Prefeitura

Vacinação contra pólio e sarampo: Guaçuí cumpriu metas dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde

39

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 02/12/2014 às 15:46  •  atualizado há 16 dias

A imunização contra a pólio atingiu 96% das crianças menores de cinco anos, e contra o sarampo, 95%. Mas para imunizar todas as crianças nessa faixa etária, a campanha segue até o dia 12 deste mês, na Policlínica Municipal
 
Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Foto: Divulgação_Ministério da Saúde
 
A campanha de vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo foi prorrogada pelo Ministério da Saúde. Em Guaçuí, a imunização continua até o dia 12 deste mês na Policlínica Municipal, próximo à Santa Casa de Misericórdia, bairro Quincas Machado, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h e de 13h às 16h. Os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação das crianças.

Embora a campanha nacional tenha sido prorrogada, em Guaçuí as metas foram alcançadas no primeiro prazo estipulado pelo Ministério da Saúde, entre os dias 08 e 28 de novembro, com “Dias D” nos sábados, 08 e 22 de novembro, quando nove unidades de saúde do município e o ponto de apoio localizado no Assentamento Luis Taliuly Neto funcionaram para a mobilização nacional de vacinação.

“Como no Brasil muitas cidades não alcançaram as metas de imunização, a campanha foi estendida no país pelo Ministério da Saúde. Portanto, essa é mais uma oportunidade para proteger 100% das crianças menores de cinco anos em Guaçuí. Quem ainda não levou suas crianças para vacinar, não deve perder essa última chance, pois a pólio e o sarampo são doenças graves e que não podem voltar a acometer nossa população”, comenta o enfermeiro que integra a coordenação da campanha em Guaçuí, Werton dos Santos.

A vacina contra a paralisia infantil é administrada em bebês de seis meses a menores de cinco anos, por meio de gotinhas. Já a injeção contra o sarampo é aplicada em crianças de 12 meses a menores de cinco anos. Quem tiver idade em comum a essas duas faixas etárias está apto a tomar as duas vacinas de uma vez.

Paralisia Infantil

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A infecção se dá, principalmente, por via oral. Os sinais mais característicos da doença são febre, mal estar, dores de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, rigidez na nuca e meningite.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.


Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

Fotos

Vacinação contra pólio e sarampo: Guaçuí cumpriu metas dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde

https://guacui.es.gov.br/noticia/2014/12/vacinacao-contra-polio-e-sarampo-guacui-cumpriu-metas-dentro-do-prazo-estipulado-pelo-ministerio-da-saude.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade