Meio Ambiente

Semmam faz manutenção constante de praças e canteiros

Secretaria também dá dicas para a manutenção de jardins, o que deixa as residências e, em consequência, a cidade mais bonita

3.139

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação Semmam)
Publicado em 03/08/2017 às 10:30  •  atualizado há 4 horas

A manutenção dos jardins e canteiros de todo o município, com poda de gramado, reposição de plantas, limpeza de canteiros e irrigação, vem sendo mantida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Guaçuí, por meio de sua equipe de Jardinagem e Urbanismo. O trabalho é executado de segunda a sexta-feira, dentro de cronograma de prioridades e emergências.

Segundo informações da Semmam, o serviço de manutenção nos canteiros é indispensável e envolve diversas etapas, mesmo para os jardins mais rústicos e simples. Logo pode ser usado também nas residências, levando em conta que um jardim bem cuidado embeleza e valoriza o ambiente. Confira as dicas:

Rega

- As plantas expostas ao sol podem ser regadas de uma a duas vezes por semana, mas sempre com bom senso. É importante observar a reação da planta para, com o tempo, regá-la mais ou menos. E evite o desperdício de água.

- Vasos internos normalmente não exigem tanta água como as plantas que ficam no sol.

- As jardineiras que ficam em locais mais altos ou com grande circulação de vento precisam de mais atenção, já que, normalmente, precisam de mais água para não ficarem secas, mas sempre lembrando: sem desperdício.

- No verão, na primavera e em períodos mais quentes, as plantas devem ser regadas em dias alternados. Já nas estações mais frias, elas devem ser regadas com menos frequência.

Manutenção

- O responsável pelo jardim deve estar sempre atento às plantas daninhas. Elas podem ser retiradas de maneira mecânica, com a mão ou com uma pequena enxada mesmo.

- A terra precisa ser adubada de três a quatro vezes por ano. Cada planta exige um tipo de adubação, por isso, procure orientações com profissionais para não errar o tipo de adubo e a quantidade.

- Uma vez por mês, é importante que um profissional especializado aplique venenos específicos nos jardins para combater fungos e pragas. Se feito de maneira errada, esse processo pode causar a morte das plantas e até colocar em risco a saúde de quem fez o trabalho e dos moradores.

- O processo da poda também exige cuidados e algum conhecimento técnico, já que ele pode levar a planta à morte. O ideal é que sejam podados por um jardineiro. Já as que serão moldadas, como os buxinhos, podem ser podados com mais facilidade e sem riscos.

- Não acrescente uma nova planta ao jardim aleatoriamente. Lembre-se que as plantas não crescem só para cima, mas também para baixo. O tamanho e o tipo da raiz podem trazer problemas sérios à estrutura dos prédios e casas.

- Independente da estação do ano, a manutenção nos jardins em condomínios de pequeno a médio porte deve ser feita uma vez por mês, mais especificamente nos períodos de estiagem ou seca, quando a irrigação é um procedimento importante a ser realizado periodicamente.

- Deve-se observar as necessidades de cada espécie, de acordo com a época, pois cada uma necessita de adubos e fertilizantes específicos.

- Tratamentos contra pragas e doenças merecem atenção especial, porque podem comprometer qualquer jardim.

- As podas devem ser feitas sempre quando a espécie estiver com folhas e galhos grandes, ou quando essa apresentar galhos secos ou doentes.

- O inverno é a estação climática do ano que mais afeta as plantas, por isso, é importante que o gramado seja coberto com substrato ou terra mista peneirada para manter a umidade e fortalecer o sistema radicular, além de realizar as podas de limpeza.

- É no outono que deve ser feita a limpeza de canteiros e a adubação química específica. Primavera e verão são as épocas para poda da grama, novas adubações químicas peculiares a cada espécie e correção do pH do solo, caso seja necessário.

- É preciso prestar mais atenção na primavera e no verão, quando as doenças e pragas surgem, devido ao clima mais quente e início das chuvas.

- Sempre é necessária a renovação da quantidade de matéria orgânica do solo, bem como a correção de possíveis irregularidades.


Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
(28) 3553-1387
(28) 99992-5504 - Marcos Freire
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Semmam faz manutenção constante de praças e canteiros

O trabalho da equipe de Jardinagem é executado de segunda a sexta-feira, dentro de cronograma de prioridades e emergências.

 

 

 

 

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/08/semmam-faz-manutencao-constante-de-pracas-e-canteiros.html

Publicações relacionadas

Noticia AÇÃO DE LIMPEZA SIMBÓLICA RECOLHE MAIS DE 15 SACOS DE LIXO ÀS MARGENS DO RIO VEADO EM GUAÇUÍ  há 4 dias  •  Meio Ambiente

Noticia VISTA ECOLÓGICA - CRECHE MARIA MARGARIDA RODOLFO SILVA  há 15 dias  •  Meio Ambiente

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE CAMINHADA ECOLÓGICA COM ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL  há 26 dias  •  Meio Ambiente

Noticia PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÇUÍ DIVULGA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DO MEIO AMBIENTE  há 27 dias  •  Meio Ambiente

Noticia PREFEITURA PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL COM O PROJETO ‘FILTRANDO (H)EMOÇÕES’  há 27 dias  •  Meio Ambiente

Noticia SEXTA CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE - APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE CIÊNCIAS  há 2 meses  •  Meio Ambiente

Noticia A PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÇUÍ REALIZA NESTA QUINTA-FEIRA (20) O PROJETO “TROCA SUSTENTÁVEL”. Uma iniciativa voltada para a conscientização ambiental e a promoção da sustentabilidade. há 3 meses  •  Meio Ambiente

PORTAL REFLORESTAR

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO DO PORTAL REFLORESTAR  há 4 meses  •  Meio Ambiente

PORTAL REFLORESTAR

Noticia GUAÇUÍ INCENTIVA A SUSTENTABILIDADE COM O PRÉ-LANÇAMENTO DA PORTARIA REFLORESTAR  há 4 meses  •  Meio Ambiente

PORTAL REFLORESTAR

Noticia 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE GUAÇUÍ DISCUTE OS DESAFIOS DA TRANSFORMAÇÃO ECOLÓGICA. O evento, que reuniu autoridades, especialistas e a população local, teve como tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. há 4 meses  •  Meio Ambiente

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade