Controladoria Geral do Município

Guaçuí está em dia com transparência da Covid-19 e não fez contratações

Em relação ao pedido do MPC, Prefeitura esclarece que fez aquisições de materiais neste período de pandemia, mas não foram feitas contratações de pessoal

Por Comunicação Guaçuí, fonte Contraladoria Guaçuí
Publicado em 18/06/2020 às 13:27  •  atualizado há 2 dias

Diante da divulgação de uma representação do Ministério Público de Contas (MPC), solicitando medida cautelar para que alguns municípios divulguem, em 48 horas, as contratações e compras emergenciais realizadas para enfrentamento da Covid-19, a Prefeitura de Guaçuí esclarece que já vem cumprindo medidas de transparência na divulgação desses dados, antes dessa solicitação. Conforme informações do município, o próprio MPC identificou que a área específica para publicações dos recursos aplicados no combate à pandemia já estava disponível no portal da Prefeitura (www.guacui.es.gov.br).

Contudo, vinha sendo feita uma adequação desse portal à legislação, o que, segundo a Prefeitura de Guaçuí, não trouxe prejuízos de acesso a informações, já que estas sempre puderam ser encontradas por meio de uma área do site do município. Basta clicar em “Acesso Rápido” e depois em “Portal da Transparência” (https://guacui-es.portaltp.com.br/), onde se encontram informações bem claras, incluindo a área “Despesas” que traz tudo sobre a aplicação de recursos em empenhos, liquidações e pagamentos para custear serviços ou investimentos no desenvolvimento econômico.

E, agora, no “Portal da Transparência”, o cidadão também encontra a área “Covid-19” que apresenta as ações para o combate e controle da pandemia do Coronavírus. Ou seja, o portal da Prefeitura foi adequado à atual legislação, para distinguir as informações sobre essa área específica. E, mais recentemente, foi acrescentado, na tela inicial do site, o botão de link “Portal da Transparência Covid-19” que leva o cidadão direto para a área “Covid-19” que, antes, precisava ser acessada pelo “Acesso Rápido” e “Portal da Transparência”.

Ao lado deste botão de link, também já estão outros botões de link que trazem informações sobre as ações e a situação do município durante a pandemia, sendo eles “Boletim Epidemiológico” (com todos os boletins da Vigilância Epidemiológica publicados até agora) e “Coronavírus”, onde estão todos os decretos, portarias e legislação, publicados pelo município e estado, além de orientações de prevenção para a população.

O mais claro possível

Ou seja, como destaca a prefeita de Guaçuí, Vera Costa, todas as informações estão disponíveis para a população dentro do portal da Prefeitura. “Todas as despesas e receitas sempre estiveram e estão disponíveis ao cidadão, no site do município, bastando acessar o Portal da Transparência, sendo atualizadas, em tempo real”, afirma. “E, agora, durante a pandemia, também estamos disponibilizando todas as informações, da maneira mais clara possível”, completa.

A Prefeitura destaca que o município de Guaçuí só passou a ter um Portal da Transparência, efetivamente, a partir do ano de 2013, portanto, início da atual gestão da administração municipal. “E desde o começo até hoje, continuamos firmes no cumprimento da legislação para permanecermos assim, com total transparência das ações de nossa administração”, enfatiza a prefeita.

Além do Portal da Transparência, Guaçuí também implantou o acesso eletrônico à “Ouvidoria Municipal”,  (e-Sic e e-SUS – que também podem ser encontrados no “Acesso Rápido”) e também está disponível o “Acesso à Informação”, onde qualquer cidadão pode solicitar a informação que desejar, caso não a encontre no Portal da Transparêcia da forma que deseja. Essa transparência foi destacada, inclusive em matéria do próprio portal Aqui Notícias (que também divulgou a solicitação do MPC) sob o titulo “Guaçuí é o município mais transparente da região do Caparaó”, publicada em maio do ano passado.

Guaçuí está em dia com transparência da Covid-19 e não fez contratações

Mais recentemente, foi acrescentado, na tela inicial do site, o botão de link “Portal da Transparência Covid-19” que leva o cidadão direto para a área “Covid-19”. (Comunicação Guaçuí)

A VOZ DA POPULAÇÃO: RESULTADOS DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2023

Noticia A VOZ DA POPULAÇÃO: RESULTADOS DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2023  há 2 meses  •  Controladoria Geral do Município