Meio Ambiente

MAIS DE 10 MIL LATAS DE AÇO SÃO ENCAMINHADAS PARA RECICLAGEM DE GUAÇUÍ

Em treze lotes recolhidos em pouco mais de um ano, resultou na destinação de 10.681 latas para a reciclagem.

1.015

Por COMUNICAÇÃO, fonte SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE
Publicado em 22/12/2022 às 09:35  •  atualizado há 4 horas

Na tarde desta quarta-feira (21), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), recolheu da Rede Cuidar 865 latas de aço que foram encaminhadas para Associação de Catadores de Materiais Reciclados de Guaçuí. Em um total de 13 lotes recolhidos em pouco mais de um ano, 10.861 latas tiveram o descarte correto.

O aço está presente em nosso dia a dia em forma de carros, geladeiras e embalagens, por exemplo. Mais de 385 milhões de toneladas são recicladas no planeta por ano, só no Brasil mais de 200 mil toneladas de latas de aço pós consumo retornam para o processo de reciclagem.

Assim, reutilizar a lata de aço é outra forma de economizar energia, matéria-prima e tratamento do lixo.

Em Guaçuí, a Semmam realizou a parceria com a Farmácia Cidadã Estadual, na Rede Cuidar no chamado Projeto Circulatas, que visa a estimular a sustentabilidade, uma vez que as latas vazias devolvidas nas farmácias são destinadas às associações de reciclagem dos municípios, além de auxiliar no controle de estoque das unidades.

Uma das responsabilidades do usuário é a devolução dos recipientes vazios no ato da retirada de uma nova dieta. Além disso, sob a orientação, de acordo com o termo, de que a quantidade a ser recebida no mês será equivalente à quantidade dos recipientes vazios na entrega, facilita o controle e a destinação correta para reciclagem.

Durante o recebimento do 13º lote, estiveram presentes na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente parte da equipe do Sicredi Guaçuí: Jhonatan Carvalho, Pedro Zampirolli e Taiane Depra, que apoiam os projetos ambientais do município. Segundo Jhonatan Carvalho “o Sicredi desenvolve e apoia, ao longo dos anos, projetos de sustentabilidade, responsabilidade social, equidade de gênero, educação, inclusão e diversidade, todos ligados diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Assim, parabenizamos e construímos essa parceria junto a Semmam”, informou.

É importante frisar que as latas de aço também causam danos ao meio ambiente, pois demoram aproximadamente 100 anos para se decompor totalmente. Porém, o grave problema ambiental é o desmatamento, já que grandes volumes de terra precisam ser removidos para o processamento do minério de ferro (matéria-prima do aço). Além disso, há a liberação de metais tóxicos durante a oxidação do ferro, o que é prejudicial à saúde e ao meio ambiente.

Fotos

MAIS DE 10 MIL LATAS DE AÇO SÃO ENCAMINHADAS PARA RECICLAGEM DE GUAÇUÍ

MAIS DE 10 MIL LATAS DE AÇO SÃO ENCAMINHADAS PARA RECICLAGEM DE GUAÇUÍ

 

 

 

 

 

 

https://guacui.es.gov.br/l/cbb43.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade