pedro de Rates e São Tiago. há 17 dias • Meio Ambiente

Noticia MAIS 759 LATAS DE AÇO SÃO RECOLHIDAS PELA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DESTINADAS À RECICLAGEM Em 14 lotes de recolhimento, foram recolhidas um total de 11.812 latas de aço que tiveram destino ambientalmente correto. há 24 dias • Meio Ambiente