Meio Ambiente

“DESMATAMENTO: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E SOLUÇÕES” É O TEMA DA 10ª MOSTRA DE VÍDEOS CURTAS AMBIENTAL 2022

Os sete curtas-metragens que serão exibidos, abordarão um problema grave e recorrente em várias partes do país e no mundo.

1.433

Por COMUNICAÇÃO, fonte SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE
Publicado em 14/04/2022 às 13:29  •  atualizado há 16 horas

As atividades da Semana Alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, começou a ser discutida desde o mês de fevereiro quando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), mais uma vez abriu a oportunidade de a população em geral opinar sobre o tema a ser trabalhado.

A ideia central da Mostra de Vídeos Curtas Ambiental é trazer temas relacionados a questões ambientais, numa abordagem de situações vivenciadas no cotidiano da população. O evento envolve, em média, cerca de 210 alunos e professores, além de mais de dois mil alunos assistentes.

Após ouvidos vários segmentos incluindo o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), o tema escolhido foi “Desmatamento: causas, consequências e soluções”. Assim, a exibição dos curtas-metragens será realizada no dia 08 de junho às 18h30 no Teatro Municipal Fernando Torres.

Segundo o secretário de Meio Ambiente Roberto Martins, o tema trabalhado pelas escolas é altamente relevante e afeta todo planeta porque, “uma das principais consequências do desmatamento está atrelada ao desequilíbrio ambiental provocado pela perda da vegetação nativa, onde a remoção da vegetação provoca uma grande perda da biodiversidade assim como a perda do habitat de animais e plantas, e, ainda, impacta diretamente na elevação do número de espécies em extinção, dentre outras inúmeras consequências”.

Martins informou ainda que a Mata Atlântica abriga 20 mil espécies de plantas e mais de duas mil espécies de animais, algumas endêmicas, ou seja, só existem nesse espaço, possuindo um valor incalculável, onde a perda dessas espécies seria um verdadeiro desastre para humanidade, explicou.

O Projeto tem forte viés educativo, levando-se em conta as reflexões que gera e as transformações positivas que traz para a vida dos participantes.

A Mostra já foi vencedora de prêmios, entre eles a Mostra Nacional - Circuito Tela Verde, Prêmio Ecologia (TV Vitória/Seama) e Prêmio Biguá da TV Gazeta Sul, além de ter alcançado a primeira colocação no Prêmio Boas Práticas Gerson Camata, categoria Cidade para as Pessoas, promovido pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) em 2019 e a Medalha “Paulo Vinha”, concedida pela Assembleia Legislativa àqueles que se destacam na valorização do meio ambiente, dos recursos naturais e na luta pela preservação da biodiversidade, no ano de 2021.

Segundo ainda a Semmam, nesta edição pela segunda vez o evento contará com uma escola convidada, onde este ano será a vez da Escola Municipal Agrícola de Afonso Cláudio, com o objetivo de conhecer e implantar o projeto naquela cidade.

Saiba mais:

As principais consequências do desmatamento estão relacionadas ao meio ambiente e a tudo que lhe diz respeito. Ao desmatar, compromete-se toda a biodiversidade da área. Espécies da fauna perdem seu habitat e espécies da flora podem entrar para a lista de ameaças à extinção e assim causar um enorme desequilíbrio ambiental, prejudicando até mesmo as atividades primárias, das quais dependem muitas famílias, e também a economia, como a caça, a agricultura e a pecuária.

A retirada da cobertura vegetal também agrava a questão das mudanças climáticas. Além do aumento das emissões de gases poluentes na atmosfera que tem agravado o efeito estufa e o aquecimento global, o desmatamento também é considerado um dos fatores responsáveis pelas alterações no clima. Os anos estão cada vez mais quentes, e o aumento da temperatura da Terra tem causado inúmeros danos aos ecossistemas e também à saúde humana.

