SAAE

Cisabes e Funasa monitoram qualidade da água em Guaçuí e outras três cidades do Sul do Estado

A coleta e análises para monitoramento acontecerá a partir da próxima segunda-feira (22).

Por Comunicação Guaçuí, fonte SAAE
Publicado em 19/02/2021 às 10:09  •  atualizado há 3 dias

A partir da próxima segunda-feira (22), o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (Cisabes) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) darão início a coletas e análises para monitoramento de qualidade da água das Estações de Tratamento de Guaçuí e dos municípios de Alegre, Mimoso do Sul e Vargem Alta.

A ação contará com a Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água da Funasa, que possui todo o material necessário para fazer as análises de parâmetros exigidos pela legislação, tais como PH, Turbidez, Cloro, Cor, Flúor, Ferro, Manganês, Coliformes Totais, Escherichia Coli.

A química do Cisabes, Ludimila Zacché, dará início à visitação aos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE) para coleta em cada Estação de Tratamento de Água, permitindo que o controle da qualidade seja mais rigoroso e transparente. “Além das análises de água, vamos dar orientações técnicas sobre as melhores práticas laboratoriais, dentro dos parâmetros exigidos pela legislação. Nosso objetivo é auxiliar as autarquias municipais na garantia de distribuição de água de qualidade para a população. Esse é o nosso compromisso”, destacou a química.

A vigilância e controle da qualidade da água para o consumo humano é um importante instrumento de proteção à saúde, prevenindo doenças de veiculação hídrica. “A Funasa cumprindo sua missão de promover saúde pública, acredita ser de grande importância o monitoramento da qualidade da água ofertada nos municípios. Sendo assim, em parceria com o CISABES, disponibilizou o seu laboratório móvel capaz de realizar análise de potabilidade da água, garantindo assim a qualidade da água entregue a população”, ressaltou o superintendente estadual da Funasa Ayrton Silveira.

A ação contará com a Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água da Funasa. (Funasa)