Prefeitura

Secretaria do Meio Ambiente se une ao Ifes em prol de comunidade rural

34

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:50  •  atualizado há 20 dias

A comunidade do Distrito de São Miguel do Caparaó, pertencente a Guaçuí, recebeu a visita de representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) do Campus de Alegre - ES, para apresentar o programa “Cidadania Itinerante”. A visita se deu graças a uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
 
O programa promove a reeducação ambiental em comunidades rurais visando a implementação de ações de educação ambiental através de equipes itinerantes para capacitação, difusão tecnológica e mobilização sociocultural. O trabalho está sendo desenvolvido nos 11 municípios do Caparaó (Alegre, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire, São José do Calçado).
 
Dentre as ações previstas estão o levantamento de demandas através de metodologias participativas e a composição de equipes de trabalho específicas para atendimento das mesmas por meio de visitas, oficinas, palestras, seminários e minicursos.
 
O eixo norteador das ações é o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais atendidas, através da identidade sócio ambiental, da percepção e da ampla discussão em torno dos modelos alternativos de geração de renda e acesso a difusão tecnológica, visando à construção da cidadania.
 
De acordo com a coordenadora do programa, Charlini Contarato Sebim, o trabalho abrange as comunidades rurais e as escolas municipais ou estaduais próximas as comunidades. “Temos como foco a comunidade, os agricultores e os alunos”, enfatizou.
Segundo Charlini, a visita da equipe responsável pelo Programa no Distrito de São Miguel do Caparaó serviu para a equipe conhecer a comunidade e suas demandas. “Viemos apresentar o Programa e ao mesmo tempo ouvir o que a comunidade pretende na área de educação ambiental”, explicou.
 
O engenheiro agrônomo e também integrante da equipe responsável pelo programa, Marcos Antônio Satler, disse que o trabalho propõe uma ação para a comunidade e outra para os agricultores. “Nossa intenção é que a escola esteja na comunidade acompanhando a comunidade naquilo que ela precise. A escola tem que criar um vínculo com a comunidade”, enfatizou.
Após apresentar o programa na reunião que teve a participação de professores da escola municipal local, representantes da comunidade e agricultores, os representantes do Ifes ouviram as sugestões dos participantes. Dos problemas apresentados pelos moradores, a questão do lixo é o mais grave, que precisa de solução imediata. A equipe decidiu resolver o problema da coleta e montar uma estratégia de trabalho com a comunidade. “Devemos pensar em como trabalhar o lixo e a questão da reciclagem na escola”, disse Marcos Antônio.
 
Já em relação ao trabalho voltado aos agricultores, a necessidade apresentada foi tentar trabalhar a conscientização do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e a utilização do agrotóxico nas lavouras. Segundo alguns produtores presentes, muitos agricultores fazem o manejo de forma errada.
 
Sobre a reclamação dos moradores da localidade em relação a coleta de lixo, a secretária municipal de Meio Ambiente, Josiane Amorim, disse que vai levar a reclamação ao conhecimento da Secretaria de Obras, para que as providências sejam tomadas.
 
Na mesma oportunidade, a secretária ressaltou a importância da participação das Secretarias Municipais de Agricultura, Educação e Ação Social nas próximas reuniões com a equipe do Ifes e a comunidade.
 
 
 Texto e Fotos: ASSESSORIA DE IMPRENSA OFICIAL / SERRANA FILETTI
 
 
 
Informações Adicionais
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
(28) 3553-3845
 
 
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa Oficial
(28) 3553-3344
 

Fotos

Secretaria do Meio Ambiente se une ao Ifes em prol de comunidade rural

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/secretaria-do-meio-ambiente-se-une-ao-ifes-em-prol-de-comunidade-rural-wuzia.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade