Meio Ambiente

PROJETO "RECICLA GUAÇUÍ" GANHA REFORÇO DISPONIBILIZANDO NÚMERO DE TELEFONE PARA A POPULAÇÃO

O cidadão poderá solicitar serviços de recolhimento e ainda mostrar por meio de Whatsapp, sua contribuição na reciclagem que será publicado em redes sociais.

Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Meio Ambiente
Publicado em 13/03/2023 às 17:06  •  atualizado há 22 horas

Com o objetivo de conscientizar cada vez mais a população sobre a prática da reciclagem, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Guaçuí está reforçando o projeto “Recicla Guaçuí”. De acordo com a iniciativa, o cidadão, por meio do aplicativo WhatsApp, poderá enviar suas fotos ou pequenos filmes, para o número de telefone (28) 99976-9867 mostrando sua contribuição no dia a dia, desde a separação do lixo reciclável até o seu descarte em algum Ponto de Entrega Voluntária (PEV), espalhados em pontos estratégicos da cidade, de onde o caminhão da coleta seletiva recolhe os resíduos e lhes dá o destino adequado.

Visando ainda mais a conscientização da população, o projeto tem ainda por objetivo divulgar bons exemplos e práticas conscientes, estimulando e consolidando a importância da reciclagem, conforme explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins.

Segundo o secretário, um projeto simples, se bem trabalhado, pode alcançar resultados satisfatórios, estimulando e mostrando que não há outra solução, senão pelo engajamento de todos. “Muito se fala em coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos, como alternativas para a redução do volume de lixo a ser disposto em aterros ou lixões, mas a ação, por meio do exemplo, dispensa qualquer discurso daquilo que é necessário ser feito”, afirma Martins.

De acordo com o secretário, a população sabe que, devido à crescente quantidade de resíduos, a reciclagem se torna uma atitude cada vez mais importante para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas. “O lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente e pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, pouco mais que 1 quilo de lixo por dia”, enfatiza. “Desta forma, se torna inevitável o desenvolvimento, cada vez maior, de uma cultura de reciclagem, tendo em vista a escassez dos recursos naturais não renováveis e a falta de espaço para acondicionar tanto lixo”, pontua Roberto Martins, destacando que a coleta seletiva em Guaçuí, em 2022, recolheu 550 toneladas de recicláveis incluindo quase 4 mil litros de óleo de cozinha usados e em pouco mais de um ano 150 toneladas de vidro.

Diante desse quadro, segundo ele, fica demonstrada a importância da reciclagem para a diminuição da quantidade de lixo produzido, com o reaproveitamento de diversos materiais, o que vem colaborar na preservação da natureza. “E é dentro desse contexto e visando conscientizar cada vez mais a população dessa importância, que precisamos mostrar que essa ação começa dentro da casa do cidadão, quando ali é feita a separação do que pode ser reciclado”, conclui o secretário.

Como participar:
Para participar, cada filme ou foto deve ser enviado para o número de WhatsApp (28) 99976-9867, acompanhado de nome completo de quem está enviando, do bairro onde reside e seu endereço no Instagram. O material será postado nas redes sociais. Conforme explica a Semmam, o aparelho celular com o número divulgado foi adquirido por meio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, podendo também mensagens solicitando recolhimentos de volumes maiores de resíduos recicláveis.

PROJETO "RECICLA GUAÇUÍ" GANHA REFORÇO DISPONIBILANDO NÚMERODE TELEFONE PARA A POPULAÇÃO

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 3 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA