Meio Ambiente

COLETA SELETIVA DE VIDRO EM GUAÇUÍ ATINGE A MARCA DE 130 TONELADAS

A marca histórica foi alcançada com apenas um ano de atividade.

1.265

Por COMUNICAÇÃO, fonte MEIO AMBIENTE
Publicado em 05/08/2022 às 11:16  •  atualizado há 2 horas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), está comemorando a marca de 130 toneladas de vidro que foram encaminhadas para a reciclagem. A atividade teve início no final do mês de julho de 2021, onde por meio de campanhas de conscientização, palestras, reuniões, visitas e muita divulgação por parte da Semmam, alcançou a expressiva marca.

As informações levantadas dão conta que a maioria desse resíduo ou era encaminhada para o aterro sanitário ou descartada indevidamente na natureza, podendo causar acidentes, lesões e poluição. Além disso, garrafas e outras embalagens de vidro podem acumular água e causar a proliferação do mosquito da dengue.

A partir da implantação do serviço, todo esse material passou a ser descartado nos Pontos de Entrega Voluntária ou recolhidos. Para participar, o cidadão deve separar o material e colocá-lo com cuidado em saco plástico para que a equipe da coleta seletiva o recolha, podendo ainda fazer a entrega diretamente na sede da Asguamar no bairro Horto Florestal ou agendar o recolhimento junto a Semmam por meio do tel (28) 3553-2462.

São reaproveitados potes de alimentos, perfumes, garrafas de sucos, cervejas e outras bebidas. A população pode contribuir também com garrafas de cerveja “long neck”, que não há reutilização no comércio tendo assim a necessidade de dar o devido descarte.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente Roberto Martins, “embalagens de vidro podem ser totalmente reutilizadas para a produção de novos produtos, gerando menor consumo de energia, com menor emissão de resíduos e partículas de CO2, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente. Além disso, como é produzido a partir de minerais como areia, barrilha, calcário e feldspato, sua reciclagem e reaproveitamento permite que a quantidade de matéria-prima retirada da natureza seja menor, resultando em benefícios ecológicos, econômicos e sociais”, finalizou.

Importante saber

O vidro, se descartado no ambiente causa uma série de riscos. Considerando ainda o alto volume nos aterros sanitários, o vidro é o campeão em entulhos, até por que não pode ser compactado como o papel, se feito isso se transforma em perigosos cacos cortantes. Resultado: o vidro pode se acumular no ambiente ao ponto de não ter espaço suficiente para comportá-lo. Assim, a reciclagem é uma das soluções mais eficazes.

Fotos

COLETA SELETIVA DE VIDRO EM GUAÇUÍ ATINGE A MARCA DE 130 TONELADAS

COLETA SELETIVA DE VIDRO EM GUAÇUÍ ATINGE A MARCA DE 130 TONELADAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://guacui.es.gov.br/l/cbb0c.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade