Prefeitura

Testagem e tratamento de Aids intensificados em Guaçuí

24

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:41  •  atualizado há 2 meses

Todo o atendimento para prevenção, detecção e tratamento da doença é disponibilizado pela prefeitura para moradores de Guaçuí e de outras dez cidades da região
 
Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Foto: Divulgação

Uma data para reforçar a importância da prevenção e do teste que detecta o vírus HIV. Assim será a próxima segunda-feira (1º), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Em Guaçuí, tem sido bastante intensificado o trabalho de prevenção e tratamento da doença, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). A unidade fica na avenida Espírito Santo, centro da cidade.

A equipe disponibiliza informações e testagem rápida para detecção do vírus HIV. O resultado fica pronto e é entregue ao paciente em aproximadamente 20 minutos. Para as pessoas com confirmação da doença, são ofertados os remédios necessários e acompanhamento multidisciplinar com médico, enfermeiro, técnica de enfermagem, farmacêutico e psicóloga. Além disso, periodicamente são feitos exames específicos para avaliação de taxas. Para isso, o sangue coletado é encaminhado para o Laboratório Central (Lacen), na Grande Vitória.

“O tratamento para casos de HIV/Aids é para a vida inteira. Há pessoas que fazem acompanhamento há 30 anos. Daí a importância de detectar a doença o quanto antes, para que seja feito o tratamento adequado, com qualidade de vida para o paciente”, comenta a coordenadora e psicóloga do SAE/CTA, Luciana Souza Nunes.

Ela explica que a recomendação do Ministério da Saúde é que nas grávidas os testes rápidos para detecção de HIV/Aids, hepatites B e C e sífilis sejam feitos no primeiro, segundo e terceiro trimestres da gestação e no momento do parto (independentemente de exames anteriores). “Estas avaliações fazem parte do pré-natal. O parceiro da gestante também precisa fazer os testes”, diz Luciana Souza Nunes.

Prevenção

A Aids é uma doença sexualmente transmissível (DST) que é causada pelo vírus HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado. O contágio ocorre por relação sexual desprotegida, por compartilhamento de seringas e da mãe para o bebê (transmissão vertical).

“Portanto, o uso de preservativo é uma das formas mais eficientes de evitar o contágio. Por isso, a cada mês o SAE/CTA distribui 11.520 preservativos masculinos, principalmente nas unidades de saúde e também no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas)”, enfatiza Luciana.


HIV/Aids na região do Caparaó

Mais casos de HIV/Aids têm sido diagnosticados e tratados, graças à atuação efetiva da equipe do SAE/CTA de Guaçuí. A unidade também é referência em tratamento para moradores de outras dez cidades da região do Caparaó: Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Apiacá, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Iúna, Irupi, Alegre e Muniz Freire.

“É importante ressaltar que a elevação é reflexo do avanço no diagnóstico e no acesso da população ao exame – devido à intensificação das ações de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis no município – e não necessariamente de um acréscimo no número de casos. Portanto, convidamos a população para fazer o teste, pois temos uma demanda reprimida ainda muito intensa, ou seja, as pessoas podem estar contaminadas sem saber”, destaca a coordenadora do serviço.

O serviço de testagem foi criado em Guaçuí em 2007. Naquele ano, foram feitos 97 atendimentos com dispensação de medicamentos para tratamento de HIV/Aids. Já em 2012, foram 485 atendimentos; no ano passado 518; e neste ano até outubro 743 atendimentos com entrega dos remédios. Neste ano, até outubro, 34 novos pacientes iniciaram tratamento na unidade do SAE/CTA, em Guaçuí.

Luciana Souza Nunes explica que há casos em a doença não manifesta sintoma algum durante oito a dez anos. “Neste estágio, o paciente é portador do vírus HIV, ou seja, está contaminado e tem potencial para transmitir a doença. Daí a importância da detecção o mais cedo possível: para não colocar a vida de outras pessoas em risco. A Aids propriamente dita é a condição em que a doença já se manifestou por meio dos sintomas”, destaca a coordenadora do Serviço de Testagem e Aconselhamento.

