Secretaria de Saúde de Guaçuí dá início as ações do Outubro Rosa

As atividades acontecerão em todos as unidades de saúde durante todo o mês de outubro e no dia 11 acontece a Ação Rosa no centro de Guaçuí

Por Comunicação Guaçuí, fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 02/10/2018 às 10:21  •  atualizado há 2 dias

O câncer de mama, quando é detectado precocemente, tem praticamente 90% de chance de cura. Por isso, é muito importante fazer os exames preventivos. E, como outubro é o mês da campanha de prevenção contra este tipo de câncer, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Saúde da Mulher (que atualmente está funcionando em todas as Unidades de Saúde) e NASF/AB, deu início as ações dentro do movimento Outubro Rosa, durante todo este mês.

As atividades começaram na manhã desta terça-feira (02) e seguem até o dia 30, com a realização de atividades que vão desde a coleta de preventivos até a chamada “Ação Rosa” que acontecerá em praça pública, além de palestras. Estas ações serão coordenadas por profissionais do setor e também oferecerão diversos serviços para as mulheres do município.

No dia 11 de outubro acontecerá a “Ação Rosa”, que será realizada na Praça João Acacinho e irá oferecer agendamento de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos e para coleta de exames preventivos, além de avaliação nutricional, aferição de pressão arterial e realização de teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids, feito pela Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA).

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, para a realização do exame de mamografia, é preciso levar a cópia do Cartão Nacional do SUS, Carteira de Identidade (RG) ou Carteira de Trabalho, CPF e comprovante de residência. Durante todo o mês de outubro, serão disponibilizadas 200 mamografias para mulheres entre 50 a 69 anos de idade.

02/10/18 – ABERTURA NA POLICLÍNICA

8h - Abertura Outubro Rosa - O que é o Outubro Rosa – Enfermeira Regiane

8h30 - Orientações sobre a importância no auto exame das mamas – Dr. Elaine

9h - Direitos sociais conferidos aos pacientes com câncer de mama- Psicóloga Letícia Ola (NASF AB)

13h - Orientações sobre a importância no auto exame das mamas – Dr Andressa

03/10 – UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NINA LÚCIA CRISTIANNO

ESF PADRE GALENO + ESF DR ILO

8h - Orientações sobre a importância no auto exame das mamas – Enfª Juliana e Enfº Gilberto.

8h30 – Suporte psicológico para o diagnóstico do câncer - Psicóloga Letícia Ola (NASF).

9h - Violência doméstica e direitos sociais conferidos aos pacientes com câncer de mama - Assistente Social Yasmin (NASF).

03/10 – BAIRRO HORTO FLORESTAL

13h - Orientações sobre a importância no auto exame das mamas – Enfª Leidiane e Enfª Regiane.

13h30 – Suporte psicológico para o diagnóstico do câncer . Psicóloga Letícia Ola (NASF).

14h - Violência doméstica e direitos sociais conferidos aos pacientes com câncer de mama - Assistente Social Yasmin (NASF).

DST – Testagem para diagnóstico de sífilis.

04/10 – ESF ANTÔNIO DUTRA – DISTRITO DE SÃO TIAGO

08h - Orientações sobre a importância no auto exame das mamas – EnfºJosé Roberto e Enfª Regiane.

08h30 - Suporte psicológico para o diagnóstico do câncer - Psicóloga Letícia Ola (NASF).

Coleta de Preventivo e agendamento de mamografias .

09/10 – ESF ANTÔNIO DE OLIVEIRA CATATAU – BAIRRO BALANÇA

13h - Orientações sobre a importância no auto exame das mamas - Enfª Leidiane e Enfª Regiane.

13h30 - Suporte psicológico para o diagnóstico do câncer - Psicóloga Letícia Ola (NASF).

10/10 – ESF JOSÉ THEODORO – BAIRRO VALE DO SOL

8h - Orientações sobre a importância no auto exame das mamas – Enfª Ellen e Enfª Regiane.

11/10 – DIA D – AÇÃO ROSA –PRAÇA JOÃO ACACINHO

8h – CAMINHADA SAINDO ENFRENTE A PREFEITURA COM TODAS UNIDADES DE SAÚDE

13h às 16h – AGENDAMENTO DE MAMOGRAFIAS E PREVENTIVOS – AFERIÇÃO DE PA – AVALIÇÃO NUTRICIONAL COM DISTRIBUIÇÃO DE KITS (TESTAGEM DE SIFILIS).

16/10 – ESF JOÃO POLIDO – DISTRITO DE SÃO PEDRO DE RATES

08h - Orientações sobre a importância no auto exame das mamas – Enfª Sabrina Enfª Regiane

17/10 – ESF PEDRO VIEIRA NETO – BAIRRO MANOEL MONTEIRO TORRES

08h - Orientações sobre a importância no auto exame das mamas – Enfª Sabrina