GUAÇUÍ RECICLA 55 TONELADAS DE RESÍDUOS NO MÊS DE NOVEMBRO

A marca é a melhor do mês desde a criação da reciclagem que neste ano até aqui, reciclou 515 toneladas.

Por COMUNICAÇÃO, fonte SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE
Publicado em 15/12/2022 às 15:39  •  atualizado há 2 dias

A reciclagem de resíduos em Guaçuí já alcançou seu recorde no mês de novembro quando reciclou 55 toneladas, perfazendo até aqui nos onze meses de 2022, a marca histórica de 515 toneladas.

Nunca antes na história da reciclagem no município foi atingido essa marca, quando até então, o melhor índice registrado havia sido a do ano anterior com 428 e 343 toneladas no ano de 2020.

Segundo o secretário de Meio Ambiente Roberto Martins, “optamos por priorizar as ações educativas por meio de palestras e projetos, principalmente entre as crianças, com objetivo de fazer com que este pensamento mais ecológico chegue às residências. E essa conscientização ambiental aliada a parcerias faz com que a cada ano aumente o número de pessoas conscientes da importância de separar o lixo e encaminhá-lo a coleta seletiva”, explicou.

A Semmam destaca ainda que no período de um ano e cinco meses quando teve início a implantação da reciclagem do vidro, foram recicladas 146 toneladas, enquanto no período de um ano, foram recolhidos e encaminhado para reciclagem 3.000 litros de óleo de cozinha usados.

Também de forma inédita, a secretaria municipal de Meio Ambiente deu início recentemente o recolhimento de resíduos eletrônicos/tecnológicos, recolhendo até aqui pouco mais de 1 tonelada.

O que pode ser reciclado

Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive, caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não se deve enviar, para a reciclagem, papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.

Plásticos: 90% do lixo produzido no mundo são à base de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Podem ser reciclados sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas e até brinquedos quebrados.

Vidros: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.

Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.

Isopor: Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Por isso, é importante usar o isopor de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.

GUAÇUÍ RECICLA 55 TONELADAS DE RESÍDUOS NO MÊS DE NOVEMBRO

PROGRAMA PET VIDA COMEÇA A FUNCIONAR EM GUAÇUÍ

Noticia PROGRAMA PET VIDA COMEÇA A FUNCIONAR EM GUAÇUÍ Os atendimentos aos proprietários de cães gatos tiveram início nesta quinta-feira (27) na Sede da Secretaria de Meio Ambiente, onde serão feitos os cadastros. há 2 dias  •  Meio Ambiente

Noticia PET VIDA  há 2 dias  •  Meio Ambiente