Semana do "Dia Mundial da Limpeza" termina com mais de 100 toneladas de lixo recolhidos em Guaçuí
A ação foi promovida pela prefeitura municipal e contou com a união das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Obras, Agricultura e Saúde e muitos voluntários.
Por Comunicação Guaçuí, fonte SEMMAM
Publicado em 17/09/2018 às 14:21 • atualizado há 21 minutos
Uma verdadeira operação de guerra contra o lixo descartado irregularmente foi desencadeada na semana comemorativa ao Dia Mundial da Limpeza conhecida por World Cleanup Day na cidade de Guaçuí, região do Caparaó. A ação foi promovida pela prefeitura municipal e contou com a união das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Obras, Agricultura e Saúde e muitos voluntários.
Durante quase dois meses a secretaria de Meio Ambiente promoveu uma intensa mobilização com palestras envolvendo dez escolas, uma faculdade, clubes de serviços, voluntários em geral também em redes sociais, explicando o que é e como participar da semana alusiva ao Dia Mundial da Limpeza, que tem como objetivo principal chamar a atenção para os danos ao meio ambiente pelo descarte irregular do lixo em todo o planeta.
A cidade foi mapeada e dezessete pontos, incluindo bairros da região central e periféricos além de um distrito, receberam a ação voluntária de limpeza com o recolhimento manual e com maquinários pesados das secretarias de obras e agricultura.
Um gigantesco contingente de 1.269 alunos com idades entre 02 a 17 anos de dez escolas participaram das ações de segunda a sexta-feira durante todo o dia, além da participação da Guarda Mirim, uma faculdade, membros do Lions, Rotary, jovens do Capitulo DeMolay da Maçonaria, educadores e até mesmo do Governador do Distrito 11 do Lions Clube, abrangendo parte dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo – Edson Francis da Silva Souza, esteve em Guaçuí na manhã deste sábado (15) no encerramento da solenidade, quando houve uma grande reunião na praça central da cidade, sendo apresentado um balanço das ações pelo secretário de Meio Ambiente Roberto Martins desenvolvidas de 10 a 15 de setembro com a presença da prefeita municipal Vera Costa, secretários de Obras, educação, Agricultura e muitos outros voluntários. Na oportunidade, crianças realizaram uma limpeza simbólica na praça enquanto os dados eram divulgados pelos presentes.
Segundo o secretário de Meio Ambiente Martins, todo o sucesso da ação se deu por conta da união de todos os envolvidos diante da gravidade do problema que é o descarte irregular do lixo não só em Guaçuí, mas em todo o planeta. “Foi uma gigantesca educação ambiental na prática com resultados altamente expressivos. Aproveitamos cada oportunidade para conscientizarmos as pessoas para a necessidade da reciclagem, de cada um fazer a sua parte a respeito do descarte irregular do lixo e o consumo consciente da água. É preciso o envolvimento das pessoas ou nenhum governo no mundo conseguirá vencer esse desafio gigante. Cada um é responsável pelo lixo que produz”, enfatizou.
Nos dezessete pontos de atuação foram recolhidos, 118 toneladas de lixo além de mais 187 sacos de 100 litros com resíduos recolhidos manualmente principalmente pelos alunos. Também foram plantadas duas quaresmeiras e mais dois ipês. Quase 50 professores participaram das ações além muitos outros voluntários.
Tudo foi devidamente registrado por meio de fotos e filmagens que eram enviadas diariamente para a coordenação nacional que por sua vez replicará o conteúdo para Estônia. Segundo a secretaria de Meio ambiente, o material produzido também será utilizado em educação ambiental no município.
Dentre os objetos retirados principalmente às margens do Rio Veado que corta a cidade, foram encontradas garrafas plásticas e de vidro, muitos sapatos, roupas, bolsas, pneus, brinquedos, aparelhos de celular, placa mãe de computador, embalagens de isopor para lanche, dentre outros.
O secretário de Educação Vanderson Pires Vieira ao receber o relatório final das ações disse que Guaçuí transformou o World Cleanup Day, “numa semana de muito aprendizado para os estudantes. Sem dúvida, foi o maior evento de educação ambiental já realizado em nossas escolas”, concluiu.
Também no sábado com a presença dos envolvidos incluindo a prefeita Vera Costa, foi encerrado as atividades, sendo plantado uma grande muda de ipê-amarelo no centro da cidade para marcar a primeira participação da cidade no evento e de forma emocionada disse aos presentes que “o lixo é um problema mundial e precisamos unir forças com a população, através da educação ambiental. Somente por meio da educação ambiental principalmente nas escolas, poderemos vencer esse desafio que é gigante. Todos os envolvidos estão de parabéns. Os resultados alcançados foram altamente expressivos e sem sombra de dúvidas será destaque no Brasil”, concluiu.
Dia Mundial da Limpeza
O evento começou em 2008, em uma pequena ação da Estônia, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let’s Do It” ou “Vamos fazer isso!”. Agora são mais de 150 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O modelo de limpeza é padrão e acontece simultaneamente em todos os locais participantes.
Fotos

Alunos da Escola José Antônio de Carvalho participaram das ações de limpeza.





































https://guacui.es.gov.br/noticia/2018/09/semana-do-dia-mundial-da-limpeza-termina-com-mais-de-100-toneladas-de-lixo-recolhidos-em-guacui.html
Publicações relacionadas

Noticia SEXTA CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE - APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE CIÊNCIAS há 16 dias • Meio Ambiente

Noticia A PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÇUÍ REALIZA NESTA QUINTA-FEIRA (20) O PROJETO “TROCA SUSTENTÁVEL”. Uma iniciativa voltada para a conscientização ambiental e a promoção da sustentabilidade. há 1 mês • Meio Ambiente

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO DO PORTAL REFLORESTAR há 2 meses • Meio Ambiente

Noticia GUAÇUÍ INCENTIVA A SUSTENTABILIDADE COM O PRÉ-LANÇAMENTO DA PORTARIA REFLORESTAR há 2 meses • Meio Ambiente

Noticia 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE GUAÇUÍ DISCUTE OS DESAFIOS DA TRANSFORMAÇÃO ECOLÓGICA. O evento, que reuniu autoridades, especialistas e a população local, teve como tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. há 2 meses • Meio Ambiente

Noticia PROJETO AMBIENTAL "TROCA SUSTENTÁVEL" RECOLHE 167 LITROS DE ÓLEO DE COZINHA NA ESCOLA DEOCLECIANO DE OLIVEIRA A iniciativa visa promover a educação ambiental, a economia circular e a preservação ambiental, com a destinação correta do óleo para a produção de biodiesel e a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica. há 3 meses • Meio Ambiente

Noticia VEM AI A PRIMEIRA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE O evento terá como tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica” e ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Guaçuí, às 08h30. há 3 meses • Meio Ambiente

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ REALIZA VACINAÇÃO ANTIVIROSE PELO PROGRAMA PET VIDA As doses foram aplicadas pelos veterinários das Clinicas Pet House e VetCenter, ambas credenciadas ao programa. há 4 meses • Meio Ambiente

Noticia PROGRAMA PET VIDA COMEÇA A FUNCIONAR EM GUAÇUÍ Os atendimentos aos proprietários de cães gatos tiveram início nesta quinta-feira (27) na Sede da Secretaria de Meio Ambiente, onde serão feitos os cadastros. há 10 meses • Meio Ambiente

Noticia PET VIDA há 10 meses • Meio Ambiente