Teste rápido

É realizado no SAE/CTA, situado na avenida Espírito Santo, na antiga Unidade de Saúde, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde. O teste é feito às segundas-feiras, de 13h às 16h, e de terças às sextas-feiras, de 7h30 às 11h e de 13h às 16h. Telefone: (28) 3553-3865
 
Quem deve fazer o teste

- Quem teve pelo menos uma relação sexual desprotegida
- Quem compartilha seringas
- Todas as gestantes e parceiros
 
O que é o SAE/CTA

O Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) é um programa do governo federal, que visa ao diagnostico e tratamento de casos de HIV/Aids, hepatite virais, sífilis e outras DSTs, além de casos referenciados de doenças infectocontagiosas como toxoplasmose, tuberculose, entre outras. O SAE/CTA de Guaçuí realiza aproximadamente 1.500 atendimentos por mês.

O objetivo é promover o acesso ao aconselhamento, ao diagnóstico do HIV, hepatites B e C e sífilis e à prevenção dessas e das demais DSTs, favorecendo segmentos populacionais em situação de maior vulnerabilidade, com respeito aos direitos humanos e à integralidade da atenção, sem restrições territoriais.
 
Aids no Brasil

Fonte: Ministério da Saúde
Desde o início da epidemia, em 1980, até o ano passado, o Brasil tem aproximadamente 718 mil pessoas que vivem com HIV/Aids.

faixa etária em que a Aids é mais incidente, em ambos os sexos, é a de 25 a 49 anos de idade. Chama atenção a análise da razão de sexos em jovens de 13 a 19 anos. Essa é a única faixa etária em que o número de casos de Aids é maior entre as mulheres. A inversão apresenta-se desde 1998.

Em relação aos jovens, os dados apontam que, embora eles tenham elevado conhecimento sobre prevenção da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, há tendência de crescimento do HIV.

Quanto à forma de transmissão entre os maiores de 13 anos de idade, prevalece a sexual. Nas mulheres, 86,8% dos casos registrados em 2012 decorreram de relações heterossexuais com pessoas infectadas pelo HIV. Entre os homens, 43,5% dos casos se deram por relações heterossexuais, 24,5% por relações homossexuais e 7,7% por bissexuais. O restante ocorreu por transmissão sanguínea e vertical.
 


 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

Fotos

Testagem e tratamento de Aids intensificados em Guaçuí

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/testagem-e-tratamento-de-aids-intensificados-em-guacui-bpjmz.html

Publicações relacionadas

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Prefeito de Guaçuí decreta luto oficial pelo falecimento de José Avematias de Oliveira O luto oficial será de três dias em memória ao servidor municipal. há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Guaçuí permanece em risco baixo no 65º Mapa de Risco. Confira as medidas de prevenção: Confira as medidas da classificação que é válida até domingo (1). há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Prefeito reúne secretariado para avaliação e planejamento de ações A reunião de secretariado aconteceu na manhã desta segunda-feira (19), no gabinete do prefeito. há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Guaçuí permanece em risco baixo no 64º Mapa de Risco, mas não podemos descuidar. Confira as medidas de prevenção: Confira as medidas da classificação que é válida até domingo (25). há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Guaçuí passa para risco baixo no 62º Mapa de Risco. Confira as medidas de prevenção: Confira as medidas da classificação que é válida até domingo (11). há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Turma do Tiro de Guerra 01-013 participa de palestra sobre Proteção e Defesa Civil A palestra foi ministrada pelo coordenador da Defesa Civil, José Carlos de Aguiar Neto. há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Guaçuí recebe representantes da Superintendência do Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU/ES) para visita técnica A SPU/ES apresentou diversos projetos da União que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da cidade. há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Mais uma semana de risco moderado em Guaçuí. Confira as medidas de prevenção: Confira as medidas da classificação que é válida a partir de hoje (21) e vai até domingo (27). há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Guaçuí permanece em risco moderado no 59º Mapa de Risco Covid-19. Confira as medidas de prevenção: Confira as medidas da classificação que é válida a partir de hoje (14) e vai até domingo (20). há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Prefeito de Guaçuí decreta luto oficial pelo falecimento de Valdir Ribeiro (Agora é Nós). O luto oficial será de três dias em memória ao servidor municipal. há 2 meses  •  Prefeitura

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade