Feira do Verde aberta com Coleta Seletiva nas Escolas de Guaçuí

Semana do Meio Ambiente começou com implantação da coleta seletiva nas escolas e amanhã acontece a Mostra de Vídeos Curtas Ambiental

Por Comunicação Guaçuí , fonte Meio Ambiente Guaçuí
Publicado em 03/06/2019 às 16:00  •  atualizado há 4 dias

Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), iniciou a programação da 29ª Feira do Verde. E como nos últimos anos, o objetivo é realizar ações pedagógicas, seguindo com o lema “Celebrando o Meio Ambiente: Preservar – Educar – Conscientizar”. O tema deste ano é “Recicle seu lixo e suas atitudes”.

A programação começou na manhã desta segunda-feira (3), com o lançamento da implantação da coleta seletiva nas escolas do município que aconteceu na Praça da Igreja Matriz, com a presença de autoridades, educadores e alunos das escolas envolvidas. Foi feita a entrega simbólica dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) que serão instalados em 11 instituições de ensino. Os PEV também estão espalhados pela cidade – num total de 30 – e é neles que as pessoas podem colocar o lixo reciclável separado em suas casas, o que é coletado pelo pessoal da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar). “Nosso objetivo é que o mesmo aconteça nas escolas”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins.

Segundo Martins, a Semmam tem promovido várias palestras nas instituições de ensino de Guaçuí e, ao mesmo tempo, a prefeita Vera Costa vinha solicitando que a coleta seletiva também fosse feita nas escolas. “A educação ambiental, discutindo a reciclagem e o uso adequado da água, tem sido nossa prioridade”, afirmou o secretário, destacando que Guaçuí está à frente na coleta seletiva no Espírito Santo, com um recorde de 40 toneladas, em janeiro deste ano. “Apenas 18% das cidades brasileiras contam com serviço de coleta seletiva e Guaçuí, em 2018 coletou 221 toneladas de recicláveis, quando nossa meta era de 200 toneladas e, agora em 2019, a meta é bater 300 toneladas, sendo que neste mês de maio já somamos 135 toneladas”, revelou o secretário.

Presente ao evento, a prefeita Vera Costa destacou que “é muito fácil fazer discurso e cobrar que o governo trabalhe pelo meio ambiente, mas não fazer sua parte”. “A preservação do meio ambiente começa em nossas casas e, para separar o lixo, não precisa de lixeira diferente e colorida, basta uma sacola para colocar o que pode ser reciclado e, na outra, o lixo orgânico que vai para o transbordo para depois ir para o aterro em Cachoeiro”, enfatizou. “E temos que elogiar o trabalho feito pelo pessoal da associação de catadores que ajudar a melhorar o meio ambiente em nossa cidade, de onde tiram seu sustento em um serviço honrado e, quanto mais nós reciclamos, mais famílias podem fazer parte da associação e ganhar seu sustento”, completou, elogiando o trabalho da equipe do secretário Roberto Martins e toda equipe da Semmam.

Vão receber um PEV cada uma, o Centro Municipal de Educação Infantil Zélia Viana Aguiar, as escolas municipais Professora Elvira Bruzzi (São Pedro de Rates), São Geraldo, Eugênio de Souza Paixão, Deocleciano de Oliveira, Isaura Marques da Silva, Professora Guiomar Soares de Azevedo (São Miguel do Caparaó), Anísio Teixeira e José Antônio de Carvalho (São Tiago), e as escolas estaduais Antônio Carneiro Ribeiro e Monsenhor Miguel de Sanctis – Escola Viva.

Também estavam presentes as secretárias municipais de Governo, Maria Alice Moulin, de Finanças, Tina Costa, de Gestão Administrativa, Waleska Guaitolini, e de Planejamento, Heliene Coelho, além dos secretários municipais interinos de Educação Liomar Luciano de Oliveira – Mazinho – e de Agricultura, Carlinda Carvalho Loyola, e representantes da Polícia Militar Ambiental e da Asguamar.

Mostra de Vídeos

A programação da Feira do Verde de Guaçuí 2019 continua nesta terça-feira (4), com a realização da 7ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental, no Teatro Municipal Fernando Torres, a partir das 19 horas. A Mostra conta com a participação das escolas do município que produzem os vídeos que abordam o tema da feira “Recicle seu lixo e suas atitudes” e que são apresentados num verdadeira festa de cultura e educação ambiental que já se tornou tradicional em Guaçuí.

A programação também terá a distribuição de duas mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica que vai acontecer nesta quarta-feira (5), além de sensibilização dos comerciantes do município com os integrantes da Asguamar, visita à sede da Associação, conhecendo a realidade do dia a dia dos associados e todo o trabalho realizado com os resíduos recicláveis e palestras sobre o tema da Feira do Verde.

Feira do Verde aberta com Coleta Seletiva nas Escolas de Guaçuí

O lançamento da implantação da coleta seletiva nas escolas do município aconteceu na Praça da Igreja Matriz. (Comunicação Guaçuí)

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 4 meses  •  Meio Ambiente