Meio Ambiente

Guaçuí inaugura sede do Meio Ambiente e Praça de Educação Ambiental

A Prefeitura inaugurou a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), no bairro Quincas Machado, e da Praça da Educação Ambiental

1.957

Por Comunicação Guaçuí, fonte Meio Ambiente Guaçuí
Publicado em 19/02/2020 às 13:17  •  atualizado há 1 dia

A manhã foi de mais uma inauguração em Guaçuí, nesta quarta-feira (19). E desta vez, uma inauguração especial, por ser mais um passo à frente do município no embelezamento da cidade e na educação ambiental. Com a presença de autoridades, representantes da comunidade e alunos de escolas do município, a Prefeitura inaugurou a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), no bairro Quincas Machado, e da Praça da Educação Ambiental.

A obra foi realizada com recursos próprios do município e compreende uma casa de madeira, onde está a parte administrativa da Secretaria, e a reforma e ampliação de uma estrutura de alvenaria, onde ficam os arquivos, uma mesa de reunião, banheiros e cozinha, da Semmam. Nesta parte, o município investiu mais de R$ 48 mil. Contudo, além disso, também utilizando recursos e mão de obra próprios, da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos (Semoisp) e da própria Semmam, para a construção da Praça de Educação Ambiental, toda calçada e com jardins floridos e árvores.

A prefeita Vera Costa estava muito feliz com a beleza do local e o trabalho realizado pelas equipes da Semmam e da Semoisp, convidando-os para ficarem à frente na solenidade. “Essa obra é a cereja do bolo de um trabalho do secretário (de Meio Ambiente) Roberto Martins e sua equipe que são muito comprometidos com as questões ambientais que já recebeu prêmios da TV Gazeta, da Amunes e do Ministério do Meio Ambiente”, destacou. “E a presença de alunos da Rede Municipal aqui hoje não é para encher as cadeiras, mas para marcar o trabalho de educação ambiental que é realizado pelo município com nossas crianças e jovens”, pontuou. Estavam presentes alunos das Escolas Municipais São Geraldo, Anísio Teixeira e Deocleciano de Oliveira, além da Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiros.

Elogiando o trabalho realizado pelas equipes das Secretarias e dando como exemplo a limpeza pública que é feita por equipes próprias do município, Vera Costa disse que não se pode aceitar que pessoas afirmem que servidor público não trabalha, “só quer mamar na teta”. “Quem diz isso é justamente quem não trabalha, é desocupado e tem tempo para ficar na internet falando mal dos outros”, disparou, destacando que quem trabalha muito muitas vezes não é visto. “Outro dia, um empresário aqui da cidade me disse que eu estava sumida, que não me via, então, também disse que não o via com facilidade, e ele me falou que não tinha tempo, porque tem que cuidar do município e eu, então, disse a ele que esse também era o motivo de não ser muito vista, porque não sobrava tempo porque tenho que cuidar do município”, contou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, estava emocionado e disse que o sentimento era de gratidão, naquele momento, lembrando de todos que participaram para que a obra se concretizasse. “Essa obra tem a ajuda de todos, começando com o ex-secretário de Obras, Hermes Guimarães, e sendo continuada pelo secretário Marcello Rodolfo, passando por todas as secretarias, pelo SAAE, porque ninguém faz nada sozinho e, nessa administração, trabalhamos em equipe”, afirmou Martins que apresentou uma retrospectiva das ações da Semmam nos últimos três anos, com destaque para a coleta seletiva, o paisagismo da cidade e a educação ambiental. “Nossos projetos estão sendo copiados por outros municípios e já são patrimônios de Guaçuí, lembrando que toda parceria é importante, porque não há governo no mundo que consiga acabar com seus problemas se não tiver a ajuda efetiva da população”, completou.

Depois da solenidade, que foi aberta por uma apresentação dos alunos do projeto de Desenvolvimento da Leitura (DEL), da Escola Municipal São Geraldo, que apresentaram a leitura dos livros “O mundinho azul”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, e do poema “A Arca de Noé”, de Vinícius de Morais, os alunos também participaram do plantio de uma árvore, junto com a prefeita Vera Costa e o secretário Roberto Martins. Em seguida, foi desatada a fita da inauguração da sede da Semmam.

Também estavam presentes o presidente da Câmara Municipal de Guaçuí, vereador Angelo Moreira, além dos vereadores Marcos do Goes e Licinho, o ex-prefeito Luis Moulin, e os secretários municipais Marcello Lougom Rodolfo (Obras), Josilda Amorim (Assistência Social), Leonardo Ridolfi (Cultura, Turismo e Esportes), Tina Costa (Finanças), Valeska Guaitolini (Gestão Administrativa), Maria Alice Moulin (Governo) e Heliene Coelho (Planejamento). Também estavam presentes a comendadora Maria Madalena Emery de Carvalho, o ex-vereador Paulo Viana de Aguiar, o instrutor do TG01-013, sargento Patrique da Silva e Silva e representantes do Lions Club, Rotary Club, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar), entre outros.

Trabalho

Na solenidade, o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, apresentou um breve relato das ações de sua pasta, nos últimos três anos. Nesse período, a Semmam distribuiu 5 mil mudas de árvores nativas, com a expectativa de chegar a 6 mil este ano, promovendo o aumento da área verde em Guaçuí. “Passamos a valorizar também ainda mais o paisagismo da cidade, humanizando o ambiente e incrementando o turismo”, enfatizou Martins.

Ele destacou, ainda, a participação de Guaçuí no Dia Mundial da Limpeza, quando foram coletadas mais de 100 toneladas de lixo. Uma ação que veio complementar a educação ambiental no município que tem seu ápice com a realização da Mostra de Vídeos Curtas Ambiental. “No Curtas, nesses três anos, trabalhamos três temas muito importantes, um em cada ano: defesa da Mata Atlântica, preservação dos animais silvestres e a reciclagem”, lembrou o secretário. “E recentemente, a Mostra ficou com o primeiro lugar no Prêmio Boas Práticas, da Amunes”, completou.

Falando em reciclagem, Roberto Martins colocou que, até o início deste ano, Guaçuí ultrapassou a marca de mais de 1 milhão de quilos (mil toneladas) de resíduos que foram reciclados, dentro da Coleta Seletiva do município, feita por meio da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar), com o apoio da Prefeitura. Só em 2019, foram coletadas 350 toneladas de material reciclável, além de ter sido implantada a coleta seletiva nas escolas. “Temos recebido pedidos de outros municípios, o último foi Barra de São Francisco, querendo informações de como funciona nossa coleta seletiva, a Mostra Curtas e nosso paisagismo”, conta.

Além disso, a Semmam realizou a soltura de animais silvestres. “Devolvemos à natureza mais de 500 animais silvestres”, disse Roberto Martins. “Além disso, implantamos o sonhado licenciamento ambiental, desenvolvemos e estabelecemos parcerias, conseguimos a aquisição de impressora, notebooks, máquina fotográfica e devemos receber um veículo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, e hoje estamos inaugurando a sede com espaço para educação ambiental, sempre mantendo a meta de realizar com planejamento, resultados e transparência”, finalizou.

Informações para a imprensa

Superintendência de Imprensa Oficial

Marcos Freire

comunicacao@guacui.es.gov.br

www.guacui.es.gov.br

www.facebook.com.br/prefeituradeguacui

www.youtube.com/prefeituradeguacui

www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Guaçuí inaugura sede do Meio Ambiente e Praça de Educação Ambiental

A inauguração aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), com a participação de autoridades, representantes da sociedade e alunos de escolas municipais. (Comunicação Guaçuí)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://guacui.es.gov.br/noticia/2020/02/guacui-inaugura-sede-do-meio-ambiente-e-praca-de-educacao-ambiental.html

Publicações relacionadas

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 4 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia GUAÇUÍ ENGAJADA NO RECOLHIMENTO DE LATAS DE AÇO PARA RECICLAGEM No 22º lote de recolhimento, 743 latas foram destinadas à Associação de Reciclagem do município, somando 17.085 latas que tiveram destino ambientalmente correto. há 4 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DESTACA AÇÕES E DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE LOCAL O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). há 4 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia DA COZINHA À SUSTENTABILIDADE: DIA “D” RECOLHE 834 LITROS DE ÓLEO DE COZINHA USADOS Os 834 litros de óleo de cozinha usados foram trocados por materiais de limpeza: sabão, detergente, cloro e desinfetante. há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia QUASE UMA TONELADA DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS RECOLHIDOS NA “SEMANA LIXO ZERO” A ação aconteceu de 23 a 26 de outubro na Praça do Meio Ambiente e recolheu 945 quilos. há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia TRANSFORMANDO LATAS DE AÇO: UM CICLO SUSTENTÁVEL DE RECICLAGEM Em 21 lotes de recolhimento, um total de 17.062 latas tiveram a destinação ambientalmente correta, garantindo um futuro mais sustentável. há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia ALUNOS DE ENGENHARIA FLORESTAL DA UFES VISITAM A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE A pauta principal teve como foco o papel da gestão ambiental local na preservação da natureza. há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REMOVE ÁRVORE COM EXTREMO RISCO DE QUEDA NA PRAÇA DA MATRIZ  há 6 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROMOVE A AÇÃO SEMANA LIXO ZERO De 23 a 27 de outubro haverá o descarte consciente de resíduo eletrônico. há 6 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia ORQUÍDEAS SÃO PLANTADAS NA PRAÇA DA BANDEIRA EM GUAÇUÍ Cerca de 50 mudas fazem parte da segunda etapa do Projeto Orquídeas na Praça. há 6 meses  •  Meio Ambiente

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade