Teatro Fernando Torres lotado na abertura da 24ª Feira do Verde
Por
Publicado em 05/06/2014 às 18:57 • atualizado há 14 minutos
A mostra de vídeos produzidos por estudantes de escolas públicas e particulares a respeito de temas ambientais marcou o início do evento, que segue até domingo (08)
Uma plateia pra lá de eufórica para ver no telão o resultado do trabalho dedicado de alunos de escolas públicas e privadas, professores e equipe de filmagem para produção de oito curtas-metragens a respeito do tema central da 24ª Feira do Verde de Guaçuí: “Lixo? E eu com isso?!”.
A exibição foi no Teatro Municipal Fernando Torres, que lotou na noite desta quarta-feira (04) para a abertura oficial da feira e da II Mostra de Vídeos Curtas Ambiental. O trabalho de produção, filmagens e edição durou cerca de três meses, envolvendo 160 alunos do ensino médio e fundamental. O evento é iniciativa da prefeitura de Guaçuí, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Cultura, Turismo e Esporte.
Os vídeos, cada um com uma abordagem diferente sobre as questões relacionadas à produção, destinação e reaproveitamento do lixo, prenderam durante mais de uma hora a atenção da plateia, que contou com a presença da prefeita Vera Costa, secretários municipais, vereadores, o assessor do deputado federal César Colnago (Ruy Gonçalves) e o deputado estadual Rodrigo Coelho.
As formas de narrativa apresentadas variaram desde a apresentação de um telejornal até ficção e documentário. Com apelo realista e depoimentos que revelaram como é a vida no lixão, o público foi surpreendido e se emocionou.
“O envolvimento por meio da produção de áudio visual é uma maneira muito eficiente para educar e conscientizar adolescentes, crianças e as famílias como um todo quanto à preservação do meio ambiente, colocando-os para vivenciar a prática, a realidade. Com esse trabalho insistente e contínuo que temos realizado e a colaboração de todos no dia a dia, teremos no futuro próximo cidadãos com atitudes cotidianas mais voltadas à preservação ambiental, uma responsabilidade de todos”, afirmou a prefeita Vera Costa.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Weriton Soroldoni, explicou que a proposta da mostra é abordar a gestão compartilhada. “Os cuidados com a preservação dos recursos naturais começa por onde vivemos, pela nossa casa, nosso ambiente de trabalho, nossa rua, nossa cidade. Preservar o meio ambiente é responsabilidade dos setores público e privado e também de cada um de nós em particular. Não podemos esperar que as atitudes partam do outro. Temos que começar por nós mesmos. E foi isso que cada vídeo mostrou com clareza”.
As melhores produções serão premiadas. O júri técnico – composto por professores universitários e profissionais ligados às áreas ambiental e artística – avaliou roteiro, edição, alinhamento ao tema proposto e fotografia.
Também será concedida premiação para o melhor filme escolhido pelo júri popular. As escolas que conquistarem primeiro lugar no júri técnico e no popular vão receber um computador cada uma. Os alunos também vão participar de uma visita técnica ao Parque Botânico da Vale do Rio Doce e a uma outra empresa a ser definida.
No ano passado, foi feita visita à empresa Marca Ambiental, localizada na Grande Vitória, para que os estudantes pudessem conhecer o processo de gestão sustentável de resíduos sólidos. O objetivo desta premiação é agregar conhecimento sobre a preservação e a conservação do meio ambiente, que é a ideia central da Feira do Verde.
Resultado da mostra será divulgado nesta quinta-feira (05)
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta (05), foi escolhido para anunciar os vencedores, de acordo com júris técnico e popular, da II Mostra de Vídeos Curtas Ambiental de Guaçuí. A premiação será no Teatro Municipal Fernando Torres, às 19h30. A votação popular foi feita durante as exibições dos filmes, pela plateia presente.
Confira quais são as escolas participantes e os filmes produzidos!
Públicas municipais:
- EMEF Deocleciano de Oliveira
Filme: Dias Melhores
Sinopse: No interior todos se conhecem e é comum que se encontrem no dia a dia. Foi justamente assim que dois vizinhos, moradores do mesmo prédio, começaram a trocar experiências, pensando em formas de reduzir e reciclar os resíduos, preocupados com futuro e a destinação do lixo.
- EMEF Isaura Marques da Silva
Vídeo: Jornal do CAIC
Sinopse: Como os resíduos da saúde são descartados? Qual a destinação? Quem faz o recolhimento? Vamos mostrar tudo com notícias imparciais e coerentes. Reportagens e entrevistas direto das ruas, hospitais e clínicas de Guaçuí. Não perca o Jornal do Caic!
- EMEF Professora Elvira Bruzzi
Filme: Xô Borrachudo!
Sinopse: Com uma pitada de humor conheça o borrachudo, pequeno, incômodo e comum morador do distrito de São Pedro de Rates. Entrevistas com profissionais da saúde e moradores explicam como lixo jogado às margens do córrego, dão condições para esse mosquito penetrar se proliferar.