Outra questão diretamente ligada ao desmatamento está relacionada às alterações provocadas no solo, bem como nos recursos hídricos. Retirar a vegetação de uma determinada área favorece o processo de erosão do solo, pois é a cobertura vegetal que auxilia na infiltração da água da chuva. Portanto, sem ela, a água escorre sobre o solo, provocando deslizamentos e a erosão. A retirada da vegetação próxima a áreas de cursos d'água também provoca deslizamentos de terra, que se deposita nos rios, provocando então o assoreamento.

Todas essas questões convertem para o bem-estar e a qualidade de vida de todos os seres vivos no planeta. Todos nós dependemos das florestas, seja para a produção de oxigênio, seja para o fornecimento de matéria-prima para a produção de itens essenciais à vida. Se acabamos com esse recurso natural, obviamente somos nós que sofreremos diretamente as consequências. E isso já tem sido observado.

Diversos recursos naturais estão acabando, comprometendo as gerações futuras. O clima tem sofrido mudanças sentidas em todas as partes do mundo. E exatamente por essas questões, o desmatamento tem sido apontando como um dos maiores desafios da atualidade.

Temas trabalhados

A Mostra Curtas Vídeos Ambiental acontece desde 2013 e já trabalhou os seguintes temas:
2013 - Coleta Seletiva: o futuro a gente limpa agora!
2014 - Resíduos Sólidos: Lixo! E eu com isso?
2015 - Água: a sede que seca.
2016 - Plano Municipal do Saneamento Básico: reconhecendo o presente para sanear o futuro.
2017 - Mata Atlântica: o futuro em suas mãos.
2018 - Animais silvestres: preservar é responsabilidade de todos.
2019 - Coleta Seletiva: recicle seu lixo e suas atitudes.
2020 - Pandemia: o novo Coronavírus e suas implicações nos contextos socioeconômico e ambiental.
2021 - Queimadas e suas consequências.
2022 - Desmatamento: causas, consequências e soluções.

Fotos

“DESMATAMENTO: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E SOLUÇÕES” É O TEMA DA 10ª MOSTRA DE VÍDEOS CURTAS AMBIENTAL 2022

“DESMATAMENTO: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E SOLUÇÕES” É O TEMA DA 10ª MOSTRA DE VÍDEOS CURTAS AMBIENTAL 2022

https://guacui.es.gov.br/l/cbbv3.html

Publicações relacionadas

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 3 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia GUAÇUÍ ENGAJADA NO RECOLHIMENTO DE LATAS DE AÇO PARA RECICLAGEM No 22º lote de recolhimento, 743 latas foram destinadas à Associação de Reciclagem do município, somando 17.085 latas que tiveram destino ambientalmente correto. há 3 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DESTACA AÇÕES E DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE LOCAL O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). há 4 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia DA COZINHA À SUSTENTABILIDADE: DIA “D” RECOLHE 834 LITROS DE ÓLEO DE COZINHA USADOS Os 834 litros de óleo de cozinha usados foram trocados por materiais de limpeza: sabão, detergente, cloro e desinfetante. há 4 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia QUASE UMA TONELADA DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS RECOLHIDOS NA “SEMANA LIXO ZERO” A ação aconteceu de 23 a 26 de outubro na Praça do Meio Ambiente e recolheu 945 quilos. há 4 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia TRANSFORMANDO LATAS DE AÇO: UM CICLO SUSTENTÁVEL DE RECICLAGEM Em 21 lotes de recolhimento, um total de 17.062 latas tiveram a destinação ambientalmente correta, garantindo um futuro mais sustentável. há 4 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia ALUNOS DE ENGENHARIA FLORESTAL DA UFES VISITAM A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE A pauta principal teve como foco o papel da gestão ambiental local na preservação da natureza. há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REMOVE ÁRVORE COM EXTREMO RISCO DE QUEDA NA PRAÇA DA MATRIZ  há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROMOVE A AÇÃO SEMANA LIXO ZERO De 23 a 27 de outubro haverá o descarte consciente de resíduo eletrônico. há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia ORQUÍDEAS SÃO PLANTADAS NA PRAÇA DA BANDEIRA EM GUAÇUÍ Cerca de 50 mudas fazem parte da segunda etapa do Projeto Orquídeas na Praça. há 5 meses  •  Meio Ambiente

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade