Nos dez primeiros meses de 2021, foram recicladas 350 toneladas de resíduos.

Todo o material recolhido é encaminhado para a sede da Asguamar que realiza uma triagem e posteriormente comercializado, gerando renda para 16 famílias da associação.

Por COMUNICAÇÃO, fonte SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE
Publicado em 16/11/2021 às 13:33  •  atualizado há 16 horas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), está comemorando a marca expressiva de 47 toneladas de resíduos reciclados somente no mês de outubro, um recorde para o ano de 2021 que acumula até aqui a marca de 350 toneladas de resíduos reciclados, bem perto da meta de 400 toneladas estipulada para o ano.

De segunda a sábado os integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar), realizam o recolhimento dos resíduos recicláveis em pontos estratégicos da cidade, incluindo zona rural e escolas.

Ao todo são 86 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que estão ao dispor de toda população para realizar o descarte correto dos resíduos que podem ser reciclados.

A intenção da Semmam é a aquisição de mais 30 PEVs. Contudo, com o aumento considerável dos materiais para sua confecção o projeto ainda está em andamento.

Todo o material recolhido é encaminhado para a sede da Asguamar que realiza uma triagem e posteriormente comercializado, gerando renda para 16 famílias da associação, proporcionando economia para o município que deixa de pagar pelo transporte desses resíduos para o aterro sanitário e contribui para o meio ambiente.

Importante frisar que a Prefeitura Municipal de Guaçuí por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, exerce uma importante contrapartida para a coleta seletiva oferecendo a sede provisória para Asguamar, caminhão baú para recolhimento dos resíduos, manutenção, combustível, motorista, uma funcionária para auxiliar nas demandas administrativas e operacionais, assistente social, todos os PEVs, uma verba mensal de R$ 9.009,00, tudo em contrato, além de um contínuo e diversificado trabalho de educação ambiental para fortalecer a reciclagem no município.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente Roberto Martins, o sucesso da reciclagem em Guaçuí não acontece por acaso, sendo fruto de um longo e continuo trabalho envolvendo parcerias. “O sucesso da reciclagem no município se deve a um grande e contínuo trabalho de educação ambiental com apoio da secretaria de Educação, ao engajamento das demais secretarias que separam seus resíduos, a população que assimilou rapidamente a importância e benefícios da reciclagem, aos empresários do município como por exemplo o senhor Edvaldo Alves de Carvalho, proprietário da Carvalho Artefato de Cimento, que já doou até aqui mais de 500 bags para Asguamar para uso de acondicionamento dos resíduos no interior dos PEVs e seu recolhimento”, informou.

Recicla Guaçuí
Separar o lixo contribui para a preservação do meio ambiente, já que os recicláveis deixam de ser destinados aos aterros sanitários junto com o lixo comum. Os recicláveis são reaproveitados, se transformam em outros produtos, evitando novos processos de extração de matérias-primas da natureza.

Recicláveis demoram anos, décadas e até séculos para se decompor no meio ambiente. Por isso, a importância da coleta seletiva. Os materiais de reciclagem não requerem muita energia para serem remanufaturados em comparação com a conversão de novas matérias-primas em produtos utilizáveis, portanto, gera economia.

Adotar essa ideia e ter ações diárias de reciclagem não requer mudanças de estilo de vida tão dramáticas como pode parecer à primeira vista. Estudos apontam que em uma casa ou empresa, há mais resíduos recicláveis do que não recicláveis. Portanto, faça a sua parte!

Nos dez primeiros meses de 2021, foram recicladas 350 toneladas de resíduos.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 3 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia GUAÇUÍ ENGAJADA NO RECOLHIMENTO DE LATAS DE AÇO PARA RECICLAGEM No 22º lote de recolhimento, 743 latas foram destinadas à Associação de Reciclagem do município, somando 17.085 latas que tiveram destino ambientalmente correto. há 3 meses  •  Meio Ambiente