Prefeitura

Secretarias do Meio Ambiente, Obras e Associações dos Catadores discutem estratégias para melhorias das ações

48

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 15/02/2017 às 21:06  •  atualizado há 24 dias

 
Texto: Prefeitura de Guaçuí
Foto: Roberto Martins
 
As Secretarias do Meio Ambiente e Obras realizaram uma reunião na manhã desta terça-feira (14), com membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar). A reunião teve como um dos objetivos, ouvir dos membros da associação, sugestões para o aprimoramento do trabalho exitoso que já é referência na região do Caparaó. Outras reuniões serão agendadas.
 
Na oportunidade, alguns detalhes foram rediscutidos como a importância e necessidade do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), a agilização de detalhes burocráticos e administrativos, as novas rotas de coleta de resíduos, o reforço na equipe com novo motorista, dentre outros.
 
A partir de 2013, atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura Municipal de Guaçuí, por meio de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), retirou do lixão cinco pessoas que trabalhavam no local e as inseriu junto a outros no processo de criação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar), contando atualmente com 13 (treze) associados.
 
Os membros passaram por capacitações para aprenderem a trabalhar em grupo e gerar renda a partir da venda dos materiais separados com o apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). Um espaço foi adaptado e preparado para servir de centro de triagem e agora conta com equipamentos como prensa, elevador de fardos e balança. Além disso, a Prefeitura colocou à disposição para o recolhimento dos materiais um caminhão baú, motorista e parte da administração da Secretaria do Meio Ambiente para cuidar da documentação mensal e outras demandas burocráticas.
 
Coleta Seletiva
 
O processo da Coleta Seletiva em Guaçuí está em expansão com estudos de novas rotas visando a economia de combustível e outros quesitos que mantenham a eficácia do processo. O local que serviu para implantação foi a Avenida José Alexandre, onde a destinação do lixo seco e úmido pelos moradores é feita em caçambas, que ficam localizadas em alguns pontos do canteiro central. Em cada ponto existem duas caçambas, identificadas por cores diferentes: azul para lixo seco e preto para lixo úmido.
 
Os associados recolhem materiais recicláveis em outros pontos da cidade, como em empresas, escolas e residências que acumulam maior volume de lixo seco. Os responsáveis dos locais entram em contato com a associação que vai até o local recolher.
 
Os materiais recolhidos são armazenados numa central de triagem, onde são separados, prensados e comercializados para indústrias recicladoras. O trabalho da associação é oportunidade de geração de renda para os coletores de materiais recicláveis e seus familiares.
 
Importante saber
 
As principais vantagens para implantação de um programa de coleta seletiva são:
·Diminui a exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis;
·Reduz o consumo de energia;
·Diminui a exploração do solo, água e ar;
·Diminui a poluição do solo, água e ar;
·Diminui a proliferação de doenças e a contaminação de alimentos;
·Prolonga a vida útil dos aterros sanitários;
·Melhora a qualidade do composto produzido a partir de matéria orgânica;
·Melhora a limpeza da cidade;
·Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo;
·Diminui o custo da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias;
·Diminui o desperdício;
·Cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias;
·Gera renda pela comercialização dos recicláveis.
 
 
Exemplos de Produtos Recicláveis
 
Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas,
Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão.
Plástico: sacolas, garrafas PET, isopor, CD, tubo de pasta e escova dental, embalagens, potes.
Embalagens longa vida ou Tetra Pak: de leite, creme de leite, leite condensado, tomate, sucos, etc.
 
Como a população pode ajudar
 
Dicas de como separar o lixo para coleta
Plástico: lave-os para que não sobre restos do produto, principalmente embalagens de detergentes e xampus que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material. Tampas de potes e frascos devem ser retiradas.
Vidros: lave-os e retire as tampas. No caso de vidro quebrado, embale-o em um jornal para evitar possíveis acidentes ao coletor e identifique.
Metais: latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassadas ou prensadas para facilitar o armazenamento.
Papéis: podem ser guardados diretamente em sacos plásticos.
Procure enviar os produtos sempre soltos em uma sacola, sem nenhum material dentro. No caso de muitos itens, opte por abrir as caixas e reduzir o espaço, como as embalagens longa vida que podem ser compactadas.
 
Outros materiais
 
A Prefeitura não realiza o serviço de recolhimento de lixo tóxico (pilhas, baterias, toner de impressão, embalagens de inseticidas, tintas, medicamentos vencidos, lâmpadas fluorescentes). Segundo a Lei Federal Nº 12.305/10 os materiais devem ser devolvidos nos locais onde foram adquiridos. Já a coleta de madeira, móveis, eletrodomésticos, deve ser agendada o recolhimento junto à Secretaria Municipal de Obras.
 
 
 
 
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389
 
 
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

Fotos

Secretarias do Meio Ambiente, Obras e Associações dos Catadores discutem estratégias para melhorias das ações

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/02/secretarias-do-meio-ambiente-obras-e-associacoes-dos-catadores-discutem-estrategias-para-melhorias-das-acoes.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade