Meio Ambiente

PROJETO RECICLA GUAÇUÍ GANHA REFORÇO COM CAIXAS E BULAS DE MEDICAMENTOS

Caixas de papel e bulas que não interagiram com os medicamentos podem ser encaminhadas para reciclagem.

1.060

Por COMUNICAÇÃO, fonte SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE
Publicado em 28/03/2022 às 14:16  •  atualizado há 1 hora

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), recebeu na manhã desta segunda-feira (28), do Serviço de atendimento especializado - Centro de testagem e Aconselhamento (SAE-CTA), da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 350 caixas de papel e bulas que não tiveram nenhum contato direto com os medicamentos e serão encaminhadas para reciclagem.

Esses resíduos foram encaminhados e entregues após reunião estabelecendo a parceria entre os dois setores envolvendo a Semmam por meio do secretário da pasta Roberto Martins e Ellen Christina M. Nogueira Soares, Enfermeira e coordenadora do SAE-CTA, Amanda Nunes Barrada, Assistente Social, Renata Fernanda Alves Aguiar Andrade, farmacêutica e Cristhiane Andreza Martins, psicóloga, visando dentro das normas legais, dar a destinação correta dessas caixas e bulas. Importante frisar que nessa parceria, as embalagens secundárias, terciárias e bulas, por não estarem em contato direto com o medicamento, e algumas primárias, por não interagirem com as embalagens, não são contaminadas e o descarte ocorre normalmente no lixo comum para reciclagem. Outros tipos de embalagens que não podem ser recicladas necessitam de processos diferentes do usuais.

Segundo informações dos setores envolvidos, caixas de papel, assim como a bula, são classificadas como embalagens secundárias, pois não têm contato direto com o medicamento. Dessa forma, elas não são tóxicas para o ambiente e podem ser legalmente destinadas para a reciclagem reforçando ainda mais a coleta seletiva no município.

Basicamente, cada medicamento possui dois tipos de embalagem e cada uma delas precisa de uma destinação específica. A embalagem que fica em contato direto com o remédio tem uma outra destinação, enquanto a embalagem externa, normalmente feita de papel, deve ir para a reciclagem. Assim, somente as embalagens totalmente separadas dos medicamentos desde o ponto de coleta poderão ser encaminhadas para a reciclagem.

Saiba mais

 

Embalagens primárias:

Têm contato direto com o produto e são a maior barreira de proteção, como exemplo blisters e frascos de vidro.

Embalagens secundárias:

Protegem a embalagem primária, como cartuchos (caixinhas que envolvem a embalagem primária).

Embalagens terciárias:

Contêm a embalagem primária e secundária para que haja melhor transporte - caixas de papelão são o exemplo mais comum.

Fotos

PROJETO RECICLA GUAÇUÍ GANHA REFORÇO COM CAIXAS E BULAS DE MEDICAMENTOS

PROJETO RECICLA GUAÇUÍ GANHA REFORÇO COM CAIXAS E BULAS DE MEDICAMENTOS

https://guacui.es.gov.br/l/cbbtQ.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade