Prefeitura

Sebrae ES lança Plano Estratégico do Programa Líder em Guaçuí

Com a presença da vice-governadora e várias autoridades da região, a cerimônia de entrega do plano aconteceu na noite desta terça-feira (3)

1.502

Por Comunicação Guaçuí , fonte Prefeitura de Guaçuí
Publicado em 04/12/2019 às 11:46  •  atualizado há 15 horas

O Sebrae ES, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Caparaó e com o apoio da Prefeitura de Guaçuí, realizou o lançamento do Projeto de Desenvolvimento Regional do Caparaó Capixaba, dentro do Programa Líder (Liderança para o desenvolvimento regional). A cerimônia aconteceu na noite desta terça-feira (3), no Teatro Municipal Fernando Torres, com a presença da vice-governadora Jaqueline Moraes, da prefeita de Guaçuí, Vera Costa, demais prefeitos da região e autoridades, além de representantes do Sebrae, secretarias estaduais e pessoas que participaram do programa.

Durante a solenidade, depois da recepção aos convidados, em especial à vice-governadora, que contou com a apresentação da Orquestra O Som das Águas do Caparaó, de Irupi, e da exposição de produtos da região, no hall de entrada do teatro, foi feito um breve relato sobre o andamento do programa que teve muitas reuniões realizadas em Guaçuí e demais municípios. Depois foi apresentado um vídeo com a participação dos facilitadores de cada município – entre estes o controlador geral do município de Guaçuí, Weriton Soroldoni –, além da entrega oficial do projeto e a assinatura do protocolo de intenções pelos prefeitos.

O evento contou ainda com uma palestra do prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, que falou sobre ações em sua administração para recuperar seu município diante do fechamento da Usina da Samarco. E foi encerrado com a execução da música “Cordilheira”, de Marcos “Tuim” Sathler, um dos facilitadores do Programa Líder, com tudo terminando com o que é chamado, dentro do projeto, de “Abraço Caparaó”.

Destacando que o objetivo do programa é mobilizar e integrar lideranças para o planejamento estratégico regional e a gestão do desenvolvimento por meio dos pequenos negócios, o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae ES, Ivair Seghete Junior, destacou o empenho de todos os envolvidos para a concretização do projeto. “Temos que agradecer aos parceiros que fizeram disso realidade, os representantes de entidades e associações, nossos colegas e a diretoria do Sebrae, e claro, aqueles que participaram do programa”, disse. E destacou a parceria com o Conselho Regional de Desenvolvimento, num trabalho de integração com o Programa Líder e o Consórcio do Caparaó, para a realização do Projeto de Desenvolvimento. “Um projeto construído com gente daqui, discutido dentro de uma metodologia feita para a região do Caparaó”, completou.

O prefeito de Ibatiba, Luciano Salgado, que é presidente do Consórcio Caparaó, falou sobre a importância do projeto de desenvolvimento e cumprimentou a equipe do Sebrae ES “pelo trabalho brilhante e a parceria especial com a região do Caparaó”. “E também temos que ressaltar a importância da parceria do Governo do Estado que, nesta quinta-feira (5), vai dar ordem de serviço para o início da recuperação e melhorias das estradas do (programa) Caminhos do Campo, o que é muito importante para nossa região, porque infraestrutura é essencial para o turismo”, disse, ressaltando a importância da união dos municípios. “Somos fortes, porque somos 12 municípios que lutam por uma região cada vez mais forte”, complementou. Fazem parte do Consórcio Caparaó os municípios de Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

Já a prefeita Vera Costa, anfitriã do evento, lembrou que participou de alguns encontros do Programa Líder e disse que pode ver o comprometimento de todos os envolvidos. E destacando o fato do estado ter uma vice-governadora, enfatizou a importância da participação da mulher na política, o que, conforme disse, é um desafio. “Não é fácil ser mulher, mãe e assumir um cargo público, mas damos conta”, afirmou. E falando sobre o programa, destacou a importância do Sebrae ES para Guaçuí e que acredita no projeto de desenvolvimento. “Estou no meu segundo mandato e fico feliz em poder deixar um projeto, não só para Guaçuí, mas para toda a região, feito por muitas mãos, além de termos a certeza que, com isso, o Conselho Regional passa a ter um norte, uma direção a seguir”, concluiu.

A vice-governadora Jaqueline Moraes recebeu uma camisa do Programa Lider, com o lema e logomarca do “Abraço Caparaó” estampado na frente, das mãos de Ivair Seghete, e depois disse que estava muito feliz em conhecer Guaçuí, porque era sua primeira vez no município e “estou encantada com a cidade e com a recepção que tive”. Ela também afirmou que estava encantada com o programa, colocando que todos têm seus problemas e, por isso, é necessário se colocar em situação de proposição para discuti-los. “O Conselho Regional está alinhado com esse Projeto Regional, porque, quando pensamos em infraestrutura, agricultura, meio ambiente, por exemplo, temos que pensar regionalmente, discutindo o que fazer, como fazer e quando fazer”, disse. “E diante desse quadro que temos no país, com um clima de violência e discórdia, é importante que trabalhemos uma cultura de paz, porque nada vai ser resolvido com violência e o único instrumento para mudarmos e alcançarmos os objetivos é a democracia e a política”, enfatizou.

Também estavam presentes ao evento, o deputado estadual Luciano Machado e os prefeitos Reginaldo Simão (Ibitirama), José Guilherme (Alegre), Coronel Weliton (Iúna), Marquinhos Messias (Bom Jesus do Norte) e João do Carmo (Brejetuba), além dos vice-prefeitos Evandro Paulúcio (Muniz Freire) e Paulino Lourenço (Irupi). Ainda marcaram presença os vereadores de Guaçuí Marcos do Goes, Licinho e Paulinho do Vitalino, além dos secretários do município, Heliene Coelho (Planejamento), Tina Costa (Finanças) e Marcello Rodolfo (Obras), o presidente da Acisg, Fernando Rangel Pereira, e o presidente do Circuito Caparaó Capixaba, Marcelo Sanglard, entre outras autoridades, lideranças e representantes de entidades e instituições.

Informações para a imprensa

Superintendência de Imprensa Oficial

(28) 3553-1387

Marcos Freire

comunicacao@guacui.es.gov.br

www.guacui.es.gov.br

www.facebook.com.br/prefeituradeguacui

www.youtube.com/prefeituradeguacui

www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Sebrae ES lança Plano Estratégico do Programa Líder em Guaçuí

A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (3), com a presença da vice-governadora Jaqueline Moraes, da prefeita de Guaçuí, Vera Costa, demais prefeitos da região e autoridades. (Comunicação Guaçuí)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://guacui.es.gov.br/noticia/2019/12/sebrae-es-lanca-plano-estrategico-do-programa-lider-em-guacui.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade