Saúde toma medidas para evitar aglomerações durante vacinação contra gripe

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também pede às pessoas que tomem alguns cuidados para o deslocamento desses idosos até a unidade

Por Comunicação Guaçuí, fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 22/03/2020 às 16:45  •  atualizado há 2 dias

A Campanha de Vacinação contra gripe (H1N1) começa nesta segunda-feira (23) e as doses estarão disponíveis nas unidades de saúde espalhadas pelo município. Esta primeira fase segue até o dia 15 de abril e irá atender os idosos, com 60 anos de idade ou mais, e os profissionais da saúde. Logo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pede às pessoas que tomem alguns cuidados para o deslocamento desses idosos até a unidade.

Em primeiro lugar, a Semus alerta que a pessoa com sintomas respiratórios não deve ir aos locais de vacinação, neste momento. Deve ficar em casa e respeitar o prazo de isolamento domiciliar, de 14 dias, e os idosos acamados terão atendimento domiciliar. “Então, quem tiver idosos acamados, não deve se preocupar, porque esta primeira fase vai até 15 de abril e iremos atender a todos, porque há vacina para todos”, destaca o secretário municipal de Saúde interino, Werton dos Santos Cardoso.

E falando sobre a questão de uma vacinação domiciliar em massa dos idosos, o secretário também destaca uma situação que foi levada em consideração, quando foram traçadas as estratégias. Segundo ele, na vacinação de todos os idosos em casa, além de ser mais demorada, também precisa ser considerado que esses profissionais de saúde que irão até as casas, por mais cuidados que sejam tomados, podem se tornar um fator que pode influir no isolamento domiciliar das famílias. “Então, preferimos que as pessoas se encaminhem às unidades, tomando os cuidados solicitados, mas se houver qualquer mudança de quadro no município, podemos mudar a estratégia”, conclui o secretário.

Segundo a Semus, outras medidas serão tomadas, em cada unidade, para que os idosos que comparecerem aos postos tenham o mínimo contato possível com outras pessoas

Sendo assim, segundo a Semus, outras medidas serão tomadas, em cada unidade, para que os idosos que comparecerem aos postos tenham o mínimo contato possível com outras pessoas. “São 10 equipes para realizar o atendimento e cada uma está organizando sua estratégia, utilizando espaços fora das unidades, por exemplo, locais mais espaçosos e arejados, ou fazendo uma divisão por microrregião, junto com os agentes comunitários de saúde, para que cada grupo dessa microrregião seja atendido num horário e dia”, conta o secretário.

Alterações

Werton Cardoso coloca, ainda, que essas medidas e organização serão usadas neste começo de campanha, mas dependendo da permanência ou mudança do quadro apresentado, atualmente, podem haver alterações nas ações, levando em conta que Guaçuí ainda não tem nem mesmo casos suspeitos. “Por isso, pretendemos atingir nossa meta de vacinação com rapidez, para que tenhamos pessoas circulando nas ruas o menor tempo possível, principalmente, idosos, porque não temos nem casos suspeitos, graças a Deus, e pretendemos continuar assim, o que também depende da população fazer o que está sendo determinado, mantendo o isolamento domiciliar”, afirma Werton. “E quanto mais cedo essas pessoas estiverem imunizadas contra a gripe, melhor para identificarmos qualquer caso suspeito de Covid-19”, completa.

A Secretaria de Saúde também solicita que só se dirijam às unidades de saúde, para vacinação, o idoso e alguém que precise acompanhá-lo, se necessário, não trazendo outras pessoas da família, principalmente, crianças, porque esta fase de vacinação é apenas para os idosos. “Essa organização também depende da colaboração da população e, por isso, pedimos que nos ajudem a evitar a aglomeração de pessoas e deixem as crianças em casa, na hora de trazer o idoso para vacinar, vindo junto apenas uma pessoa, sem contar aqueles considerados idosos que são totalmente independentes, não têm problemas de locomoção e conseguem ir até a unidade de saúde sozinhos”, enfatiza Werton Cardoso.

Saúde toma medidas para evitar aglomerações durante vacinação contra gripe

Medidas serão tomadas, em cada unidade, para que os idosos que comparecerem aos postos tenham o mínimo contato possível com outras pessoas. (Divulgação)

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 2 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 15 dias  •  Saúde