Comunidade Quilombola Córrego do Sossego finaliza projeto “Valorização da Arte Culinária Córrego do Sossego”
Um dos objetivos alcançado com o projeto foi o resgate da culinária afrodescendente, onde foram selecionadas 13 receitas a base de fubá e canjiquinha para a construção do Livro de Receitas Quilombola
Por COMUNICAÇÃO, fonte SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO E ESPORTE
Publicado em 17/11/2021 às 10:23 • atualizado há 23 horas
A Comunidade Quilombola Córrego do Sossego finalizou a execução do projeto “Valorização da Arte Culinária Córrego do Sossego” e formalizou a entrega na tarde desta terça-feira (16) com a degustação das saborosas receitas da cultura afrodescendente.
O projeto que teve início no ano de 2020 tem como objetivo a construção de uma pequena unidade de produção de fubá e canjiquinha, que atualmente contribui com as famílias que comercializam no Programa Compra Direta da Agricultura – CDA.
A construção desta pequena unidade de processamento trouxe uma nova perspectiva para os moradores da comunidade, pois antes o milho era levado até Guaçuí para ser processado. Hoje tanto a canjiquinha como o fubá, saem da própria comunidade para a comercialização, reduzindo custos e se tornando uma nova alternativa de renda para as famílias.
Outro objetivo alcançado com o projeto foi o resgate da culinária afrodescendente. Do universo de receitas originadas da cultura africana, foram selecionadas 13 receitas a base de fubá e canjiquinha para a construção do Livro de Receitas Quilombola.
Clique aqui para baixar o arquivo do Livro de Receitas Quilombola
As receitas tiveram um significado muito importante para as mulheres que selecionaram e preparam com riqueza de detalhes. Elas representam um resgate das lembranças, das lutas, da resistência e da sabedoria quilombola e cada uma delas trouxe uma memória de infância, uma lembrança das histórias sobre os quilombos, que foram contadas de geração em geração e registram um pouco da história e valores desta comunidade contribuindo para o empoderamento da atuação das mulheres que se uniram para protagonizar este novo capítulo da história da Comunidade Quilombola.
Na oportunidade o Coordenador do Escritório Local do Incaper, Maxwel Assis de Souza presenteou a comunidade com 2 variedades de sementes de milho de qualidade, o Imperador 204 e Incaper 203, para eles estarem cultivando e posteriormente estar dividindo a semente com agricultores da região
O prefeito Marcos Luiz Jauhar agradeceu a todos que ajudaram na realização do projeto e disse, “É uma alegria muito grande partilhar esse momento com vocês, me coloco sempre a disposição para estar ajudando a comunidade, dentro das nossas possibilidades”.
Todo o projeto aconteceu com recursos do Governo do Estado do Espírito Santo através da Secretaria Estadual de Cultura - Secult, acompanhado pela Secretaria Municipal de Agricultura, pela Técnica em Agropecuária Kênia Rezende Cardoso e pelo Incaper, por meio da Economista Doméstica Ana Paula Pereira de Castro.
Também estiveram presentes no evento a secretária de Agricultura, Christiany Fitaroni, o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Eleon Spala, o superintendente de Cultura, Guilherme Mandrake, a Técnica em Agropecuária Kênia Rezende Cardoso e a Economista Doméstica, Ana Paula Pereira de Castro.
Fotos

Comunidade Quilombola Córrego do Sossego finaliza projeto “Valorização da Arte Culinária Córrego do Sossego”




















Arquivos disponíveis
https://guacui.es.gov.br/l/cbbmD.html
Publicações relacionadas

Noticia VIVÊNCIA “SABORES TRADICIONAIS E ANCESTRAIS” VALORIZA A CULTURA E A CULINÁRIA DOS POVOS TRADICIONAIS EM GUAÇUÍ há 5 dias • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia GUAÇUÍ SE PREPARA PARA O 25° FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO COM UMA SEMANA DE ARTE E CULTURA há 9 dias • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia EVENTO ''SABORES DO CAPARAÓ: CULTURA, GASTRONOMIA E TRADIÇÃO QUE ENCANTAM GUAÇUÍ'' há 10 dias • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2025 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2025 SELEÇÃO ESPAÇO, AMBIENTES E INICIATIVAS ARTÍSTICO-CULTURAIS PARA RECEBERSUBSÍDIO PARA MANUTENÇÃOCOM RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA – PNAB (LEI Nº 14.399/2022) há 19 dias • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2025 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2025 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FIRMAR TERMO DE EXECUÇÃO CULTURAL COM RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA – PNAB (LEI Nº 14.399/2022) há 19 dias • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia GUAÇUÍ PROMOVE PASSEIO CICLÍSTICO NO FERIADO DE 1º DE MAIO há 1 mês • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2025 CELEBRAÇÃO DE TERMO DE FOMENTO ENTRE O MUNICÍPIO DE GUAÇUÍ/ES, POR MEIO DA SECRETARIA COMPETENTE, E A ASSOCIAÇÃO GUARDIÕES DO CAPARAÓ MOTO CLUBE, VISANDO O APOIO À REALIZAÇÃO DO EVENTO "8º MOTOROCK GUARDIÕES DO CAPARAÓ" há 1 mês • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia GUAÇUÍ SE TORNA CAMPEÃO DA COPA SUB-11 há 1 mês • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia GUAÇUÍ PROMOVE ENCONTRO PARA FORTALECER O TURISMO REGIONAL há 2 meses • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia ESPETÁCULO “CADÊ MAFALDA?” EM GUAÇUÍ — DIVERSÃO PARA TODA A FAMÍLIA! há 2 meses • Cultura, Turismo e Esporte