- EMEF José Antônio de Carvalho
Filme: Nosso lixo, nosso futuro
Sinopse: Você conhece a tríplice lavagem? Venha junto com um professor e vários alunos visitar uma propriedade rural, conhecer o dia a dia da vida no campo e aprender a fazer esse procedimento que ajuda o meio ambiente e que muitos produtores não conhecem ou não fazem.
Públicas estaduais:
- EEEF Antonio Carneiro Ribeiro
Filme: Lixo, uma questão de consciência e amor ao meio ambiente
Sinopse: A casa de Sofia serviu de cinema para os amigos e alunos da escola Antônio Caneiro Ribeiro. Após o filme toda a turma aproveitou para lanchar. Copos, garrafas pets e outros resíduos foram parar às margens de um rio. Todo aquele lixo indignou uma das jovens, que convocou todos para uma limpeza da área.
- EEEM Monsenhor Miguel de Sanctis
Filme: Gerar lixo com luxo, ou gerar luxo com lixo?
Sinopse: Muitos acham bizarro e não aprovam, mas eles são um casal descolado, com atitudes alternativas e carregam como filosofia de vida reutilizar e reaproveitar materiais que iriam para o lixo. Conheça, também, em relatos reais, a história de Mauzir, catadora de resíduos há 20 anos.
Particulares:
- Colégio Israel
Filme: Há vida pós o Lixão
Sinopse: A saga de uma flor deixada no lixão. Ideias para minimizar o problema dos resíduos. Saiba como o senhor Pedro Renato construiu seu próprio aquecedor solar reutilizando materiais e conheça, por meio de Welington Machado, como é um biodigestor.
- Colégio São Geraldo
Filme: RUAH
Sinopse: Era só mais uma tarde de estudos para Zé Roberto e suas duas amigas, mas o inesperado aconteceu. O computador do jovem ganha vida, consciência ambiental e vai mostrar para esses alunos situações do meio ambiente que vão deixar a turma feliz e triste. Sorria e se emocione com a turma.
Participe da 24ª Feira do Verde! Veja a programação das atividades no Parque de Exposições e no Teatro Fernando Torres!
05 de junho (quinta-feira)
08h às 11h - Oficina - Expedição ao mundo sustentável
08h às 11h - Oficina - Vivência: Três sementes vitais, Reciclar - Compostar - Semear
08h às 12h - Exibição dos Vídeos da II Mostra Curtas Ambiental (Teatro)
09h - Abertura dos estandes
13h às 17h - Exibição dos Vídeos da II Mostra Curtas Ambiental (Teatro)
14h às 17h - Oficina - Expedição ao mundo sustentável
14h às 17h - Oficina - Vivência: Três sementes vitais, Reciclar - Compostar - Semear
14h30 - Oficinas de artesanato
19h - Exibição e premiação dos vídeos amadores selecionados (Teatro)
19h30 - Cerimônia de premiação II Mostra de Vídeos Curtas Ambiental (Teatro)
06 de junho (sexta-feira)
08h às 11h - Oficina - Expedição ao mundo sustentável
08h às 11h - Oficina - Vivência: Três sementes vitais, Reciclar - Compostar - Semear
09h - Atividades esportivas (Handebol e futebol de areia masculino e feminino)
14h - Atividades esportivas (Futebol de areia masculino e feminino)
14h às 17h - Oficina - Expedição ao mundo sustentável
14h às 17h - Vivência: Três sementes vitais, Reciclar - Compostar - Semear
14h30 - Oficinas de artesanato
22h - Show com a Banda Alldeia
00h - Show com Projeto Feijoada
07 de junho (sábado)
08h - Caminhada Ecológica à torre de televisão - beneficente à APAE
Inscrições: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes e
Academia Mais Saúde.
Para participar doe: 01 Pacote de fralda + Sabão em pó ou Amaciante
09h - Atividades esportivas (Futevôlei masculino)
14h - Atividades esportivas (Voleibol de areia masculino e feminino)
14h - Oficina - A fabriqueta de brincadeiras - para professores e
estudantes de graduação
16h - Apresentação cultural
19h - Sorteio da Campanha Minha Nota Vale Uma Moto
22h - Show com a Banda Mídia Show
00h - Show com Oba Oba Samba House
08 de junho (domingo)
14h - Atividades esportivas
18h - Entrega da premiação dos concursos: Poesia e fotografias
18h30 - Show com a Banda Dr. Cogumelo
20h - Show com a Banda Retrô
22h - Show com a Banda Projeto Paralelo 80
Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Fotos: Divulgação PMG_Jackson Vimercati
Mais informações para a imprensa:
Superintendência de Imprensa Oficial comunicacao@guacui.es.gov.br www.guacui.es.gov.br www.facebook.com.br/prefeituradeguacui (28) 3553-3389
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.
|
https://guacui.es.gov.br/noticia/2014/06/teatro-fernando-torres-lotado-na-abertura-da-24-feira-do-verde-out.html
Publicações relacionadas
Noticia Comunicado há 6 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 11/2024 há 8 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 10/2024 há 8 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 08/2024 há 8 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 07/2023 há 9 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 37/2023 há 9 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 87/2023 há 10 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 04/2024 Convocação há 10 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação CHP 01/2024 há 10 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação CP 01/2024 há 11 meses • Prefeitura