Saúde usa fumacê em campanha contra o Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde, utilizando veículo fumacê do Estado, está percorrendo localidades de todo o município

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação Semsa)
Publicado em 19/12/2017 às 15:59  •  atualizado há 13 horas

O carro fumacê voltou a percorrer as ruas de Guaçuí, com o objetivo de combatero Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio de seu Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), está utilizando um veículo disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), está em Guaçuí desde segunda-feira (18) para realizar o serviço que faz parte da campanha de prevenção, principalmente, depois das chuvas que se intensificaram nos últimos dias e o aumento nas temperaturas, clima propício para proliferação do mosquito.

E o trabalho começou na segunda-feira mesmo, quando o fumacê fez a aplicação para combate dos mosquitos adultos no Horto Florestal, Edith Castro, Balança, Manoel Alves Siqueira, Nova Guaçuí e João Ferraz de Araújo, na parte da manhã. Já na parte da tarde de segunda, o carro percorreu as localidades de Santa Cecília, Avenida José Alexandre, Rua do Norte, Morro Antônio Martins e Meireles.

Nesta terça-feira (19), o fumacê passa pelos bairros Tancredo Neves, São Miguel e Gumercindo da Silva Glória (Lagoa), entre 4 e 8 horas da manhã. E na parte da tarde, realiza o serviço no Vale do Sol, Quincas Machado, Cid Moreira, Antônio Francisco Moreira, Tenente Arnaldo Túlio (Rua da Palha) e Vila dos Professores, no período de 18 às 22 horas. A aplicação é feita nestes horários, porque é a hora em que o mosquito da dengue sai para se alimentar e fica exposto, caso esteja presente no ambiente.

Na quarta-feira (20), o veículo estará nas localidades do Manoel Monteiro Torres, Fiat, Jurema e Cantão, no horário de 4 às 8 horas da manhã. E na quinta-feira (21), o fumacê vai percorrer as ruas do centro da cidade e dos distritos de São Tiago e São Miguel do Caparaó, também entre as 4 e 8 horas da manhã. E na parte da tarde, entre 18 e 22 horas, o fumacê estará no distrito de São Pedro de Rates.

Contudo, a Semsa destaca que o uso do fumacê serve apenas para combater o mosquito na sua fase adulta que está voando no ambiente. Dessa forma, a população precisa continuar fazendo sua parte, não deixando água acumulada em qualquer recipiente ou local (veja como se prevenir abaixo), e também jogando cloro em ralos e bueiros perto de suas residências. Além de denunciar qualquer local que apresente um possível foco.

Armadilhas

Além do trabalho de prevenção e combate, a Secretaria Municipal de Saúde, desde 5 de fevereiro deste ano, está participando do Monitoramento Integrado M.I. Aedes, do Governo Federal, quando foram instaladas armadilhas MoquiTRAP. Além de facilitar e tornar mais eficaz as atividades de monitoramento do mosquito e proporcionar melhores condições para o trabalho do agente de campo, as armadilhas visam oferecer índices de infestação durante todo o ano, com a produção de resultados semanais que são apresentados em mapas georreferenciados, fornecendo informações que servem para elaboração de ações preventivas de controle do mosquito transmissor.

Como evitar focos do mosquito

- Mantenha a caixa d’água bem fechada e coloque também uma tela no ladrão da caixa d’água.

- Mantenha bem tampados tonéis e baldes d’água.

- Lave toda semana, com escova e sabão, tonéis e outros recipientes (como vasilhas de animais domésticos) que armazenam água.

- Lave por dentro com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa.

- Remova tudo que possa impedir da água correr pelas calhas dos telhados.

- Não deixe a água da chuva acumular sobre as lajes.

- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas.

- Se não colocar areia no pratinho dos vasos de plantas, lave-o com escova e sabão uma vez por semana.

- Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão, uma vez por semana.

- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias.

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.

-  Feche bem os sacos de lixo e deixe-os longe do alcance de animais.

-  Mantenha terrenos baldios e quintais limpos e não deixe lixo e entulhos acumulados nestas áreas.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Saúde usa fumacê em campanha contra o Aedes aegypti

O carro fumacê está percorrendo ruas e localidades de Guaçuí no combate e prevenção do mosquito da dengue.

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 3 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 16 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ DÁ INÍCIO À CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE  há 17 dias  •  Saúde

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 28 dias  •  Saúde